Poluição sonora pode causar características ruins para a saúde

Grandes cidades são os lugares em que esse tipo de poluição mais acontece

Victor Malveira
victormalveiraportfolio
2 min readDec 11, 2022

--

Imagem: Stux/Pixabay

Vera Soares mora perto do Minhocão, o Elevado Presidente João Goulart, há muitos anos. A via liga o centro a zona oeste de São Paulo e é conhecida pelo intenso trânsito de veículos durante os dias úteis da semana. Vera conta que não sente os efeitos da poluição sonora durante o dia, pois ela fica fora a trabalho. No entanto, ela diz que quando está em casa por volta das 19h, o barulho dos carros e demais automóveis é grande.

Segundo matéria de fevereiro de 2022 do G1, o número de reclamações no portal 156 aumentou em 2021. Os bairros com mais denúncias são Sé (centro), Mooca (zona leste) e Pinheiros (zona oeste).

Vera ainda relata que conhece uma mulher que mora perto dela e trabalha durante a noite e dorme durante o dia. “Tem uma vizinha minha que precisa dormir durante o dia porque trabalha durante a noite. Ela diz que é um sufoco para ter um bom sono”, diz Vera.

A poluição sonora pode trazer elementos prejudiciais para a saúde. Os otorrinolaringologistas Vanessa e Felipe Halang explicam que o excesso de poluição sonora de forma constante pode causar perda da audição induzida pelo ruido e zumbido. Ambos indicam isolar as moradias com materiais que absorvem ruído (janelas antirruídos).

Felipe e Vanessa apontam que pessoas que apresentam perda auditiva ou fator de risco para perda auditiva (pessoas com comorbidades como pressão alta e diabetes ou pessoas que tem pessoas na família com perda auditiva) devem evitar a poluição sonora.

--

--

Victor Malveira
victormalveiraportfolio

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.