Vinteum chegou para apoiar o desenvolvimento tecnológico do Bitcoin no Brasil

Lucas Ferreira
Vinteum_org
Published in
5 min readAug 10, 2022

Estamos muito felizes em anunciar o lançamento da Vinteum, um centro de pesquisa e desenvolvimento de Bitcoin sem fins lucrativos dedicado a apoiar os desenvolvedores de Bitcoin no Brasil e em toda a América Latina. Vamos treinar e financiar desenvolvedores open source para trabalhar na tecnologia e protocolo Bitcoin e na Lightning Network. Nosso objetivo é incubar a próxima geração de builders do Bitcoin.

Protegendo o Bitcoin

Bitcoin é, é claro, muitas coisas: dinheiro resistente à censura, uma ferramenta de liberdade, um ativo de reserva de valor para o longo prazo, e muito mais. Mas é, acima de tudo, um software de código aberto e um protocolo descentralizado, sem proprietários e sem liderança.

Isto significa que não há uma equipe oficial e nenhum mecanismo nativo para financiar os desenvolvedores de Bitcoin. O Bitcoin precisa de desenvolvedores para continuar escalando, manter sua segurança, melhorar sua privacidade e aumentar sua programabilidade. É por isso que nós, como comunidade, precisamos criar várias formas de financiar os desenvolvedores para que eles possam trabalhar em tempo integral no Bitcoin, na Lightning Network ou em outros importantes projetos open source no ecossistema Bitcoin.

Durante os primeiros anos após Satoshi ter criado o Bitcoin, programadores trabalharam no protocolo gratuitamente em seu tempo livre. Atualmente, temos mais desenvolvedores em tempo integral dedicados ao Bitcoin, graças a um esforço descentralizado da comunidade e das empresas construídas sobre o Bitcoin. A fim de aumentar o valor de seus investimentos ou proteger as principais propriedades mencionadas acima, os hodlers demonstraram uma propensão para devolver ao Bitcoin.

Por que a Vinteum é necessária?

O financiamento do desenvolvimento amadureceu muito durante os últimos anos. Exchanges como Okcoin, Bitmex, Gemini, e outras apoiam financeiramente desenvolvedores open source. Além disso, empresas empregam desenvolvedores para trabalhar na infraestrutura do Bitcoin, tais como Lightning Labs, Blockstream, Acinq, e NYDIG. Por último, há contribuições e doações de fundações como Brink, OpenSats, MIT’s Digital Currency Initiative, Spiral, ₿trust, e a Human Rights Foundation.

Então, por que precisamos de outra fundação?

Em um episódio do podcast de Stephan Livera, Steve Lee da Spiral disse o seguinte:

Eu acho que o melhor caminho para o financiamento e organização do desenvolvimento open source é um modelo 10 por 10. 10 organizações de 10 pessoas, onde cada organização é independente. Financiamento independente, liderança independente… outros projetos costumam ter um modelo mais 1 por 100, onde é apenas uma entidade centralizada que tem um orçamento enorme, e eu acho que essa é a antítese do Bitcoin.

Não podíamos concordar mais.

Nenhuma entidade deve financiar sozinha o desenvolvimento do Bitcoin ou decidir quem será financiado. E acreditamos que surgirão organizações com diferentes áreas de foco e especializações.

A Vinteum se concentrará na construção e crescimento do ecossistema de desenvolvimento do Bitcoin no Brasil e na América Latina. Acreditamos que o desenvolvimento do Bitcoin precisa de diversidade. Necessitamos da contribuição de empresas de todo o mundo se quisermos construir dinheiro global.

Grande Foco em Educação

Precisamos de talento. O financiamento para o desenvolvimento do Bitcoin melhorou, mas ainda enfrentamos muitos desafios, especialmente no que diz respeito à construção de um modelo de recrutamento robusto. Por isso é importante não apenas financiar profissionais, mas também criar programas e esforços educacionais para ensinar desenvolvedores e aproximá-los do desenvolvimento do Bitcoin.

Com certeza trabalharemos e tomaremos emprestado os ensinamentos de outros programas que foram iniciados nos últimos dois anos, como Summer of Bitcoin, Qala, Torogoz e Librería de Satoshi.

A primeira coisa que faremos é adaptar o currículo do Seminário Chaincode Labs e começar turmas em português para que os desenvolvedores brasileiros possam interagir uns com os outros e aprender em grupos. Se você é um desenvolvedor interessado em aprender mais sobre como Bitcoin e Lightning funcionam, já estamos aceitando inscrições.

Temos muitos planos pela frente e muitos outros programas educacionais em andamento — fique ligado!

Quem é Vinteum

Nossos fundadores

Lucas Ferreira, nosso Diretor Executivo, tem sonhado em financiar desenvolvedores Bitcoin do Brasil nos últimos quatro anos. No início, sua ideia era organizar meetups e uma conferência para, se tudo desse certo, obter lucros suficientes para financiar um desenvolvedor Bitcoin Core. Covid arruinou seus planos em 2020, mas mais tarde percebeu que mesmo que tivesse o dinheiro, ele ainda precisaria encontrar um desenvolvedor para financiar. Foi quando ele recrutou alguns desenvolvedores brasileiros para uma versão inicial dos seminários do Chaincode Labs e a mágica aconteceu. Lucas também trabalha no Lightning Labs, em Desenvolvimento de Negócios e Construção Comunitária.

André Neves, nosso Diretor de Parcerias, é em parte um produto do modelo flywheel de empresas de R&D que financiam desenvolvedores de Bitcoin open source. No início de 2018, André foi selecionado entre 9 outros programadores para participar do primeiro programa de residência do Chaincode Labs para a Lightning Network do Bitcoin. A rede estava em sua infância e André aprendeu com aqueles desenvolvedores extremamente talentosos trabalhando na implementação do protocolo em si. Entender que a Lightning Network permitia um verdadeiro “dinheiro na internet, na velocidade da internet” era tudo que era necessário para que André desse o salto. André é o cofundador e CTO da ZEBEDEE, fintech que integra bitcoin ao mundo dos jogos e onde ele supervisiona todos os esforços de Produto e Engenharia.

Nosso primeiro grantee e Diretor de Educação

Bruno Garcia é um desenvolvedor dedicado a estudar a ampliação e a melhoria da cobertura de testes do Bitcoin Core. Além de revisar e testar PRs, ele também trabalha em melhorias para os módulos P2P, Wallet e REST API no Bitcoin Core. Anteriormente um grantee Brink, sua história com o desenvolvimento do Bitcoin está profundamente ligada à história da Vinteum. A ideia da Vinteum evoluiu a partir dos esforços colocados no onboarding do Bruno e da realização de que poderíamos trazer mais desenvolvedores brasileiros para o Bitcoin.

Como o primeiro grantee da Vinteum, Bruno não apenas estará envolvido em tempo integral com o desenvolvimento do Bitcoin, mas também vai se juntar a nós como terceiro integrante da equipe. Bruno dedicará a maior parte do tempo ao seu trabalho no Bitcoin Core, além de liderar nossos esforços educacionais e dar mentorias a próxima geração de desenvolvedores brasileiros de Bitcoin.

Nossos Apoiadores

A Vinteum é feita por bitcoiners, para bitcoiners.

Nosso trabalho não seria possível sem as generosas doações filantrópicas feitas por vários indivíduos e empresas do setor. Gostaríamos de agradecer a John Pfeffer, Wences Casares, Sebastian Serrano, Okcoin, e a Human Rights Foundation por nos permitir impulsionar ainda mais o desenvolvimento do Bitcoin na América Latina.

Se você gostaria de ajudar nossa causa, pode fazer doações através do nosso site vinteum.org/br.

Agradecimentos especiais à Casa por nos fornecer um serviço de custódia de Bitcoin de última geração e à Voltage por prover nossa infraestrutura de nodes da Lightning Network.

Qual é o próximo passo?

Fique atento às atualizações da equipe Vinteum em nosso Twitter e envie sua candidatura para um grant para vinteum.org.

--

--