Feedbacks #3: direcionar o estudo

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
2 min readDec 20, 2018

Eu entendo como é difícil estudar sem uma lista de exercícios para praticar, sem saber as respostas dos exercícios ou sem conhecer o estilo de prova do professor. É por isso que eu tentei, tanto quanto o tempo me permitiu, digitar exercícios e gabaritos, resolver alguns exercícios em sala e disponibilizar provas e gabaritos de semestres anteriores no site. Em alguns momentos, fiz perguntas de estudo dirigido também. No entanto, na visão dos alunos, não foi suficiente. Um dos pedidos que recebi com frequência no último semestre foi direcionar o estudo selecionando exercícios mais importantes do livro e das listas.

Inicialmente, eu fiquei chateada com esse tipo de pedido. Parece que ele só deixaria de existir se eu entregasse a prova antes de aplicá-la em sala! Já me perguntaram se era melhor estudar pelas listas ou pelas provas anteriores, quais exercícios de provas anteriores eram mais importantes, se deveriam estudar pelo livro ou pelos exercícios, pelos slides ou pelo livro... O problema está no excesso de “ous” desse tipo de pergunta: se eu digo que os exercícios 2, 5 e 7 são os mais importantes, alguns alunos só farão estes, memorizando o máximo possível da solução.

Mas preciso deixar os sentimentos de lado e pensar em como resolver isso, para evitar esses pedidos no próximo semestre. Eu tenho planos de criar instruções de “estudo guiado” para cada aula (inspirada nestes exemplos), contendo objetivos de aprendizado, uma lista de referências, dois ou três exercícios para fazer antes da aula e dois ou três exercícios para fazer depois. Mas elaborar esse tipo de material é um projeto de longo prazo, e preciso de algo mais simples para incluir no próximo período.

Como eu já tenho diversos exercícios digitados e separados por tema, consigo dividir alguns deles por aula, o que é um passo em direção aos “estudos guiados” e também deve ajudar os alunos a não deixar para resolver os exercícios nas vésperas da prova. Uma das causas desses pedidos de direcionamento de estudos, suspeito, é chegar às vésperas da prova e ter mais de 200 páginas para ler, mais de 20 exercícios para resolver e horas insuficientes para tudo.

Tentarei dividir as listas atuais em várias listas menores, por aula, mantendo exercícios com diversos conteúdos em uma lista única. Com isso, o aluno verá que, após a aula 01, ele pode fazer os exercícios 1 e 2; após a aula 02, o exercício 3; após a aula 03, os exercícios 4, 5 e 6 e assim por diante, até terminar um bloco de assuntos e ir para a lista 01. Talvez, até o semestre começar, eu me convença de que estou pegando demais o aluno pela mão e aí pensarei em outra coisa ou manterei tudo como está.

Você já fez algo desse tipo? Como foi sua experiência?

--

--