Embora o pior tenha passado, pandemia de covid-19 deixa sequelas psicológicas

Entre as principais estão ansiedade, depressão, stress pós-traumático e a TAG

Victor Malveira
victormalveiraportfolio
2 min readDec 11, 2022

--

Cookie Studio/Freepik

Dificuldade para sair de casa. Essa é a principal consequência que ainda permanece um pouco na vida de Roberta Correia. A jovem de 18 anos diz que por causa do longo período de isolamento social não consegue lidar com as situações fora da sua casa como antes. “Fico insegura com as coisas, tenho medos. Não consigo, por exemplo, me sentir tão à vontade com as pessoas fora de casa como antes”, comentou Roberta.

A psicóloga Mariana Oliveira lista alguns dos problemas psicológicos que surgiram durante a pandemia de covid-19. Segundo ela, a ansiedade, a depressão, o stress pós-traumático e a TAG (transtorno de ansiedade generalizada) são condições que foram desenvolvidos durante a pandemia. Mariana explica que essas condições psicológicas são consequências das consequências da pandemia, principalmente as sociais. “Primeiro precisamos matar a fome das pessoas. Como é que vamos trabalhar uma questão psicológica se a pessoa não tem o que comer dentro de casa?”, comentou Mariana.

Uma das formas que a psicóloga acha que tais questões podem ser resolvidas é o fortalecimento do SUS (Sistema Único de Saúde) pelo Estado, além de políticas públicas em outros campos sociais, o que, de acordo com ela, poderia ajudar.

Em relação a volta da socialização após o isolamento social, Mariana aponta diferenças entre municípios grandes e pequenos. “Cidades menores possibilitam que as pessoas sejam mais próximas, são mais sociáveis. Com a pandemia, essa socialização diminuiu um pouco. Não foi tão grande quanto em municípios maiores. Eles foram muito mais afetados”, disse a psicóloga.

--

--

Victor Malveira
victormalveiraportfolio

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.