Public Enemy e a revolução no rap

Vivendo Hip Hop
Vivendo Hip Hop
Published in
1 min readFeb 9, 2021

Formado em 1982 por Chuck D, inspirado pela raíz mais politizada da música negra dos anos 60 e 70 (o funk e o soul), Public Enemy foi responsável por expandir o vocabulário do rap e aumentar drasticamente o seu impacto social.

Duas paixões em comum fizeram funcionar a fórmula do grupo: a paixão pelo Hip Hop e pela política. A marca deixada foi uma produção musicalmente pesada e socialmente revolucionária. Chuck D chegou a declarar que o rap era o “noticiário negro”, já que relatava o que acontecia nas ruas de uma forma que a mídia não conseguia (e não queria) projetar.

Durante a “era de ouro” do Hip Hop, no final dos anos 80 e 90, Public Enemy estava no centro da música — entre elogios e polêmicas, na mesma medida. Os álbuns que fizeram durante esse período, especialmente “It Takes a Nation of Millions to Hold Us Back”, se tornaram clássicos, revolucionaram abrindo caminho para o rap como denúncia e inspiraram gerações de jovens no mundo inteiro; o grupo é citado pelos Racionais como a grande fonte de inspiração.

Clássicos e atemporais!

--

--

Vivendo Hip Hop
Vivendo Hip Hop

Dedicado ao movimento Hip Hop e todas as suas vertentes.