(“Storytelling” by Felippe Silveira)

O princípio de tudo é sempre uma boa história.

Prefer to read in english? Check out the english version of this article.


Você já viu a gente falando disso antes e isso é algo que nós realmente damos valor em nossos projetos na Mowe Studio. Aqui nós somos Designers, Animadores, Desenvolvedores, Músicos, Diretores… mas no final somos todos Storytellers. Cada design que criamos, cada trabalho feito tem um história por detrás. Acreditamos que contar histórias é o que impacta, atrai a atenção das pessoas e valoriza nosso trabalho.

As pessoas acham que possuir gráficos ultra realistas, a melhor câmera e lente do mercado, ou que gastar milhares e milhares de reais em equipamentos caros e em marketing tradicional vai trazer para elas visibilidade, mais vendas e mais fãs nas redes sociais. Elas estão enganadas!

Por exemplo, dê uma olhada em um cara chamado Casey Neistat, um FilmMaker que está fazendo um Vlog diário a mais de 130 dias até o momento. Ele tem a opção de usar as melhores câmera, luzes, estúdios e muito mais para filmar seu vlog. Ao invés disso, ele usa uma única câmera DLSR, na maioria do tempo apontada para seu rosto, e em certos momentos ele usa apenas uma dessas câmeras de bolso e até mesmo o seu celular. Seus vídeos são um pouco “tremidos”, algumas vezes ficam até fora de foco e possuem uma edição rápida (já que precisa ser editado todos os dias). Então, por que ele tem tantos fãs e centenas de milhares de visualizações no seu vlog todos os dias? Porque Casey sabe contar histórias como nenhum outro Vlogger está fazendo.

Histórias atraem mais pessoas do que mega produções.

Quantas vezes você assistiu a um filme de Hollywood no qual você não tenha gostado? Mesmo com toda a grande fotografia, iluminação, efeito especial, produção, etc. Ao mesmo tempo, você amou aquele vídeo do Youtube, filmado no celular com a câmera tremendo o tempo todo, não é verdade? Isso acontece porque um deles está focado apenas no aspecto visual, enquanto o outro está focado na história.

Uma longa história não significa uma boa história.

Como Storytellers, precisamos ter a habilidade de apresentar algo no menor quantidade de tempo possível. Colocar uma grande quantidade de conteúdo e criar um roteiro grande e massivo para algum vídeo ou animação é a parte mais fácil, qualquer um pode fazer isso. Entender como remover coisas, como conectar uma sequência a outra, como fazer com que tudo flua em uma mesma direção e não sobrecarregar o público com contexto “pesado”, são as principais habilidades de Storytellers. De volta à comparação entre o filme de Hollywood — Youtube, podemos perceber que um deles é grande, basicamente uma hora e meia de filme, enquanto o outro pode ser facilmente menor do que 3 minutos.

Editando uma história, o que se tira é mais importante do que se coloca.

Mas, e se for possível juntar uma boa história, como uma alta qualidade em design, animação e produção de vídeo? Bem, você simplesmente chegará à uma Obra-Prima! De volta à Casey Neistat, ele possui uma grande quantidade de excelentes filmes altamente produzidos em sua carreira. Seu sucesso neste área se deu à maneira como ele conta uma história. O que ele faz hoje em dia é transcrever essa habilidade de contar histórias para algo diário.

Ideias diferente do “habitual” é bastante comum entre Storytellers. Esta são as histórias que se destacam. Fazer o que os outros estão fazendo, ou seguindo algum padrão ou “regra”, vai apenas fazer com que você fique no mesmo patamar que os outros. Quando se está dirigindo sua empresa ou negócio, você precisa ser diferente, ser conhecido e construir um público fiel. Não existe nenhuma maneira de fazer isso sendo o “mesmo” que todo mundo. Você precisa investir em uma boa história, ela pode ser um vídeo, uma animação, um poster… um monte de coisas. Investir bem e acreditar no trabalho do Storyteller é essencial para elevar sua empresa para o próximo nível.

Na Mowe Studio, nós focamos em storytelling. Sabemos o quão difícil é desenvolver uma boa experiência e isso é o que buscamos alcançar em cada projeto que entramos. O resultado é uma grande experiência para o público de nossos clientes, combinando boas histórias com um belo design e animações flúidas.


Você tem alguma dúvida sobre Storytelling ou quer ouvir mais sobre o assunto? Vamos adorar ouvir de você, envíe-nos uma mensagem para hi@mowestudio.com

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.