Comparativo de Usabilidade — Buscas por imóveis

A maior bateria de testes de usabilidade já realizados no VivaReal

Testes de usabilidade que aconteceram externamente ao VivaReal.

No primeiro trimestre de 2017, a equipe de Research & Usability do VivaReal propôs realizar uma pesquisa jamais feita na empresa: um comparativo de usabilidade do VivaReal junto com os principais players existentes no mercado.

Esse comparativo seria um levantamento da usabilidade de funcionalidades e de interface no principal fluxo realizado pelos consumidores: o fluxo de busca como um todo, desde a busca inicial até o contato gerado com os anunciantes.

Foram realizados 61 testes em 5 diferentes players, sendo que um deles é o protótipo em alta fidelidade do site mobile do VivaReal, desenvolvido em Frame.JS (assunto para um outro post) e que simulava novas features que temos planejado para um futuro próximo.

objetivo do comparativo

O objetivo era identificar entre os players analisados, do ponto de vista de experiência e usabilidade, o que melhor possui o processo de busca, seja na busca tradicional ou por mapa.

a metodologia

Foram realizados testes de usabilidade com grupos de 5 usuários para cada player analisado (sendo que um acabou tendo 6 testadores, pois usamos um coringa* também), incluindo protótipos da busca por mapa mobile do VivaReal. Ao total foram 61 testadores que desenvolveram tarefas em 5 portais diferentes nas plataformas mobile e desktop.

MOBILE

Por ser a plataforma com maior prioridade no desenvolvimento e manutenção dentro do VivaReal no ano de 2017, o mobile foi a primeira bateria de testes desenvolvidos. Na plataforma testamos a usabilidade e percepção de 4 players diferentes em dois tipos de busca. Para cada player, utilizamos 5 testadores, totalizando 30 pessoas. Os testes foram divididos em 2 tipos: Busca por mapa e Busca Tradicional.

Busca por mapa

Buscamos entender como o usuário utiliza os mapas em geral.

Na busca por mapa fizemos os testes em 2 players concorrentes, além do protótipo navegável do VivaReal. Nesse caso, simulamos a experiência de busca por mapa no nosso portal (feature que ainda não existe e está sendo desenvolvida).

O objetivo dos testes por mapa era validar algumas hipóteses (no protótipo VivaReal) e tirar dúvidas referente a percepção do usuário com o mapa como um todo e entender como eles usam esse recurso.

Pontos de Validação no protótipo VivaReal:

  • O usuário utilizaria o mapa para buscar imóveis no contexto mobile? Se sim, como?
  • Entendimento do usuário sobre os ícones;
  • Entendimento das funcionalidades dos filtros;
  • Entendimento dos Pins;
  • Entendimento dos clusters;
  • Entendimento dos Cards no mapa;
  • Taxonomia do campo de busca;

Pontos para todos os players:

  • Usuário entende qual nomenclatura em geral, como por exemplo, para MILHÃO KM, MM?
  • Lista e mapa, como funciona essa interação?
  • O que o usuário espera do zoom no mapa?
  • Os usuários preferem uma área mais focada ou uma área mais abrangente (zoom do mapa)?
  • O que usuário espera ver no mapa ao abri-lo?
  • Como o usuário utiliza o mapa;

Busca Tradicional

A busca tradicional (busca normalizada de todos os players existentes, sem auxílio do mapa) foi testada com dois players concorrentes mais o portal mobile do VivaReal. Esse teste visava levantar os pontos de destaque e facilidades de cada um, para fazer o comparativo com a forma que os testadores buscaram no modo mapa.

Pontos de Validação:

  • Qual é o tempo de busca nesse tipo de visualização;
  • Quais filtros o usuário utiliza;
  • Como o usuário busca na lista de resultados o imóvel de seu interesse;
  • Fazer a comparação com a busca por mapa;

DESKTOP

A plataforma desktop, apesar dos acessos de usuários por esse meio terem diminuído, ainda é a principal forma de entrada no portal. Fizemos uma bateria de testes com o VivaReal na busca tradicional e também foram testados alguns players concorrentes nesse tipo de busca e a por mapa. No total foram 31 usuários que testaram os dois cenários no contexto desktop.

Busca por mapa

Na busca por mapa, o objetivo era validar alguns conceitos já existentes no mercado, entender como o usuário utiliza tal funcionalidade e quais são as maiores dificuldades nesse fluxo. Foram testados três concorrentes do VivaReal nessa bateria, sendo cinco usuários para cada um.

Pontos de validação:

  • Como o usuário faz a busca por mapa em outros players?
  • O usuário entendo os clusters?
  • Como o usuário interage com os pins e cards?
  • Quais filtros são utilizados?
  • Qual tipo de mapa é o melhor (30%, 50% ou 70% da tela)?
  • Cards na direita ou esquerda?

Busca Tradicional

A "busca tradicional" VivaReal.

Os testes com a busca tradicional ocorreram justamente para fazer um comparativo em performance e usabilidade com a busca por mapa. Além disso foi possível gerar insumos referente aos filtros e cards para nosso cenário atual. Além do VivaReal, foram testados mais dois players concorrentes, totalizando quinze testadores.

Pontos de validação:

  • Qual dos players é o melhor em usabilidade?
  • Quais filtros os usuários utilizam?
  • Como gostam de visualizar os cards na lista de resultado?
  • Como ordenam os resultados, se ordenam;

os testes de usabilidade

Os testes ocorreram durante 4 semanas em dias não corridos, sendo 10 testes em cada dia e 2 deles acontecendo simultaneamente, por duplas de especialistas diferentes. Cada testador realizava o teste com uma dupla composta por uma analista de usabilidade + UX researcher. A duração de cada teste foi por volta de 45 min — 1 hora.

Os testes de busca tradicional tanto desktop quanto mobile, foram realizadas no VivaReal. Os outros de maior interesse para nós, que eram os de busca por mapa — principalmente mobile — foram realizados com recrutamento externo dos testadores e em um lugar especializado em pesquisas qualitativas. Nesses casos, tivemos um esquema de espectadores que eram os stakeholders e que assistiram todos os testes nas salas espelhos. Entre eles tivemos vice-presidentes, product managers, engenheiros (desenvolvedores back e front) e time de marketing.

análises

Depois da realização dos testes, foram feitas diversas tabulações para quantificar os comportamentos e realizações de tarefas. Dividimos em quatro tabelas: Busca por mapa mobile, Busca por mapa desktop, Busca tradicional mobile e Busca tradicional desktop.

No cenário mobile, devido a maior complexidade, foi desenvolvida uma tabela adicional com todos os dados de todos os players testados. Isso foi feito para fazer o cruzamento de informações e conseguir identificar os padrões de comportamento e opiniões. O nome da tabela era "Tabelão incrível de comparação". :D

Exemplo de uma aba do "TABELÃO INCRÍVEL DE COMPARAÇÃO".

Para que todos esses levantamentos fossem feitos, foi necessário rever os vídeos e minutá-los, tirando assim trechos interessantes de falas dos usuários que deram base para a análise geral.

entregáveis

De toda o levantamento de dados e análise gerada, foram desenvolvidas as percepções gerais de todo o comparativo. Tivemos dois grandes documentos de percepções gerais — um de desktop e outro de mobile. O terceiro documento foi o de Conclusões de UX, onde o time de Research & Usability deu o parecer sobre os problemas e pontos encontrados.

Além disso houveram mais dois tipos de entregáveis que foram utilizados no Workshop de UX com os stakeholders, que eram as lâminas com todas as percepções resumidas divididas por tema (Busca Principal, Resultado de busca, Filtros, Contato e Mapa) e os vídeos com os highlights dos melhores momentos dos usuários também divido pelos mesmos temas.

Formato dos documentos entregues para serem consumidos no workshop com os stakeholders

resultados

Com a transmissão dos testes e acompanhamento presencial pelos stakeholders e demais interessados, possibilitamos que ocorresse uma discussão informal sobre as percepções dos testes antes mesmo de gerarmos os resultados finais.

Após a análise final feito pelo time de Research & Usability, realizamos um workshop no qual juntamos todos os stakeholders para gerar um alinhamento entre todos eles, usando como base a discussão dos estudos realizados no comparativo.

No workshop, todos chegaram às conclusões sobre os principais temas (busca, resultado de busca, filtros, contatos e mapa) e foi gerado insumo suficiente para o desenvolvimento das soluções dos problemas pontuais e de um MVP para a nova busca idealizada.

=)

Processo realizado pela equipe de Research & Usability do VivaReal — Por anita, Caio Gama, Diana Fournier e Vinicius Ayub. ❤

One clap, two clap, three clap, forty?

By clapping more or less, you can signal to us which stories really stand out.