projeto de leitura com alunos: lendo economistas

Nayara Peneda Tozei
virei professora… e agora?
1 min readMar 15, 2017

Peço ajuda aos colegas professores com o seguinte:

Estou pensando em montar uma espécie de “clube de leitura” com alunos (a princípio de qualquer curso) para leitura e discussão de livros mais recentes de economia ou áreas afins. Seriam lidas umas 100 páginas a cada 15 dias, discutidas em um encontro de uma ou duas horas. Ainda não pensei na quantidade de pessoas por encontro e outros detalhes, mas já conversei com outro professor que toparia tocar o projeto junto comigo. Estou me inspirando totalmente nos projetos de leitura conjunta do canal no youtube da Tatiana Feltrin.

Eu quero incentivar a leitura e discussão de obras mais recentes, porque elas muitas vezes não estão nos livros-texto. E essas discussões ajudariam os alunos a entender diferentes argumentos, ideias, etc. Mas pode ser que obras mais antigas entrem na roda também. Estou na fase absurdamente inicial da ideia ainda e não tenho quase nada definido.

Agora vem o drama: é relativamente tranquilo um professor comprar o livro para fazer essas leituras. Mas para alunos muitas vezes não. Alguém tem uma sugestão de como formalizar esse tipo de projeto na universidade, de modo a conseguir verba para aquisição de livros para a biblioteca? Ou verbas para aquisição de livros para a biblioteca virtual da universidade, pelo menos?

Ideias relacionadas a outros pontos também virão a calhar.
Obrigada!

--

--