confrontar sonhos com realidade durante a aprendizagem

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
2 min readJun 18, 2015

Dizem que você não consegue ser uma bailarina profissional se começar tarde. Você pode dançar. Mas ser profissional na área é bastante improvável. O corpo não suporta tanto. As longas horas de estudo e dedicação não são mais tão disponíveis. O talento demora anos para ser lapidado.

ballet2

Quero acreditar que com o ensino acadêmico seja um pouco diferente. Muitos estudantes chegam à universidade com graves deficiências no aprendizado. Isso compromete a continuidade de seus estudos. Desmotiva e favorece desistências. E quanto mais o tempo passa, pior fica. A menos que algo seja feito, o atraso, comparado à média da turma, vai se tornando cada vez mais evidente. Mais limitante e intransponível.

Existem algumas formas de lidar com isso. Duas merecem destaque: o aluno é reprovado várias vezes nas mesmas disciplinas e o aluno é aprovado sem ter atingido os critérios mínimos, por alguma falha no sistema avaliativo. Qualquer caso desses pode ser catastrófico para o aluno. Eventualmente, um grande potencial é desperdiçado no primeiro caso, ou um aluno medíocre recebe um diploma, no segundo, mas não consegue os bons empregos que desejava.

Alguns clamam que isso não deveria ser responsabilidade do professor ou da instituição de ensino. Outros defendem sistemas com tutorias e aconselhamentos para os alunos com mais dificuldade, seja ela causada por dificuldades de aprendizagem ou por falta de conhecimentos prévios. Qualquer que seja o caso, nós, professores, podemos ao menos incentivá-los a correrem atrás do prejuízo. A procurarem aulas particulares, estudarem em grupo, ou mesmo cursarem menos disciplinas, para poderem se dedicar e estudar melhor.

Dizem que você não consegue aprender algumas coisas se você começar tarde. A profundidade/dificuldade do conteúdo é muito grande e o assunto exige muitos conhecimentos prévios. Os tópicos se acumulam em uma velocidade que parece impossível acompanhar. Uma alternativa é se esforçar para isso não se tornar verdadeiro. Mas é muito importante não perder o contato com a realidade.

--

--