A Teoria das janelas quebradas e o Marketing Digital

A teoria das janelas quebradas foi elaborada em 1982 pelos sociólogos James Q. Wilson e George Kelling. O estudo feito por eles demonstrou como uma janela quebrada em um prédio abandonado, logo se multiplicará em mais janelas quebradas, que por sua vez levará a pichações, depois a assaltos, roubos e outros crimes.

Mas qual a relação dessa teoria com o Marketing Digital?

Um grande desafio de empresas que começam a investir em Marketing Digital é saber exatamente como iniciar este processo. Elas olham para empresas bem sucedidas e já se imaginam naquele estágio, contratando ferramentas e mais ferramentas e investindo toda a sua verba para tentar começar de forma mais acelerada. E não se preocupe, passei por isso também.

A verdade é que por causa dessa decisão, em um determinado momento tivemos que olhar para todo o projeto e impor o desafio: Fazer o básico bem feito. Ou seja, consertar qualquer janela que estava quebrada, para evitar que todo o processo fosse prejudicado.

Quando a polícia de Nova Iorque colocou como meta diminuir a criminalidade da cidade, eles começaram pelo metrô. Consertaram todos os estragos dos vagões como janelas quebradas, limparam pichações vagão por vagão e a medida que iam expandindo a sua atuação, os números de pequenos vandalismos começaram a diminuir, logo o número de roubos e assaltos a mão armada também e todos os outros índices foram impactados.

Se você já está investindo em marketing digital e sente que os resultados não estão aparecendo como deveriam. Não tente resolver o problema todo de uma vez. Comece a procurar pelas janelas quebradas, ou seja, pequenas falhas no que você está fazendo, como um e-mail marketing que pode melhorar, um anúncio que não está convertendo, uma revisão em um botão ou uma página no site que ninguém clica ou visita.

Garanta que o básico esteja sendo bem feito. Conserte as janelas, limpe os vagões. Sem dúvidas você começará a andar mais rápido e o mais importe, na direção certa.