Nelson Triunfo, Hip Hop da cabeça aos pés

Vivendo Hip Hop
Vivendo Hip Hop
Published in
2 min readSep 6, 2020

Aos 16 anos, Nelson Gonçalves saiu da cidade de Triunfo, em Pernambuco, e trilhou o seu caminho até chegar em São Paulo, no ano de 1977. Apaixonado por música e dança, mudou sua perspectiva de vida quando conheceu o trabalho de James Brown, sua maior influência.

Se tornou conhecido nos bailes black nas décadas de 70 e 80 e, motivado pelo sonho de viver da dança, Nelson formou o grupo Funk & Cia, que começou a dançar nas ruas em 83. Carregado de brasilidades, o artista incorporou toda a sua habilidade nos passos de forró, maracatu, xaxado, ao novo estilo que via surgir: o break.

Foi questão de tempo para que, com a sua equipe, Triunfo transformasse as ruas do centro de São Paulo no berço do Hip Hop nacional. Segundo ele, é na 24 de Maio com a Dom José de Barros o “marco zero do Hip Hop no Brasil”. Nessa época, quem dançava ali apanhava da polícia; o argumento era que aquilo era “vadiagem”, Nelsão conta que dizia: “isso é arte”.

Dessa área, geral foi migrando para a estação São Bento, onde muitos dos nossos maiores artistas surgiriam, como Thaíde, Racionais, os Gêmeos.

A cultura começou a se espalhar e se expandir, se fazendo presente em todos os cantos, e o fato é que tudo isso tem raiz e origem, e com certeza se mistura com a história do black power com mais gingado do Brasil: Nelson Triunfo.

--

--

Vivendo Hip Hop
Vivendo Hip Hop

Dedicado ao movimento Hip Hop e todas as suas vertentes.