Skatistas e ciclistas ainda enfrentam muitos problemas para circular com seus meios de transporte

A cidade de São Paulo ficou na posição 76 entre as melhores cidades para andar de bicicleta

Victor Malveira
victormalveiraportfolio
2 min readDec 9, 2022

--

Imagem: Victor Malveira

Lucimario Monteiro é ciclista há 27 anos. Ele diz que optou pelo meio de transporte pois não tinha condições de pegar outro tipo de transporte. O ciclista, que roda pela cidade de São Paulo, opina dizendo que as cidades não possuem estrutura adequada para as bicicletas e, segundo ele, essa situação vai demorar para ser resolvida. Lucimario diz que não se sente seguro andando de bicicleta pela cidade e concorda que é perigoso usar esse meio de transporte. Quando questionado se ele já sofreu algum acidente em sua bicicleta, ele diz que não. “Eu tenho muito cuidado e muita sorte”, afirmou.

A cidade de São Paulo foi a única cidade brasileira a fazer parte do Ranking Bicycle Cities Index com uma das melhores cidade para se andar de bicicleta no mundo, ficando na posição de número 76.

Embora não seja regulamentando pelo código de trânsito, o skate é usado por muitas pessoas para se deslocar pelas cidades. Ayrton Melo anda de skate a exatamente dois anos. Ele conta que usa o skate para se desligar dos problemas do mundo e de casa. “O skate me deixa muito mais feliz”, contou o skatista.

Assim como para as bicicletas, os skates também não possuem uma boa estrutura urbana para circular. Morando em Guarulhos, Ayrton define as ruas da cidade como “só Jesus na causa”.

Embora ele diga que se sente seguro, Ayrton conta que ele e outros colegas skatistas já sofreram quedas, mas que não chegam a ser acidentes. Para ele existe muita gente que não respeita quem anda de skate no trânsito.

--

--

Victor Malveira
victormalveiraportfolio

Um quase jornalista que tenta ser cinéfilo. O objetivo aqui é escrever resenhas de filmes, séries e de outras coisas aleatórias. Amante de futebol.