"Branding" by Raff Marqs

If you prefer to read in english, check out the english version of this post.


O que é uma marca?

Uma marca é um dos bens mais valiosos de uma companhia e é usado para representá-la no mercado. Ela pode variar desde produtos físicos até a experiência de um cliente com a empresa.
Há dois tipos de elementos que compõe uma marca:

  • Elementos tangíveis O produto em si; a aparência, preço, qualidade e embalagem, por exemplo.
  • Elementos intangíveis
    Tudo relacionado à experiência e o relacionamento entre o cliente e a companhia.

Neste artigo, iremos falar sobre a importância dos elementos intangíveis para sua marca.

Escolhendo um nome

Definir um nome para o seu negócio é um processo de várias incertezas e questionamentos. É possível escolher qualquer nome que você queira, mas nem todo nome vai trazer os mesmos resultados.

Listamos abaixo, alguns detalhes que merece atenção:

  • Seus clientes devem se identificar com sua marca.
    Você deve pesquisar seu público alvo, sua linguagem, estilo de vida, atividades favoritas, trabalhos e passatempos.
  • Deve ser fácil de lembrar.
    Não seria bom escolher um nome como Triploid Proserpina, por exemplo. Você até pode nomear sua marca assim, mas eu garanto que o processo de branding e divulgação será mais difícil.
  • Se você quer se expandir globalmente, a pronúncia do nome deve ser parecida na maioria das línguas, sendo o Inglês a mais importante delas. Nomes de marcas que são pronunciados de forma parecida em diversas linguas são internacionalmente mais aceitas.
  • Você deve achar um domínio de web disponível
    Não é nada bom para a companhia ter um site com um endereço(url) muito longo. Sempre procure pela disponibilidade de domínio na internet antes de escolher um nome.
  • Não esqueça da disponibilidade para perfis de mídias sociais.
    Já que estamos em 2015 — Se você está lendo este texto depois de 2015, me desculpe qualquer desatualização — mídias sociais são a nova tendência. Você precisa de presença social e é sempre bom evitar perfís com nomes diferentes em cada rede social, assim como evitar nomes secundários como: @nomedaempresa-1 ou @nomedaempresaoficial.

Encare o processo de escolha de nome como um dos mais importantes, pois você não vai querer mudá-lo depois. Ter que ensinar aos seus antigos clientes que o nome da empresa mudou vai dar bastante trabalho, e eventualmente te fará perder uma pequena porcentagem dos consumidores.

A identidade visual de uma marca é a voz da empresa ao longo do tempo, mas o nome deve ser eterno.

Identidade visual

Se você já se aventurou na Floresta Negra escolhendo um nome para sua empresa e sobreviveu, parabéns! Vamos falar sobre a identidade visual agora.

Diferentemente do nome, sua identidade visual provavelmente irá mudar ao longo dos anos. O mundo está em constante movimento e para criar um bom relacionamento com seus clientes, sua marca deve evoluir junto com eles.
Um boa exceção são as marcas com uma identidade retrô. Nesse caso apenas a comunicação que irá mudar com o tempo, e nós falaremos sobre isso mais a diante.

A identidade visual da sua marca é como seus clientes irão te perceber


Logo

A primeira coisa que vem à cabeça quando falamos do visual de uma marca é o design do logo. Eu decidi ir um pouco mais fundo nessa sessão mas eu prometo que será bom para você.

Eu ensinarei uma nomenclatura básica dos tipos de logo para que você comunique melhor com seu designer como você deseja que sua empresa seja apresentada às pessoas.

Logos podem ser classificadas como Logo Combinada ou Logotipo.

Logo Combinada


Quase toda empresa possui uma logo combinada, que é a combinação de símbolo/monogramas com um logotipo ou uma família tipográfica(tipo).

Símbolos são utilizados para representar visualmente marcas. Na maioria das vezes quando uma empresa possui uma logo composta por um símbolo e um tipo, o símbolo é como a empresa é conhecida pelo público.


Apple, Nike, Shell, WWF

Logotipos

Logos tipográficas podem ser monogramas/inicias ou palavras.

  • Monogramas/inicias são representações de letras que compõem o nome da marca de forma gráfica e iconográfica.


McDonalds, Chanel, CNN, GE e Volkswagen
  • Palavras são representações visuais de palavras, com tipos customizados. Uma família tipográfica pode ser modificada para tal uso ou pode ser criada uma representação customizada através de caligrafia ou lettering.

Tipografia x Família tipográfica x Fonte x Lettering

Tipografia é a técnica de organizar o texto para fazer com que a escrita fique legível e atraente. Isso consiste de selecionar famílias tipográficas, tamanhos, comprimento da linha, espaçamento de entre-linha (leading), espaçamento da linha (tracking), e ajuste do espaço entre duas letras (kerning).


Família tipográfica é 0 conjunto de uma ou mais fontes em que cada uma é composta de glifos que compartilham características em comum.
Ex: Helvetica, Arial, Garamond, Comic Sans.

Da esquerda para direita: Comic Sans, Garamond e Arial

Fonte é um tamanho, peso e estilo particular de uma família tipográfica. Cada fonte tem um peso, estilo, condensação, largura, slant, italicisation, ornamentação, e um designer ou foundry.
Ex: Helvetica, 14pt, negrito


Lettering é o desenho e a criação de letras customizadas. Logos feitos de lettering são a combinação de letras personalizadas que criam um efeito único para a sua marca. Toda família tipográfica começa com um lettering, mas nem todo lettering é uma família tipográfica. Projetar uma boa família tipográfica pode levar de meses a anos, consumindo muito mais tempo do que um lettering. Se você contratar alguém para criar um lettering, saiba que você não poderá usar essas mesmas letras para escrever algo em seu editor de texto, por exemplo.


Espere! Já está quase acabando

Agora que você já aprendeu bastante sobre tipografia, vamos finalizar nosso papo sobre identidade visual.

Depois de ter uma logo, você deve se preocupar com o manual da marca ou guia de estilo da sua empresa. Sua marca deve ter uma diretriz, que será responsável por manter uma unidade em tudo que você criar ou compartilhar.

As cores, as formas do seu logo e a tipografia da sua marca devem ser consistentes em todos os tipos de mídia(propagandas, mídia social, site,…). O objetivo do seu branding é ter seus clientes te reconhecendo mesmo sem que eles vejam sua logo.

Um pequeno lembrete:
O design do logo e o guia de estilo/manual da marca são duas coisas diferentes.
A logo está inclusa em um projeto de branding mas o manual da marca/guia de estilo não está incluido em um projeto de Logo Design.

Afinal, o que é branding?

Branding é o processo de criar um relacionamento entre o produto e o cliente. Essa conexão emocional da marca com o seu público é o que a diferencia dos competidores, e ajuda a gerar fidelidade.

É algo tanto visual quanto comunicacional, e o maior segredo do branding pode ser achado no título deste:

Branding. Não é algo que você faz apenas uma vez, mas sim um trabalho em constante progresso.

MOWE quer ajudar todos a alcançarem seus objetivos e espalharem sua mensagem. Contar história é o que nos fascina e o que fazemos de melhor.

Tem uma dúvida sobre a identidade da empresa?
Envie um email para hi@mowestudio.com