Vindi

Por que escolhemos esse nome.

Rodrigo Dantas
Vindi
3 min readDec 2, 2019

--

Em 2012, eu e o Luiz Filipe, co-fundador da Vindi, decidimos criar uma empresa. A primeira ideia era montar um negócio que fizesse checkout inteligente no varejo, usando redes sociais. Algo como o 4Square + Paypal na mesma solução. O apelido que a gente tinha dado para o projeto era iGet. Ainda bem que a gente não levou para frente…

Depois das primeiras conversas, desistimos do modelo e tivemos uma ideia de olhar o modelo de business-to-business (B2B). Vender para empresas.

A 2ª ideia passava por um planejamento simples em ser um negócio de meios de pagamento para empresas de serviço. Isso iria juntar meu conhecimento e histórico, a frente de 8 anos como executivo do Itau e da experiência dele, em gerenciar um negócio de assinaturas, que têm uma complexidade grande em receber pagamentos.

Era uma ideia boa, aparentemente.

Gênesis

Naquele ano, a gente havia discutido que a empresa nasceria com o propósito de atender negócios com modelos recorrentes na receita. Depois de um exercício simples em tentar encontrar uma conexão de um nome, com o termo “venda”, fomos num quadro branco na parede e começamos a rabiscar e criar variações do termo, conforme a seguir:

  • “Venda”;
  • “Veenda”
  • “Vennda”
  • “Veend”
  • “Veendy…
  • “Vind”
  • “Vindi” <- aqui aconteceu a eureka
Primeira tentativa de logo 2012. Feito por esse designer ridículo que vos escreve.

Sem muita inspiração astrológica, a gente correu para ver se o nome “vindi” tinha sido registrado nas redes sociais, INPI, no registro.br e afins. Achamos rapidamente todas as urls disponíveis e isso virou o nome da nossa empresa que está prestes a completar 7 anos.

Segundo logo da Vindi (nem chegaram a ser publicados).

Com um exercício simples, a gente escolheu um nome forte, simples de pronunciar e com a força na sonoridade que a gente precisava.

Vim, vi e venci…Vindi.

Sem querer, ainda fomos surpreendidos por associações positivas com citações como “veni vidi vici” (vim, vi e venci), frase em latim supostamente proferida pelo general romano Júlio César, 47 a.C, que ficou famosa pós vitória de uma longa guerra.

Logo oficial da Vindi.

A citação do general também foi homenageada em eventos de tecnologia. A Apple por exemplo, fez uma camiseta em um das suas conferências com o dizer: “Veni. Vidi. Codi. — “Vim. Vi. Codifiquei.”

Resolvi escrever esse post, pois sempre tive que explicar o porquê do nome e qual foi a inspiração dele.

ps: tentaram tomar o nome da nossa empresa por duas vezes, mas pelo fato da gente ter registrado site, redes sociais ainda em 2012, a marca Vindi foi concedida para a gente, porque registramos a conta no Twitter, Facebook e site depois daquele exercício do nome que eu e o Luiz fizemos.

--

--