Planeje Ser

Nossos planos muitas vezes se frustram. Mas, mais importante do que cumprirmos os nossos planos, é sermos quem precisamos ser para que os planos de Deus se cumpram em nossas vidas

Daniel Acaz
Viva e Eficaz
5 min readJan 2, 2021

--

’Em seguida, Paulo e Silas viajaram pela região da Frígia e da Galácia, pois o Espírito Santo os impediu de pregar a palavra na província da Ásia. Então, chegando à fronteira da Mísia, tentaram ir para o norte, em direção à Bitínia, mas o Espírito de Jesus não permitiu. ‘
Atos 16:6–7

No verso acima podemos ver duas ocasiões que os planos de Paulo foram frustrados, não por sua incompetência, não pelo seu pecado, não por sua incapacidade. Mas, por causa da vontade do Espírito Santo.

Em 1 Tessalonicenses 2:18, Paulo diz para a Igreja de Tessalônica que duas vezes ele planejava ir vistá-los, mas Satanás o impediu. Novamente alguém, mesmo que muito inferior ao Espírito Santo, mas ainda através do sobrenatural, tinha impedido Paulo de concluir os seus planos. Não foi por incapacidade e muito menos por falta de tentativas.

Em 2020, o versículo mais usado foi Provérbios 16:1 diz que “é da natureza humana fazer planos, mas a resposta certa vem do Senhor ”. Isso porque a humanidade, no geral, teve a maioria dos seus planos frustrados nesse ano por conta da pandemia mundial que assolou o mundo.

Mas, sejamos sinceros, os nossos planos são frustrados constantemente. Se olharmos para trás, todos os anos nós tivemos planos que não foram concluídos como queríamos anteriormente. Uns por mudarmos para um plano melhor, outros porque não nos dedicamos e outros porque simplesmente as circunstâncias mudaram radicalmente e nos impossibilitaram de realizar o que planejávamos. O ano de 2020 não foi o primeiro ano em que os seus, os meus e os nossos planos foram frustrados.

Tudo muda

‘O céu e a terra desaparecerão, mas as minhas palavras jamais desaparecerão. ‘ Mateus 24:35

Existe uma frase dentro da ciência, a respeito da sobrevivência das espécies, gravada em uma placa de mármore do átrio da Academia de Ciências da Califórnia que diz que “não são as espécies mais fortes que sobrevivem e nem as mais inteligentes, e sim as mais suscetíveis a mudanças”.

Dentro da engenharia, nós temos um manifesto composto por quatro princípios que todo projeto precisa ter para ser concluído e um desses quatro princípios, considerado por muita gente o mais importante, é se adaptar a mudanças acima de seguir um plano.

O que podemos entender é que todas as ciências chegam a mesma conclusão. Tudo muda e tudo sempre mudará. E para sobrevivermos ou nossos sonhos sobreviverem eles precisam se adaptar a mudanças mais do que seguir um plano. Porque planos muitas vezes são frustrados.

Mas isso quer dizer que não devemos mais planejar? Longe disso. A Palavra de Deus nos mostra que o nosso Deus é um Deus que faz planos. A Palavra diz que mostrar a Sua graça por meio de Cristo Jesus era o plano de Deus desde a eternidade (2 Timóteo 1:9). E se nós queremos ser imagem e semelhança (Gênesis 1:26) de um Deus que faz planos, também devemos planejar os nossos sonhos e as nossas conquistas.

Mas precisamos ter a consciência de que muitas vezes esses planos vão ser frustrado e, como aconteceu com Paulo, vão ser frustrados sem nós podermos fazer nada para impedir porque, como nós já vimos, tudo muda e tudo sempre mudará. O que as Escrituras Sagradas nos ensinam a respeito disso, é que existe um passo antes de nós iniciarmos os nossos planos. Antes de planejarmos o que fazer, precisamos ser.

Precisamos ser antes de fazer

‘Portanto, devemos ser considerados simples servos de Cristo, encarregados de explicar os mistérios de Deus. ‘
1Coríntios 4:1

Paulo era um servo fiel de Cristo (1 Coríntios 4:1) e isso não mudava, mesmo quando era o próprio Espírito Santo que frustrava os seus planos.

Deus, antes de iniciar o seu plano, antes até da eternidade, Ele era Deus (Isaias 43:3).

As Sagradas Escrituras são um arsenal de história de pessoas que tiveram os seus planos frustrados. Mas, que deram a volta por cima por que ao invés de serem pessoas que simplesmente tentavam fazer o seus planos acontecerem, eles eram quem precisavam ser, independente das circunstâncias.

A história de Davi é um exemplo disso. É interessante nós percebermos que foi Deus quem chegou até Davi, através do profeta Samuel, e colocou no coração de Davi que ele seria rei de Israel (1 Samuel 16:13). Davi era um simples pastor de ovelhas, menor dos seus irmãos e de uma família sem importância. Se Deus o escolheu para ser rei, somente Ele poderia cumprir esse plano.

Mas em um determinado momento, Davi morava no palácio real (1 Samuel 18:2), era comandante do exército de Israel (1 Samuel 18:5), era casado com a filha do próprio Rei (1 Samuel 18:27), era o mais bem-sucedido entre os líderes de Israel e se tinha se tornado muito famoso (1 Samuel 18:30). Davi estava a poucos passos de se tornar o rei de Israel.

Mas de uma hora para outra Davi se tornou o maior inimigo do rei de Israel. Se tornou um fugitivo e começou a morar em uma caverna. A Palavra diz que, nessa caverna, pessoas aflitas, endividadas e descontentes se juntaram a ele (1 Samuel 22:2). Esse era o momento em que Davi podia se deixar ser influenciado por essas pessoas. Se tornar aflito, descontente, porque o seu plano de se tornar rei de Israel estava sendo frustrado. Ele podia estar deprimido e infeliz, porque as coisas já não eram mais como antes, tudo já tinha mudado.

Mas isso não aconteceu. A Palavra de Deus diz que Davi se tornou o líder deles e começou a liderá-los como um rei lidera o seu exército nas batalhas. Antes de Davi cumprir o plano de ser rei de Israel, ele se tornou um rei. Seja no palácio, ou seja, na caverna. Ele não dependia do cumprimento do plano para se tornar quem ele era.

Por conta disso, de um fugitivo que era acompanhado por pessoas infelizes e descontentes, surgiram os soldados mais valentes de um rei poderoso (2 Samuel 23:8–13).

Planeje ser

Somente você pode saber os planos que você fez para os sonhos que você quer conquistar. E para realizar os seus sonhos você vai precisar de características e traços de personalidades que só você pode saber. Cada pessoa vai precisar se tornar sua própria versão para alcançar o que quer. Mas nós sabemos que existem algumas coisas que são básicas e que todas as pessoas que querem alcançar algo precisam ser em comum. Precisamos ser corajosos, disciplinados, comprometidos.

Mas nós não somos do mundo (João 15:19), nós somos cidadãos do Reino e por conta disso temos algo a mais para as nossas vidas. Temos que ser pessoas que meditam na Palavra de Deus e nos ensinos dos apóstolos, temos que ser pessoas que servem uns aos outros, que amam ao próximo e que estamos em constante oração (Atos 2:42). Devemos ser pessoas que vivem pela fé (Romanos 1:17). As Sagradas Escrituras nos revelam constantemente os pilares que devem permear a vida de um cristão, antes de ele começar a viver os planos que Deus tem para sua vida.

Siga o autor desse artigo no instagram, não custa nada: https://www.instagram.com/daniel_acaz/

Para continuar lendo outros artigos: https://medium.com/viva-e-eficaz

--

--

Daniel Acaz
Viva e Eficaz

A sinner looking for repentance | Software Engineer | Theology and technology passionate | Lover learn about development and science