De Consultor a Sócio: Minha Trajetória na Visagio

VLabs
VLabs
Published in
5 min readFeb 24, 2023

A Visagio é o sonho de qualquer universitário apaixonado por desenvolver projetos e transformar empresas de diferentes setores e segmentos. Não à toa que desde o seu nascimento, em 2003 no Parque Tecnológico da COPPE/UFRJ, temos evoluído constantemente o nosso modelo de atuação e buscando ser uma Plataforma de Transformação e Desenvolvimento de Negócios global. O interessante é que, aqui dentro, cada visagiano (como mencionamos as pessoas que trabalham na Visagio) é responsável pelo crescimento e evolução do grupo.

Um exemplo interessante que faz parte ativa da minha jornada na plataforma é que desde o início realizamos projetos com IA e Advanced Analytics, mas foi a partir de 2018 que criamos nossa unidade de negócios especializada no tema, o VLabs. Contando com 20 anos de experiência da Visagio nos principais setores da economia, trouxemos vantagem competitiva aos negócios de nossos clientes através de inteligência de dados. Nossa abordagem combina tecnologias digitais, forte conhecimento em AI e Advanced Analytics e vasta experiência em implantação e gestão da mudança, com mais de 200 casos de sucesso nas principais organizações em mais de 40 países.

A partir disso, aceleramos a transformação de negócios dos nossos parceiros a partir de dois pilares: Projetos e Núcleos Continuados e Produtos AIaaS.

Assim, utilizamos a Inteligência Artificial para acelerar e transformar os negócios dos nossos clientes, por exemplo:

Hoje, já vou fazer 12 anos de Visagio, mas ainda me lembro o que fez os meus olhos brilharem para fazer parte da plataforma:

  1. Desenvolver projetos;
  2. Trabalhar com logística;
  3. Oportunidade de carreira internacional;

Mas assim que entrei na Visagio, percebi que os caminhos na plataforma eram muito maiores do que eu imaginava. Por incrível que pareça, o meu primeiro projeto não foi na área que eu desejava, mas foi essencial para que eu pudesse adquirir mais experiências e habilidades em outros setores.

Indústria de varejo, petróleo, mineração… Esses foram alguns setores em que tive a oportunidade de atuar aqui dentro, além de logística. Diferente de muitas outras empresas, a Visagio estimula em cada visagiano o interesse em transformar outras áreas, pois acreditamos que as soluções de um setor podem ser adaptadas e aplicadas em outros.

MINHA CARREIRA INTERNACIONAL

No meio da realização de diversos projetos em solo brasileiro, surgiu a oportunidade dos meus sonhos: realizar feitos grandiosos em outro continente, mais especificamente na África. Mesmo sendo um destino inesperado, eu ainda achei que seria uma grande oportunidade para o meu desenvolvimento e topei.

Acredito que seja importante compartilhar com vocês a experiência de trabalhar lá fora. Muitas vezes, quando as pessoas pensam em carreira internacional, a maioria delas está imaginando um certo glamour. Conhecer países famosos, como França, Alemanha, Inglaterra… A verdade é que nem sempre a oportunidade virá para esses lugares em específico. Mas se for o seu sonho mesmo viver essas experiências, o que posso dizer é: vai com o coração aberto. Dê o seu melhor, desenvolva um projeto no qual você se orgulhe e viva cada momento.

No final, o projeto foi ótimo e o time foi bastante reconhecido tanto na Visagio quanto no cliente. Essa experiência acabou resultando em que eu morasse fora do país por 2 anos. Então, talvez por um caminho não tão óbvio, acabei tendo as experiências que desejava.

DIVERSIDADE DE CAMINHOS

O grande diferencial da Visagio, para mim, com certeza é a nossa diversidade de caminhos e oportunidades em diferentes setores e temas. Aqui dentro, você consegue trabalhar em diversas áreas e assuntos, diferente de outras empresas. Então, de longe, temos múltiplos temas e setores, e a natureza do nosso trabalho é fazer diversos projetos ao longo da carreira. Você não entra aqui para fazer algo em específico, naturalmente você irá mudar de projeto e fazer outras coisas, ter outras vivências para o seu crescimento.

E dentro dessa diversidade de caminhos está o VLabs. Como já comentei anteriormente, sempre desenvolvemos projetos voltados para IA e Advanced Analytics, mas foi somente em 2020 que começamos a trazer pessoas focadas em estudar assuntos voltados à Data Science e fazer o VLabs crescer cada vez mais.

Acreditamos que o tema de Inteligência Artificial se popularizou bastante nos últimos anos, mas temos um time grande voltado para essa área com muita experiência e prática que torna um grande diferencial para os jovens talentos que buscam entrar nesse mercado.

O CAMINHO PARA ME TORNAR SÓCIOS

Assim, após ter trabalhado por 2 anos alocado nessa missão internacional, fui convidado a me tornar sócio na Visagio após fazer parte do grupo por 5 anos.

Nossa plataforma conta com um plano de carreira pautado na meritocracia e, com isso, oferece oportunidade de os visagianos com alta performance se tornarem sócios do nosso grupo. Com isso, é possível obter um crescimento acelerado e também traçar uma carreira empreendedora, uma vez que todos os visagianos podem construir seu caminho aqui.

Como havia dito anteriormente, a Visagio é uma Plataforma de Transformação e Desenvolvimento de Negócios, assim ela permite que todos os visagianos possam realizar feitos grandiosos e criar seu caminho de carreira. Você consegue observar isso a partir da nossa rede de negócios:

Cada um desses círculos é a construção de novos caminhos que nasceram a partir do sonho grande de visagianos. Assim como iniciamos o VLabs, outros visagianos fizeram o mesmo com a VCapital, V360, VTec, VAI Academy e todos os outros caminhos.

VISAGIO — UMA DAS MELHORES EMPRESAS PARA SE TRABALHAR

Um dos nossos objetivos sempre foi o desenvolvimento de talentos, inclusive fomos eleitos por 5 anos consecutivos a melhor empresa nesse quesito, de acordo com o Great Place To Work. Desde meu início, senti que acreditavam no meu potencial, sempre me incentivando a fazer parte de novos desafios. Fora isso, as pessoas que constroem a Visagio comigo me ajudaram muito no meu desenvolvimento pessoal e profissional.

Além de proporcionarmos diversos caminhos de carreira, o que nos motiva todos os dias a realizar feitos grandiosos são as nossas pessoas. A verdade é que ninguém fica 10, 12 ou 15 anos em uma empresa se não gostar das pessoas com quem trabalha. A nossa gente boa e do bem nos incentiva constantemente a buscar o nosso desenvolvimento contínuo e a evoluir profissionalmente.

Além disso, acredito que também seja o que a gente faz, os projetos, os desafios, a possibilidade de crescer junto com o Grupo — abrindo possibilidades de atuação, seja com projetos, investidas, diversidade de negócios… Isso torna tudo muito mais interessante e o nosso diferencial.

Então, se conhecer a minha história dentro da Visagio te inspirou de alguma forma, venha fazer parte de uma das melhores empresas para se trabalhar no Brasil e na América Latina. Inscreva-se no nosso processo seletivo, o Visagio Talentos, até o dia 18/03 e faça parte dessa plataforma incrível!

--

--

VLabs
VLabs
Editor for

Acelerando a transformação de negócios há 20 anos