Desequilíbrios na rotina de trabalho

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
3 min readMar 24, 2018

Tenho muita dificuldade para equilibrar tempo de preparação de aulas e tempo dedicado às demais atividades profissionais. Espera-se que o tempo de um professor universitário seja distribuído em três frentes básicas: ensino, pesquisa e serviços. Em serviços estou incluindo atividades administrativas diversas, como reuniões e participação em comissões, e atividades de orientação e extensão. Para além de qualquer estabelecimento formal, a carreira do professor depende bastante de suas publicações. Nesse sentido, certa vez vi uma recomendação de dedicar 30% do tempo a ensino, 60% a pesquisa e 10% a serviços.

Com uma jornada de 40 horas semanais, isso significa 10h para serviços, 24h para pesquisa e 12h para ensino. Atualmente minhas aulas são distribuídas no esquema 2–2 (duas disciplinas por semestre letivo). Assim, durante o semestre letivo eu tenho 8h semanais em sala de aula. Seguindo a recomendação acima, eu deveria dedicar 4h para preparar essas aulas e corrigir atividades, mas eu gasto muito mais do que isso. Mesmo sendo disciplinas já ministradas em semestres anteriores, eu passo um tempo revendo o material, inserindo novos exercícios, alterando ordem de exposição, etc. Certamente, se eu dedicasse um pouco mais de tempo preparando aulas no período interletivo esse problema se reduziria, mas estávamos reajustando calendário pós-greve, com poucas semanas entre um semestre e outro. E nas últimas férias letivas eu não me dediquei tanto a isso.

De modo geral, cada instituição (ou a legislação) estabelece limites máximos e (ou) mínimos de horas dedicadas em cada tipo de atividade, por exemplo: mínimo de 8h em sala de aula (máximo de 16h), com 1h de preparação para cada hora-aula (incluindo correção de exercícios), máximo de 12h para orientações (monitoria, estágios), máximo de 24h para pesquisa (incluindo orientação de monografias e participação em bancas), máximo de 24h para extensão, máximo de 6h em atividades administrativas, etc. Mas eu também ultrapasso a recomendação menos restritiva de 1h de preparação para cada 1h em sala de aula. Com isso, obviamente, ou meu tempo de pesquisa se reduz ou eu ultrapasso as 40h semanais para dar conta de tudo.

Como eu não estou dando conta, preciso reequilibrar minha rotina de trabalho. Tenho atividades de pesquisa que preciso concluir, por serem compromissos já firmados, mas para isso devo restringir o tempo de preparação de aulas. Honestamente, tenho uma dificuldade enorme de fazer isso. Uma aula que não corre bem me deixa frustrada e para evitar a frustração eu gasto mais tempo estudando e preparando cada aula. Então, redistribuir minha carga horária exige um processo não apenas de reorganização de cronograma, mas também de aceitar que nem toda aula será tão boa quanto eu gostaria.

Já tentei restringir a preparação de aula só aos dias em que dou aula. Mas fica cansativo e termino os dias esgotada, prejudicando o rendimento no dia seguinte. Já tentei preparar aulas apenas de véspera (para me forçar a usar um tempo menor que o habitual). Tampouco funcionou, pois em vez de ir dormir na hora planejada, eu avançava a madrugada para terminar a aula, ficando bem estressada. Minha próxima tentativa será, nas sextas-feiras, preparar o máximo de aulas que conseguir, tentando me policiar para não ir além da sexta-feira. Não sei se vai funcionar, mas não tive outras deias…

Para que esse post não seja apenas de desabafo, quero compartilhar como estou organizando o semestre letivo no momento. Coloquei minhas aulas no Trello, para ter uma visualização do semestre todo. Cada cartão corresponde ao tópico da aula, com referência básica e dia previsto. No início de cada semana, eu movo os cartões das aulas para a coluna correspondente. Fica em “ativo” as aulas que precisam ser elaboradas primeiro e em “próximo” as que deverão ser preparadas assim que os itens ativos forem concluídos. A meta agora será me dedicar a esse quadro apenas nas sextas-feiras, concluindo o máximo possível de itens.

--

--