Banco do Viralata
Quais são os próximos passos da Viralata Finance, uma não-empresa.
Durante os últimos 5 meses nós, vira-latas, viemos trabalhando para facilitar a adoção de pessoas comuns a criptomoedas e ao mundo de finanças descentralizadas (DeFi).
Nós acreditamos que as finanças descentralizadas são o futuro, trazendo privacidade, acessibilidade e oportunidades financeiras para muitos. O que hoje está centralizado nas mãos dos governos e dos bancos, o DeFi permite levar para as mãos das pessoas.
Muito foi discutido sobre a abertura de uma empresa Viralata no Brasil, nos moldes de uma fintech. Isso facilitaria a agregação de serviços financeiros, como um banco, permitindo oferecer a venda direta de cripto, aceitar PIX ou cartões de crédito/débito. Porém esse movimento também colocaria a Viralata refém das regulamentações brasileiras, ainda em construção, sendo um terreno fértil para a criatividade legislativa (clássico das leis brasileiras).
Seria esse o caminho correto a seguir? O que é a Viralata Finance? Qual é a nossa verdade?
Viralata Finance é o ecossistema financeiro descentralizado do Brasil.
Abrindo uma empresa no Brasil ajudaria nisso? Isso não seria centralizar?
Os contratos inteligentes que fazem a Viralata funcionar rodam em uma rede composta por diversos nós e servidores, com diferentes mecanismos de validação. Isso nos garante uma camada extra de segurança e estabilidade nas operações.
Agora, o que garante que a futura legislação não proíba a operação de uma empresa Viralata registrada no Brasil? A insegurança jurídica que uma empresa vive no Brasil já é conhecida. Esse fator é potencializado por se tratar de um assunto novo e ainda com regulamentação em discussão.
Como garantir que uma nova lei não imponha o fim das operações da Viralata? Como garantir que desenvolvedores não sejam obrigados a parar as suas atividades sob pena de multas?
Como resolver?
Apontar problemas e reclamar da legislação brasileira é fácil. Não podemos ficar só nisso.
Para atingir a adoção, precisamos de uma maneira fácil para novos usuários negociarem os nossos ativos. Precisamos permitir que empresas possam liquidar seus ganhos em AURO e REAU. E, mais importante, isso não pode estar centralizado em uma única empresa.
Se voltarmos ao começo do REAU, como mais de 60 mil pessoas fizeram comprarem REAU? Elas tiveram dificuldades para comprar, seja pela Binance, ou fazendo um PIX para algum amigo, seja pela Brasil Bitcoin ou qualquer outro meio, mas no fim, compraram, certo? Nós não tínhamos um CNPJ, nem um banco e não precisamos ter.
Durante os primeiros dias do REAU as pessoas fizeram artigos, manuais, vídeos e passo a passo de como enviar PIX para a Binance, comprar BNB, criar uma carteira e enviar BNB para essa carteira.
Nós temos uma grande força motora: pessoas.
E por que não darmos esse poder as pessoas? Oferecer à elas uma possibilidade comercial, proporcionando rendimentos expressivos, passivos e de baixo risco. Oferecer aos compradores uma entrada melhor do que um serviço tradicional (centralizado, automatizado e com taxas mais altas devido as regulamentações que teríamos que nos sujeitar sendo um banco).
Banco do Viralata
Por isso, apresentamos o Banco do Viralata, uma plataforma que irá permitir que cada pessoa possa oferecer serviços financeiros, eliminando intermediários e recebendo retornos em seus investimentos.
Da mesma maneira que o Uber permitiu que cada pessoa pudesse trabalhar como motorista, assim como o Airbnb permitiu que cada pessoa pudesse virar um hotel, o Banco do Viralata irá permitir que cada pessoa se torne um banco.
O que é?
O Banco do Viralata funciona como uma plataforma de integração entre compradores e vendedores, permitindo negociar AURO de uma maneira fácil, rápida e segura.
Investidores podem se tornar pontos de venda de AURO, aceitando qualquer meio de pagamento em troca de AURO (incluindo PIX, cartão de crédito, débito, dinheiro ou qualquer outro meio de pagamento).
Os investidores serão incentivados a fornecer AURO depositando seus tokens em um contrato de custódia com um alto rendimento passivo. Os tokens depositados ficarão disponíveis para outros usuários comprarem.
Como funciona?
Para os vendedores:
Os investidores que aplicarem AURO nesse pool, terão um rendimento mais alto do que o rendimento de AURO normal, para tanto, eles precisam se tornar um ponto de venda se cadastrando e compartilhando uma forma de contato para serem acessíveis aos compradores.
Quando um comprador sinalizar a compra, os tokens depositados ficam em um contrato intermediário (travados enquanto a venda não é confirmada). O vendedor é notificado, o comprador entra em contato e efetua o pagamento.
Quando as duas partes confirmarem que o pagamento foi enviado e recebido, o AURO sai do contrato intermediário e vai para o comprador automaticamente.
O vendedor pode então reaplicar o valor recebido do comprador comprando novamente AURO.
Para os compradores:
Ao acessar a plataforma, os compradores inserem a quantidade que querem comprar e o meio de pagamento. O sistema escolhe o vendedor que irá atender a solicitação de acordo com o valor que quer comprar, horário e outros parâmetros.
O que garante a segurança do processo?
Os tokens negociados ficam em um contrato de custódia, ou seja, nem vendedor, nem comprador terão acesso enquanto a transação não for concluída. Caso haja um desacordo entre as partes os casos inicialmente serão avaliados por nós, que pediremos provas de ambas as partes em relação ao envio e recebimento do dinheiro, seja fotos, ou vídeos, até que alguma das partes aceite. Esse processo poderá ser feito de maneira descentralizada em um momento futuro.
Existe outro serviço similar a esse no mundo?
Atualmente é possível realizar operações semelhantes através do LocalBitcoins.
Próximos passos
Assim como o sucesso da ViralataSwap e do AURO, essa inovação da Viralata Finance está sendo desenvolvida e contará com rodadas piloto com a comunidade para avaliar melhorias e performance.
A medida que o desenvolvimento da plataforma e do contrato inteligente avançar, as novidades serão compartilhadas usando as redes sociais da Viralata Finance.
Faça parte da nossa comunidade e envie sugestões:
Instagram: @viralatafinance
Canal do Telegram: @viralatafinance_anuncios
Grupo do Telegram: @viralatafinance
Twitter: @viralatafinance
Facebook: br.viralata.finance
Estamos contratando!
Envie seu currículo para dev@viralata.finance
Ficou interessado é quer fazer uma parceria? É uma ONG?
Envie um e-mail para team@viralata.finance