Medo: O pior companheiro do sucesso


If you prefer to read in english, check out the english version of this post.


O conceito original de medo é uma resposta emocional para uma possibilidade real de perigo, dor e ameaça. Pelo menos é assim que funciona no mundo animal.

No nosso mundo, o medo é quase sempre relacionado a uma possibilidade de perigo. Um dos nossos maiores erros é sentir medo por coisas comuns.

A sensação constante de medo por problemas diários é uma receita para desastre.

Pode-se dizer isso porque o medo é capaz de nos mudar fisiologicamente. Quando estamos em perigo, o nosso corpo aumenta nossa capacidade muscular e nossa força em questão de segundos — momento conhecido como “bater-ou-correr”.

Imagine experienciar esse fenômeno regularmente. Sua energia será drenada e causará estresse, danificando seu sistema nervoso inteiro.

A melhor maneira de fazer um bom trabalho é manter sua mente “em boa forma”. Já que seu corpo é a “máquina” que você usa para trabalhar e uma máquina quebrada não é muito útil.

Nosso medo diário: Comprometimento

Não há barreira maior do que se comprometer a iniciar seu próprio negócio e fazer o seu trabalho diariamente. É comum pensar em desculpas ou problemas para se comprometer como:

  • O meu trabalho é de fato relevante para alguém?
  • O que as pessoas vão pensar?
  • Como vão reagir?
  • Como é que eu vou achar clientes?
  • Eu vou perder o foco?
Eu não queria dizer isso mas sua mente é preguiçosa.

Ela irá te enganar e te fazer pensar que falhar é algo tão ruim que você vai querer evitar isso a todo custo. Na maioria dos casos você não vai nem começar o que pretendia apenas para evitar o fracasso.

Sim, eu sei que você está pensando “Isso é o que eu faço todo dia!”. Eu mesmo fiz isso durante anos da minha vida e posso garantir: Sempre existe uma saída.

Superando um velho medo: Fracasso

Você já notou que o fracasso é um dos sentimentos mais comuns na sua vida?

Não quero ser radical mas você começou como um bebê, sem conhecimento algum, e teve que aprender tudo até agora. Todos nós tivemos que experimentar o fracasso durante anos, escondido em nomes mais corriqueiros e em processos de educação.

A maior diferença é: A sociedade criou a ideia de que toda ação que você toma na vida adulta é definitiva. E não é bem assim. Ainda temos muitos anos pela frente e podemos nos dar o direito de falhar algumas vezes. Apenas precisamos nos reerguer após cada erro e manter nosso foco.

Utilizando o mundo das startups como exemplo, os empreendedores vêem o fracasso como algo bom. É algo tão importante que pode até lhe ajudar a conseguir um emprego ou investimento. Uma pessoa que falha ganha a experiência de como funciona o mundo real dos empreendimentos e está mais preparada para ter sucesso.

Sucesso sem erros é sorte. Por outro lado, o fracasso te ensina a como ter êxito

Porém não é tão fácil assim. Você irá precisar de coragem e foco para manter seus objetivos sem sair de linha.

A melhor solução para o medo: Coragem.

O medo do fracasso é algo que impede a maioria das pessoas de começar qualquer coisa na vida.

Coragem é um sentimento poderoso que nos faz acreditar que não temos medo.

Mesmo que nos convencemos que não estamos com medo, nós estamos. Se uma pessoa está prestes a pular de um precipício, mesmo que ela seja uma professional de base jump, ela ainda sentirá um certo frio na barriga. Sim, o sentimento de medo real. Após ela pular, a adrenalina faz com que seu corpo reaja rápido ao perigo. O medo está lá, a reação também, mas a coragem a fez superar isso.

Como é possível notar no exemplo:
Convicção(coragem) > Emoção(medo) = Energia(adrenalina)

A vida é uma questão de convicção. Se você aprender como construir e fortalecer a sua, você obterá sucesso.

MOWE quer ajudar a todos alcançarem seus objetivos e espalharem sua mensagem. Contar história é o que nos fascina e o que fazemos de melhor.

Tem uma história de superação do medo de dar o primeiro passo?
Nos conte sua história. Envie um email para hi@mowestudio.com