Fóruns do Piazza para aumentar a comunicação, criar atividades pré-aula e promover aprendizado colaborativo

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
3 min readAug 26, 2017

Alguém quer trocar figurinhas?

O período 2017.3 começará em setembro e desejo usar um ambiente virtual para os alunos postarem comentários e tirarem dúvidas. Além de ser usado para comunicação, será um espaço para compartilhar atividades simples antes ou depois de algumas aulas para motivar ou fixar o conteúdo. Posso fazer alguma pergunta de múltipla escolha ou indicar algum vídeo ou texto para ler, por exemplo. Algo caminhando para inversão de algumas aulas. E os alunos podem fazer o mesmo, compartilhando dúvidas e materiais de interesse deles.

Eu testei rapidamente algumas opções: Google Sala de Aula, Slack e Piazza. Achei o Slack legal e visualmente agradável (parece um Twitter), mas o Piazza deve me atender melhor. Explorarei alguns aspectos adiante mas, em resumo, o Piazza me atraiu pela possibilidade de ver os alunos discutirem dúvidas e eventualmente resolverem sem precisar da minha interferência. Atraiu também porque os esclarecimentos ficam disponíveis a todos os alunos (e não apenas a quem fez a pergunta). E por ser fácil escrever textos longos, com equações e caracteres especiais, inserindo imagens e outros recursos. Se funcionar, será um ambiente de aprendizado colaborativo interessante.

Sendo mais específica sobre os pontos que me chamaram a atenção:

  • É gratuito e não depende de nenhuma burocracia da universidade (o Google Salas de Aula tem muitas limitações quando a instituição não tem GSuite).
  • Tem integração com LaTeX, permitindo escrever equações e caracteres especiais com muita facilidade. Além disso, é possível destacar códigos — especialmente útil para cursos com partes computacionais. E isso está disponível tanto para mim como para os alunos, nos comentários e publicações deles.
  • Permite inclusão de arquivos, imagens, vídeos, links e tabelas nos comentários. Alunos podem compartilhar materiais interessantes por lá…
  • Os alunos podem fazer perguntas e tirar dúvidas sobre a matéria ali, em vez de por email ou pessoalmente no horário de atendimento. Eles também podem responder/comentar dúvidas dos colegas e a discussão fica disponível para qualquer membro da turma. Isso permite criar um ambiente colaborativo e identificar pontos demandando esclarecimento maior em sala de aula.
  • Há ícones “good answer” e “good question”, por meio dos quais posso sinalizar boas intervenções feitas pelos alunos. Talvez premiá-los quando isso ocorre?
  • Também é possível acrescentar outros professores (e monitores) para ajudar a manter o fórum. Parece útil quando há turmas grandes, ou várias turmas da mesma disciplina, de professores ou turnos diferentes.
  • Posso fazer perguntas abertas ou de múltipla escolha, usando equações e símbolos de modo mais simples do que nos Formulários do Google. E as minhas respostas são vistas no próprio fórum, sem ter o problema de emails indo para o Spam e nunca sendo lidos.
  • Tem algumas opções para recebimento de notificações: tempo-real ou intervalos regulares.

Ainda estou pensando em como fazer os alunos participarem do fórum e como deve ser a minha atuação lá, mas parece promissor. O primeiro período sempre envolve um processo maior de experimentação e aprendizado.

Você já usou o Piazza ou algum outro ambiente virutal desse tipo nos seus cursos? Achou válido? Quais foram as maiores dificuldades? Foi vantajoso? Tem dicas? Por favor, compartilhe um pouco sua experiência!

--

--