Pecados deixados para trás

O que aprendemos através da vida do Apóstolo Pedro sobre os pecados que acreditamos que vencemos no passado?

Daniel Acaz
Viva e Eficaz
3 min readJan 20, 2022

--

‘Como resultado, outros judeus imitaram a hipocrisia de Pedro, e até mesmo Barnabé se deixou levar por ela. ‘
Gálatas 2:13

O Apóstolo Pedro, enquanto caminhava com Cristo, sempre foi alguém muito instável. Ao mesmo tempo que recebia de Cristo a mensagem sobre a pedra que edificaria a igreja (Mateus 16:18), ele também foi chamado pelo próprio Jesus como pedra de tropeço (Mateus 16:23).

Ao mesmo tempo em que ele ousa andar sobre as águas (Mateus 14:29), ele também afunda pela sua falta de fé (Mateus 14:30). Ele, que cortou a orelha de um soldado para tentar impedir que levassem Cristo para a cruz (João 18:10), é a mesma pessoa que negou a Jesus por medo de ser condenado pelos religiosos (João 18:25).

E, de fato, esse episódio de ter negado a Cristo foi o momento mais doloroso de seu ministério.

Mas o tempo passa. Jesus é crucificado e morre pelos pecados da humanidade. No terceiro dia, porém, Ele ressuscita. Ao ressuscitar, Jesus se encontra com Pedro. Pedro, em um ato desesperado, pula do barco em que estava para encontrar rapidamente o seu Senhor (João 21:7).

Quando Pedro o encontra, Jesus questiona: “tu me amas?”. Por três vezes Pedro responde com um “sim” e recebe, nessas três vezes, uma missão, um motivo para continuar na fé: “alimente minhas ovelhas” (João 21:17) — como é reconfortante olhar para Cristo depois de nossas quedas e ver que Ele ainda acredita em nós!

A partir daí, se torna notória a transformação de Pedro. Alguém que sempre foi instável na sua fé, um dia recebe o Espírito Santo e converte mais de 3 mil pessoas com a sua pregação (Atos 2:41). Se torna alguém de muitos sinais e maravilhas, ao ponto de sua própria sombra curar (Atos 5:15). Começa a falar ousadamente sobre Cristo, mesmo sendo preso e mesmo sofrendo perseguições (Atos 12:3).

Mesmo tendo vivido tantas experiências, no livro de Gálatas, vemos um Pedro que ainda tem medo. Vemos alguém que ainda é instável na fé. Isso porque “no começo (…) ele comia com os gentios. Mais tarde, porém, quando vieram alguns amigos de Tiago, começou a se afastar, com medo daqueles que insistiam na necessidade de circuncisão” (Gálatas 2:12).

Por conta disso, Pedro precisa ser lembrado pelo Apóstolo Paulo que uma pessoa é considerada justa pela fé em Cristo Jesus (Gálatas 2:16). Fé esta que Pedro deixava, muitas vezes, abalar.

Essa história não fala apenas a respeito apenas de Pedro, mas também a respeito de nós. Muitas vezes nós caímos em pecados que acreditávamos ter deixado para trás.

Devemos estar sempre atentos, porque não importa quantas experiências espirituais vivamos, o pecado bate à porta e, assim como Pedro, podemos cair em erros que já não cometíamos mais.

Da mesma forma, devemos também aprender com a vida de Pedro que, mesmo quando caímos nesses pecados, Cristo continua acreditando em nós e nos pedindo para “alimentarmos as suas ovelhas”.

“Vigiem e orem para que não cedam à tentação, pois o espírito está disposto, mas a carne é fraca.”
Mateus 26:41

Siga o autor desse artigo no instagram, não custa nada: https://www.instagram.com/daniel_acaz/

Para continuar lendo outros artigos: https://medium.com/viva-e-eficaz

--

--

Daniel Acaz
Viva e Eficaz

A sinner looking for repentance | Software Engineer | Theology and technology passionate | Lover learn about development and science