Ice Cube, Fuck Tha Police e o FBI

Victor
Vivendo Hip Hop
Published in
2 min readMar 30, 2021

Em 1988, o grupo N.W.A lançou a faixa “Fuck Tha Police”, forte crítica à brutalidade da polícia a ao preconceito racial. Escrito por Ice Cube, o som é do disco Straight Outta Compton, que elevou o status do rap a outro nível na indústria, consagrou o gangsta rap e perturbou muita gente.

Depois do disco, o grupo passou a sofrer ataques das autoridades dos EUA. Durante a turnê de lançamento, por meio de uma carta enviada à produtora, o FBI os acusou de incitar a violência (mostrando principal descontentamento com “Fuck Tha Police”).

A tentativa de censura da polícia teve efeito contrário: aumentou a popularidade do N.W.A e tornou ainda mais válido tudo que é dito na letra.

Nas palavras de Ice Cube: “o som é uma representação documental da vida em Compton, não um chamado à violência. Há muito ressentimento com a polícia, porque se você é negro, é alvo de muitos ataques. Eles te veem em um carro e presumem que você é um traficante. A música é uma forma de sair da agressão. Não estamos incentivando ninguém a atacar a polícia”, disse o rapper ao New York Times.

O fato é que a música foi revolução, cravou o nome deles na história e bateu de frente contra o sistema

--

--