Vindi Talks #7 — Data Driven Marketing: Como vender mais usando dados

Daniel Silvestre
Vindi
Published in
3 min readDec 26, 2019
#VindiTalks

No dia 17/12 aconteceu o último Vindi Talks do ano de 2019! E que jornada tivemos até aqui, foram 7 edições no primeiro ano da comunidade. Também foi muito especial por voltarmos ao Google Campus, que nos recebeu mais uma vez de portas abertas e com uma ótima estrutura.

Como sempre, a proposta do Vindi Talks é levar conteúdo de tecnologia de maneira fácil para todos. Organizado pela Vindi, (http://vindi.com.br), profissionais de tecnologia, produtos, design, marketing e vendas se reúnem mensalmente para discutir os rumos da tecnologia do país.

Nesta edição tivemos “Data Driven Marketing” como tema principal, em um painel mediado por mim e contando com convidados de peso num bate papo muito massa. Se liga nas “feras” que deram um show:

Ana Helena Szasz — Head of E-commerce — Ebit/Nielsen

Jordão Bevilaqua — Head of Global Growth — VTEX SMB

Murilo Marques — Growth Marketing — Loft

Thiago Oliveira — Growth Marketing Manager — Loggi

E o que rolou por lá?

Bom, o evento foi sobre Marketing orientado a dados, mas poderia muito bem ser chamado de Growth Marketing. Debatemos sobre as principais diferenças entre o Marketing Tradicional e o Growth Marketing. Acabamos chegando à conclusão de que o que muda na verdade é o mindset. Quando falamos de Growth, não necessariamente falamos só de Marketing, esse pensamento pode ser aplicado inclusive em outras áreas que não só de aquisição. Growth deveria estar no vocabulário de quem quer ter um crescimento exponencial.

Um dos principais desafios que observamos nas empresas, está muito relacionado à cultura de dados. Será que todos enxergam o valor na tomada de decisões baseada em dados? Vimos que é muito trabalhoso aculturar as pessoas no uso dos dados para a tomada de decisões mais assertivas.

Saber fazer as perguntas certas também é um grande desafio e, para isso, é preciso mudar completamente o mindset para resultados e não apenas para entrega. É daí que devem nascer as hipóteses do que precisa ser feito para atingir os objetivos da empresa. Sabemos que tudo que é mensurável pode melhorar, logo podemos criar métricas que devem ser acompanhadas constantemente indicando se estamos no caminho certo ou não.

Um framework foi muito mencionado, o OKR. Vimos que o mesmo pode ajudar muito para colocar todos na mesma página e dar direcionamento para as ações. Os times não deveriam estar fazendo nada que não mude diretamente um resultado chave dos objetivos estabelecidos.

Aprendemos que Marketing não é apenas branding e vendas, precisamos olhar para retenção e o crescimento dos clientes que já temos. O marketing tem um papel fundamental na educação dos clientes da base das empresas, ajudando o pessoal de CS a fazer esses clientes “ramparem” e, consequentemente, aumentarem seu ticket de compra.

Por fim, vimos que não precisamos de tanta coisa assim para implementar esse mindset de Growth nos times. Muita gente acha que precisamos de super ferramentas ou uma base muito grande de dados, mas na verdade qualquer empresa consegue implementar, desde que esteja disposta a passar algumas horas analisando alguns dados no Excel. Isso já é um grande começo e pode te levar a conhecer melhor o perfil do seu cliente ideal, focando assim em investir em aquisição de clientes com um perfil mais qualificado para o negócio da empresa. Usando esses dados, também é possível descobrir quais os canais de aquisição que tem maior retorno sobre o investimento, evitando assim, gastar rios de dinheiro em canais que não trazem nenhum retorno.

Esse foi um resuminho de tudo que rolou na terça (17/12) passada, fica ligado que em 2020 voltaremos com força total, boas festas e um ótimo ano novo.

Participe do nosso grupo no Meetup https://www.meetup.com/Vindi-Talks/ pra ficar em dia com os nossos eventos!

Estamos sempre com vagas abertas! Fique sempre ligado na nossa página de carreiras http://carreiras.vindi.com.br

Vem fazer parte dessa revolução dos meios de pagamento! #vempravindi

--

--

Daniel Silvestre
Vindi
Writer for

Diretor de Marketing e Analytics na Vindi, empreendedor e apaixonado por tecnologia e comportamento humano.