Todo mundo tem um “quê” de autodidata

Camila Carvalho
4 min readJan 4, 2019

--

Se você é da minha época (em um passado não tão distante assim), você viveu em um tempo em que era comum ir a uma banca de jornais e comprar uma revista de cifras. Pra quem não está familiarizado, nestas revistas continham um passo a passo de como aprender a tocar violão, além de orientações específicas sobre como tocar diversas músicas que estavam bombando nas rádios.

Eu mesma ficava horas por dia, passando página por página, música por música, tentando lembrar que “casa” do violão deveria apertar para o som sair correto. Não existia prazer maior do que poder tocar aquela música que estava na novela para sua família, logo após o jantar. Quando eu penso em aprendizado autodidata, essa é a primeira coisa que me vem à mente. Em uma época sem internet “à vontade”, sem aplicativos que praticamente “tocam o violão para você”, a gente aprendia a “se virar” para aprender algo que queríamos muito.

Todo mundo tem um “quê” de autodidata! Às vezes a gente não para pra pensar, mas pensa na quantidade de coisas, no decorrer das nossas vidas, quem aprendemos por conta própria? Essas habilidades de auto-desenvolvimento são, e serão cada vez mais, essenciais, especialmente no que se diz respeito ao Futuro do Trabalho.

Em Janeiro de 2018, o Fórum Econômico Mundial lançou o relatório A Future of Jobs for All, no qual discorre de forma interessante sobre consequências das mudanças tecnológicas que já chegaram ao mercado, e que tendem a crescer. Ao ler este report, foi a primeira vez que tive contato com a expressão “Reskilling Revolution”, o que ao “pé-da-letra” pode ser traduzido como “A Revolução de Reaprender”.

Essa Revolução representa a necessidade de adotarmos uma forma de pensar chamada life-long learning (ou seja, continuar aprendendo para sempre), para que possamos estar constantemente prontos para a disrupção tecnológica que ainda está por vir. Para Cecile Alper-Leroux, do TLNT, “a natureza da força de trabalho moderna está mudando à medida que a Inteligência Artificial (AI) e a automação se tornam mais avançados”. Ao invés de temer a perda de postos de trabalho devido à evolução tecnológica, podemos adotar uma forma de pensar em que através da aprendizagem, nos adaptamos a esse cenário. Para a autora citada, haverão na verdade mais oportunidades de um “trabalho significativo”, acompanhando o reskilling que diminui a nossa participação em atividades operacionais e repetitivas.

O Futuro do Trabalho não precisa ser assustador nem complicado! Nós precisamos continuar aprendendo, de forma rápida, barata e escalável, desenvolvendo novas habilidades que nos serão exigidas. Só que é nítido que não podemos esperar que apenas através do tradicional (e conservador) Modelo Educacional Brasileiro vamos conseguir adquirir conhecimentos novos. Lembra o que eu falei sobre cifras de violão? Pois bem, chegou a hora de aproveitar que a tecnologia é acessível, e vem pra facilitar. Hoje, por exemplo, podemos aprender a tocar violão utilizando ferramentas como Youtube e Cifraclub. Seguindo nesta mesma analogia, sinto que as nossas possibilidades de aprendizado através da Tecnologia, e até da Educação à Distância (EaD), são subestimadas.

Pare para pensar: qual a primeira coisa que vem à sua mente quando você pensa em EaD?

Se a sua resposta foi aquela disciplina optativa extremamente tediosa que fez na faculdade apenas para cumprir com os créditos para se formar, eu tenho uma notícia para você: você está desatualizado!

Hoje temos aplicativos para praticamente tudo, sites e blogs extremamente didáticos e gratuitos. Bom, se você está aqui lendo este post, é porque entende que existe a oportunidade de aprender, certo? É este mindset que eu te sugiro adotar, a partir deste momento :)

Estas são algumas plataformas que, de forma acessível (e até mesmo gratuita), você pode adquirir cursos nas mais diversas áreas e temas:

  • Universidade Rock Content: plataforma de cursos relacionados a Produção de Conteúdo e Marketing
  • Descola: escola de inovação online
  • Udemy: conecta alunos do mundo todo aos melhores instrutores das mais variadas atuações
  • Udacity: cursos com foco em Tecnologia e Negócios
  • Duolingo: plataforma de ensino de idiomas
  • Coursera: plataforma de cursos online que tem parceria com grandes universidades
  • Masterclass: cursos com grandes referências em diversas áreas de atuação
  • RD University: prepara as pessoas para trabalhar com o novo mercado digital

Se preparar para o futuro não precisa ser caro e desgastante! Pode apostar que as empresas já sabem disso, e trabalharão “dia e noite” para preparar seus funcionários para trabalhar em harmonia, lado a lado com a tecnologia. Mas você não precisa esperar por isso! Aprender por conta própria, sendo autodidata, pode ser uma ótima forma de sair da sua zona de conforto. Imagina que legal vai ser olhar para trás, daqui a algum tempo, e se sentir grato por ter começado hoje!

--

--