Nada está sobre controle

O ser humano tenta com todas as forças controlar as circunstâncias. Mas o que as Sagradas Escrituras nos revelam é que nada, nunca, está sob controle.

Daniel Acaz
Viva e Eficaz
4 min readDec 2, 2021

--

Muitas vezes passei por desafios onde eu pensava que se tivesse muito dinheiro, eu já teria resolvido. Na verdade, também já ouvi muitas pessoas dizerem que, se ganhassem uma certa quantia, conseguiriam resolver todos os seus problemas. É interessante perceber que não precisamos ser ricos para fazer do dinheiro o nosso senhor (Mateus 6:24). Nos indignamos com a história do jovem rico (Mateus 19:16–20), mas nós, mesmo não tendo muito, além de não querermos entregar o pouco que temos, também desejamos ter mais.

A realidade é que quando pensamos que precisamos de dinheiro, ou de recursos, ou de qualquer outra coisa para resolvermos as nossas dificuldades, isso demonstra a nossa ilusão de acharmos que podemos ter o controle de tudo. Mas, se existe uma frase que consegue resumir a mensagem que esse artigo quer trazer para sua vida é: nada nunca está sob o nosso controle.

Se nada está sob o nosso controle, então, deve estar sob o controle de alguém e essa resposta é óbvia. Deus controla todas as coisas (Salmos 115:3). Nenhuma flor nasce, nenhuma gota de chuva cai, nenhuma onda no mar se forma e não há nenhuma transformação de energia no universo se, primeiro, não receber a permissão de Deus (Ezequiel 17:24; Mateus 10:29–30). Tudo o que acontece, tragédias, mortes, sorrisos, acontece sob o olhar de um Deus que permanece inabalável em seu trono (2 Samuel 22:33). Inabalável, não porque não se importe, mas, porque conhece o fim e o propósito de todas as coisas (Daniel 2:22).

Para nós, que cremos em Jesus Cristo, Seu Filho, e somos habitação do seu Espírito Santo (1Coríntios 6:19), isso significa duas coisas:

A primeira é que quando nos deparamos com situações ou desafios que não conseguimos resolver, não é porque nos faltam recursos. Mas falta, sim, controle sobre a nossa vida, controle este que nós nunca teremos. Mesmo as nossas conquistas ou tudo aquilo que está estável em nossa vida, e que nos passam a sensação de estar sob controle, podem desaparecer de uma hora para outra, como em um sopro (Salmos 144:4). E essa primeira verdade poderia nos deixar sem opções e até nos desanimar em meio às lutas, se não fosse pela segunda.

A segunda verdade é que quem controla todas as coisas e não precisa de nada a mais para isso é o nosso Pai. Toda a nossa vida, nossas circunstâncias e nossos problemas, estão nas mãos dele. A primeira pergunta que vem à mente é: “Mas, se o nosso Pai controla todas as coisas, por que Ele não nos faz passar pela vida sem desafios ou lutas?”. Essa pergunta aparece quando não conhecemos as Sagradas Escrituras, porque o Seu Filho já disse que seremos bem aventurados quando formos perseguidos e insultados (Mateus 5:11), que no mundo teremos aflições (João 16:33) e que não vamos ser tirados do mundo, mas livrados do maligno (João 17:15).

O que nos faz diferentes do mundo quando passamos por dificuldades é que, a despeito do mundo, no meio delas nós temos o privilégio de permanecermos fiéis a Deus, não por causa das circunstâncias, mas por casa do nosso amor por Ele, que nos amou primeiro (1 João 4:19). Além disso, podemos ter grande alegria sempre que passarmos por qualquer tipo de provação, pois, sabemos que, quando nossa fé é provada, a perseverança tem a oportunidade de crescer, e é necessário que ela cresça, pois, quando estiver plenamente desenvolvida nós seremos maduros e completos, sem que nada nos falte (Tiago 1:2–4).

O desejo de Deus é que nós possamos quebrar o limite daquilo que é terreno para aquilo que é eterno. Quando nós, filhos de Deus, nos vemos passando pelo mesmo problema daqueles que caminham nas trevas, nos restam duas opções: alimentar a nossa fé Naquele que tem o controle de todas as coisas, ou desistirmos no meio do caminho. É através das dificuldades que todo homem está fadado a passar, que podemos exercer o chamado de vivermos pela fé (Romanos 1:17).

Os sofrimentos que passamos na vida terrena nos mostram que ainda não chegamos à nossa casa, então não devemos desanimar diante de nenhuma tribulação, pois, os nossos olhos miram na recompensa: a vida eterna com Cristo.

Nada estar sob o nosso controle é um presente de um Deus que controla tudo a nossa volta para que possamos, um dia, conhecê-lo face à face.

"E todas as árvores saberão que eu, o Senhor , derrubo a árvore alta e faço crescer a árvore baixa. Faço a árvore verde murchar e dou vida à árvore seca. Eu, o Senhor , falei e cumprirei o que prometi!"

Ezequiel 17:24

Siga o autor desse artigo no instagram, não custa nada: https://www.instagram.com/daniel_acaz/

Para continuar lendo outros artigos: https://medium.com/viva-e-eficaz

--

--

Daniel Acaz
Viva e Eficaz

A sinner looking for repentance | Software Engineer | Theology and technology passionate | Lover learn about development and science