Porque planejar uma viagem?

Planejar uma viagem, não é estar engessado, não é controlar o destino, não é limitar as surpresas… Planejar é maximizar o aproveitamento e os investimentos. É estar preparado para adversidades e não permitir que elas estraguem seu momento. É poder se conhecer, se questionar antes para aproveitar o momento e as oportunidades…

O tempo investido em pesquisas, organizando, fazendo planilhas vai ser revestido em uma viagem muito melhor porque com planejamento, você pode:

1º — Ganhar tempo

Quando se planeja antes, você conhece as possibilidades antes, escolhe os lugares que quer ir antes e não perde o tempo durante a viagem fazendo isso. Além disso planejando antes é possível fazer atividades próximas no mesmo dia e ganhar tempo com deslocamentos.

Por exemplo: tem 3 lugares interessantes no norte da cidade e 2 no sul. Organizando um roteiro antes é melhor colocar se possível os 3 lugares no norte no mesmo dia e as duas do sul pro próximo dia. Ao invés de um dia com 1 lugar do norte e 1 lugar do sul e ter que percorrer toda a cidade dois dias. Pesquise antes o mapa da cidade, você já vai chegar familiarizado.

Pesquise sobre as hospedagens de acordo com as facilidades de acesso aos transportes; estando mais perto da estação de metrô ou ônibus se economiza muito tempo com deslocamentos também.

Pesquise a possibilidade de comprar tickets pela internet. Os lugares turísticos sempre são cheios de fila, se programar antes, possibilita aproveitar as horas que se perderia nas filas pra comprar o ticket.

2º — Prever e controlar os gastos

Quando se viaja geralmente é pra descansar e aproveitar o momento com coisas boas e alegres. Porque ter surpresas negativas com várias dívidas depois de voltar da viagem? Se programar antes significa pesquisar sobre os custos da viagem, como hospedagens, transportes, passeios, alimentação, lembrancinhas. Saber uma média de gastos e poder se preparar antes da viagem.

Além disso pode pesquisar como economizar mais naquele destino, onde fazer o passeio pagando menos, onde comer com qualidade com preço melhor. Sempre há pessoas que fizeram a viagem antes e compartilhou num blog, num canal ou em algum lugar e se pode obter várias dicas.

Prever e controlar gastos não te limita a fazer o que se quer; mas sim se preparar pra isso. E até se preparar pra alguns contratempos que pode-se ter.

3º — Se preparar melhor para imprevistos

Na minha primeira viagem internacional, eu indo pra Argentina, visualizei uma viagem no frio, que eu poderia usar botas, casacos e tudo que eu não usava morando numa cidade quente. Não pesquisei antes e levei uma mala enorme com todas as coisas acima. Pra minha surpresa, quando cheguei estava um calor insuportável de final de ano. E eu não tinha roupa pra usar.

Se planejar antes é pesquisar coisas simples como o clima, chuva; moeda local, detalhes de bagagem no voo, adaptadores de tomadas, voltagens diferentes, equipamentos extras, exigências de documentação ou benefícios. Saber se tem algum feriado na cidade no meio da sua viagem que vai “atrapalhar” o passeio planejado daquele dia porque o lugar vai estar fechado. Enfim são coisas simples que podem causar frustrações e decepções e que podem ser evitadas.

4º — Potencializar sua viagem e muitas vezes aproveita melhor

Conhecendo ao menos um pouquinho o seu próximo destino é possível tirar o máximo de proveito, saber o que comer, onde ir, como ir, melhores lugares onde ficar de acordo com o que você quer fazer ou o seu estilo de viagem. Sabendo antes é possível se programar e conhecer mais coisas, aproveitar melhor todas as possibilidades que aquele lugar te oferece.

5º — Fazer uma viagem de acordo com suas preferências, gostos e personalidade

No seu próximo destino tem um zoológico super famoso e no meio da viagem com aquele bombardeio de vendedores de passeios você acaba comprando o ticket, mesmo você não gostando tanto assim da ideia de zoológicos, porque afinal você não pode perder esse lugar turístico que todo mundo vai.

Dificilmente se consegue fazer tudo e todas as atrações disponíveis em uma viagem. Se planejando se pode analisar as possibilidades e escolher as que melhor combinam com você, as mais importantes de acordo com seus gostos e escolhas. Não sabe o que você gosta? Mais um motivo pra procurar possibilidades e começar uma lista de prioridades… Ou pior ainda, correr o risco de investir dinheiro e o precioso tempo da sua viagem com algo que não gosta como no caso do zoológico acima por achar que não tem outras opções…

6º — Começa a viajar antes de sair de casa

E por último acreditamos que programar é viver as experiências por mais tempo… Vai começar a viver a sua viagem desde quando começar olhar os vôos… Sonhar olhando fotos de outros viajantes, relatos, escolhendo a hospedagem.

Eu, particularmente, vibro de alegria em me imaginar andando pelas ruas do meu próximo destino. Meus dias e meses antes ganham muito mais ânimo pela motivação da próxima viagem. Planejar pra mim é sonhar e viver a viagem antes de começa-la…

Mesmo que seu perfil não seja planejador, vale a pena ao menos um tempinho se preparando para a sua próxima viagem… Vai valer a pena. Não sabe como é seu perfil de planejamento de viajante? Acesse nosso site e descubra agora…

Quer saber sobre os novos artigos, receber e-books e muito mais experiências e conhecimentos? Se inscreva! Clique aqui. Embarque nessa viagem com a gente que vamos viver e experimentar muito mais! Siga nosso perfil no Instagram e fique por dentro.

--

--

Juliana Freitas …………#arquitetaviajante #RTWdajuh
viajarsemcomplicacoes

Architect and urbanist traveling around the world in 2018 and sharing their perceptions, their feelings and experiences.