Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
2 min readApr 12, 2017

--

Comece o semestre…

Após terminar o segundo semestre de 2016 duas semanas atrás, 2017.1 finalmente teve seu início aqui na universidade. Minhas aulas começaram hoje e, com isso, declaro oficialmente a retomada deste singelo blog.

Lecionarei duas disciplinas este semestre. Uma totalmente nova. A outra, nem tanto — mas sua estrutura foi reformulada. Para elaborar os programas, recebi dicas e materiais de quem ministrou o curso anteriormente. Reli alguns textos de renomados professores, sobre essas disciplinas ou outros tópicos relacionados a ensino. Tenho um livro só sobre isso, o International Handbook on Teaching and Learning Economics, que comprei assim que passei no concurso. Conversar com quem já tem experiência nessas disciplinas (ou ler seus relatos) foi muito proveitoso.

Tentei incorporar uma dica ou outra. Pela primeira vez, elaborei um cronograma mais detalhado, com os principais tópicos de cada aula e as seções correspondentes no livro-texto. Como aluna, sempre achei ótimo quando os professores faziam isso, mas foi difícil, especialmente para a disciplina nova… Espero que valha a pena o esforço e que eu não precise alterar tanto o cronograma com imprevistos (ou erros de cálculo) ao longo do semestre.

Não apliquei nenhum questionário para conhecer a turma dessa vez. Só apresentei o programa e a introdução ao curso. E, claro, as regras do jogo foram estabelecidas e acordadas por quem estava na aula. O único item “pendente” foi a definição do horário de atendimento. Isso ocorrerá após preencimento de um formulário-Google pela turma, escolhendo horários disponíveis (vi essa dica em algum lugar, mas não lembro onde).

Estou ainda pensando em como inserir atividades para estimular a leitura do livro pelos alunos. Ficar só nas aulas nunca é suficiente. E a tendência natural é deixar para estudar uma semana antes da prova, quando fica impossível ler todas as páginas com o conteúdo do curso. Been there, done that! Queria incluir algo para fazê-los ler e estudar aos poucos, conforme andamento das aulas. Mas não pode ser algo que me tome muito tempo, porque ainda tenho um doutorado para terminar.

Pensei num relatório de leitura, com algum resumo/fichamento/glossário/esquema de 1 página. Algo totalmente livre, para estimular uma leitura de reconhecimento, pelo menos. Mas estou me questionando se funciona, ou como fazer funcionar… aceito sugestões. Alguma ideia? Alguma experiência para compartilhar?

=)

--

--