O guia literário para o liberalismo fundamental

O mínimo que uma pessoa tem que ler para orgulhosamente se dizer um liberal.

Matheus Leone
Jul 20, 2017 · 10 min read
Bill of Rights / Reprodução

De uns anos para cá o liberalismo tomou um certo espaço no debate político brasileiro através de uma contestação da ordem ideológica que governava o país (uma espécie de social democracia marxista do PT). Há 10 anos, se dizer liberal no Brasil era até um ato de coragem, mas o declínio econômico e moral do petismo fez surgir duas ondas, de origens distintas, mas oriundas da mesma causa. O ressurgimento de uma “direita” no país veio bifurcada entre os que se dizem liberais e os que se denominam conservadores.

Há, no entanto, uma fraqueza intelectual em ambas as correntes. Já tive a oportunidade, por exemplo, de criticar a tal direita conservadora e bolsominion brasileira, alertando que ela tem muito pouco de realmente conservadora (se levarmos em conta a tradição filosófica do conservadorismo). É um conservadorismo sem orientação doutrinária do próprio conservadorismo, sendo muito mais um compilado de afirmações reacionárias sem nenhum respaldo teórico.

O mesmo ocorre com setores do dito “novo movimento liberal” brasileiro. Há, é verdade, liberais brasileiros que estão inseridos no debate político há muitos anos e se esforçaram nesse sentido para dar um norte àqueles que defendem a ideia de um Estado limitado, do respeito ao Estado de Direito, da proteção das liberdades individuais e do regime de mercado como modelo de geração de riqueza geral.

No entanto, nós que já estamos inseridos nesse debate há mais tempo temos um certo dever de garantir que o liberalismo não seja desvirtuado por aqueles que, não conhecendo a própria doutrina, dizem ser liberais. O liberalismo enquanto corrente filosófica é avesso aos achismos e à mediocridade intelectual (e aqui rendo minhas homenagens a Ortega Y Gasset).

Desta feita, liberais têm que ler! Ler muito! E a tentativa desse texto é fornecer aos interessados pelo tema uma lista de livros fundamentais para a devida compreensão do liberalismo.


Pois bem, aqui vai meu guia literário de liberalismo fundamental, com links para os livros. Vários deles podem ser encontrados online, pois são domínio público. Notem ainda que fora dessa lista há um sem-número de livros e obras relevantes. Essa lista reflete a minha visão pessoal sobre o que é fundamental.

O resumo do resumo — Uma leitura simples que faz o apanhado geral da teoria liberal. O guia de bolso de qualquer liberal que se preze.

O começo de tudo — Vamos voltar ao início, ao surgimento do pensamento liberal.

O liberalismo clássico — Locke dá início ao liberalismo como corrente política que se desdobra nos pensamentos de outros importantes autores.

As mudanças na sociedade — leituras importantes para entender como chegamos até aqui.

Liberalismo brasileiro — não é possível se dizer um liberal no Brasil lendo apenas livro de estrangeiro.


O liberalismo, ao contrário de correntes como o marxismo, é extremamente variado, havendo intensas discordâncias entre autores. O marxismo tem uma premissa básica que é a obra de Karl Marx e sobre ela toda a corrente ideológica se sustenta. Não é o caso do liberalismo, que conta com correntes mais “à esquerda” e mais “à direita”, com “progressistas” e com “conservadores”. Temos muitas correntes dentro do liberalismo, mas acredito ter formulado uma lista mínima de livros que qualquer liberal tem que ler durante a vida. Obviamente a lista é grande e alguns desses livros são extensos, mas não é possível viver a vida se dizendo liberal sem ao menos ler esses livros. O liberalismo exige de nós erudição!


Matheus Leone é cientista político e editor da Vinte&Um

Vinte&Um

Política, economia, sociedade, cultura e sexo sob a ótica do século XXI. A contemporaneidade exige uma visão moderna sobre os tópicos que movem a sociedade.

)

Matheus Leone

Written by

Cientista político (UnB), brasiliense, liberal, coordenador do Livres no DF e criador da Revista Vinte&Um

Vinte&Um

Vinte&Um

Política, economia, sociedade, cultura e sexo sob a ótica do século XXI. A contemporaneidade exige uma visão moderna sobre os tópicos que movem a sociedade.

Welcome to a place where words matter. On Medium, smart voices and original ideas take center stage - with no ads in sight. Watch
Follow all the topics you care about, and we’ll deliver the best stories for you to your homepage and inbox. Explore
Get unlimited access to the best stories on Medium — and support writers while you’re at it. Just $5/month. Upgrade