Um caderno Tilibra, um HP sem bateria eu uma mesa das Casas Bahia

O título do faz jus ao meu primeiro dia na Vindi.

Rodrigo Dantas
Vindi
3 min readMay 10, 2019

--

[atualizado em 15/08/2022]

Recebi do nosso sócio Luiz Filipe (co-fundador) em 12 de Maio de 2013, um computador HP Vermelho (que não podia ser desligado da tomada) e uma mesa das Casas Bahia (que eu tinha ganho do NetCartas). Eu trouxe simplesmente um caderno azul e um calendário.

Só tinha eu.

Não tocava telefone e confesso que não sabia o que fazer. E pior ainda, tinha me arrependido bastante em vários momentos de largar o Itau, que fiz carreira e saí como executivo.

Alguns de vocês conhece a maioria das histórias de lá para cá, mas aqui vai um relato prático de quanta sorte que tive e quantas vezes fui incentivado pelas pessoas a seguir em frente.

Essa é uma história prática de pessoas:

  • Informei minha família que iria pedir demissão do banco e montar uma empresa de tecnologia comendo pizza. Desde esse dia, minha família sabe o quão duro é empreender;
  • Uma semana antes de sair, conversei pessoalmente com o Roberto Setúbal, presidente do Banco e contei para ele pessoalmente os problemas do banco – num papo bem reto;
  • A Vindi começou com 200 mil e fiquei um bom tempo sem nenhum dinheiro até começar a faturar;
  • O primeiro cliente da Vindi (Team Brazil) está com a gente até hoje. Já viraram amigos, parceiros, irmãos;
  • Eu e o Wagner (CTO da Vindi), tivemos que dormir num motel muito barato (R$49 a noite) durante um carnaval, para participar de uma feira que não fazia sentido;
  • Tive que tomar duras decisões, inclusive demitir sócios que estavam muito desalinhados com nossos sonhos e objetivos;
  • O Reginaldo, o CFO da empresa, era meu chefe no Itau, antes de vir para trabalhar com a gente;
  • Lá em 2014 duas empresas grande fecharam portas na minha cara, essas duas, tentaram adquirir a Vindi duas vezes;
  • No primeiro ano de empresa (2013) processamos R$20 mil reais em pagamentos. Vamos processar R$3 bilhões esse ano;
  • Antes de receber reconhecimento de McKinsey, Itau e etc, a gente ficava feliz com ter uma simples marcação no Facebook;
  • Eu tive a oportunidade de conversar com um presidente da república por conta da Vindi;
  • Escrevi dois livros;
  • 2 empresas tentaram tirar o nome “Vindi” da gente e como se diz no bairro onde nasci, “tenta a sorte, irmão”;
  • Os 3 primeiros colaboradores da Vindi ficaram até o final de 2018, um deles ainda está com a gente;
  • Demorei 20 horas em média, entre reuniões, discussões e mensagens, para convencer meus sócios a virem comigo, empreender;
  • Encontrei pelo caminho, pessoas que me ensinaram demais, tenho convicção que poderia tirar qq empresa do zero novamente, por esses ensinamentos.

Gastei bastante saliva, sangue e suor, para ter a certeza que na maioria das vezes, foram com as pessoas certas.

Hoje não tenho mais aquele HP (deus me livre), aquela mesa e o caderno azul. Mas tenho um exército de gente foda que ainda continua me ensinando dia a dia e que podem facilmente tocar esse empresa fantástica pela frente.

Atualmente a Vindi tem mais de 350 colaboradores e é uma plataforma completa com formas de recebimento para e-commerces, mundo físico (POS), marketplace (split de pagamento), recorrência e billing.

Obrigado e aqui está a foto da mesa, nunca divulgada antes.

--

--