A pandemia acelerou a história. Saiba o impacto deste processo nos comportamentos de consumo

Vnda
Vnda Growth
Published in
4 min readMar 12, 2021

--

Sabemos que a única certeza que temos desde o início da pandemia são as mudanças. Ainda assim, passado um ano desde que começamos a enfrentar uma vida cheia de adaptações, hoje já podemos falar sobre novos comportamentos de consumo que esse contexto provocou no Brasil e no mundo.

Olhando pelo lado das marcas e percebendo os novos hábitos da sociedade, a essa altura já foi identificada a necessidade de revisão e aprimoramento de algumas estratégias, no que diz respeito a oferta de produtos e serviços. Mas considerando o objetivo de oferecer a melhor experiência para os clientes, quais são os pontos chave que os negócios precisam considerar nesse momento?

O futurólogo Yurval Harari, escritor do best-seller “Sapiens: Uma Breve História da Humanidade”, já declarou o seguinte: "A pandemia está acelerando a História". Com isso, os estudos mais recentes pelo mundo já tem apontado duas questões a serem consideradas, a nova rotina de trabalho e o desejo generalizado por mudança.

Levando em consideração essa nova realidade e hábitos diferentes dos que os consumidores tinham até o início de 2020, levantamos as principais tendências às quais os gestores de negócios precisam se atentar daqui em diante.

1. Maior padrão de higiene

Nem precisamos ir muito longe para explicar este novo hábito, certo? O fato é que, as preocupações maiores com a higienie e a saúde são novos comportamentos que devem se manter e que precisam ser considerados pelas marcas.

De acordo com um estudo da WGSN, nomeado “Retomada: Reconectar em um Mundo sem Contato”, esse tipo de preocupação tem feito com que os consumidores criem novos critérios de escolha que exigem ingredientes com características antibacterianas e antivirais. Produtos básicos de higienie como Shampoos, por exemplo, já passam por reformulações para que contenham insumos que protejam e, de certa forma, imunizem. A necessidade de inovação também chegou para produtos relacionados, como recipientes e dispensers que não precisam ser tocados para abrir. Estas que antes eram consideradas características diferenciais, hoje já passam a ser exigências para boa parte da população.

E para você que está pensando "mas eu não trabalho com nenhum desses produtos", calma, esse novo hábito ainda assim pode afetar o seu negócio. Uma questão que impacta o varejo como um todo são as formas de pagamento e, para essas, os consumidores já tem deixado bem clara a preferência pelas opções de pagamento digital, agora não só pela conveniência, mas por estar também atrelado a maior segurança, bem-estar e higiene.

2. Novas expectativas sobre as marcas

No que diz respeito à experiência oferecida pelas marcas, podemos afirmar que, independente do perfil do público, há um consenso de que as marcas que proporcionarem maior conveniência e qualidade de experiência na jornada de compra e consumo, são as que devem se dar melhor. Economize o tempo deles, e se for pra usar, que seja com uma experiência que realmente gere uma percepção de valor.

Outra tendência de consumo é o apoio aos negócios locais, o que, consequentemente, impacta no tipo de comunicação que a sua marca deve fazer para chamar atenção e conquistar o seu público. Além disso, como o consumo e as experiências passaram a ser muito mais individuais, é imprescindível que sua marca pense em uma maneira de tornar o consumo "compartilhável" dentro do novo modelo de vida, com menos proximidade física e bem mais digital.

3. Valorização da tal da qualidade de vida

Nem precisaríamos exemplificar o trabalho remoto como prova de grandes mudanças de rotina, né? Agora virou um desafio para as pessoas separar o que é vida pessoal e o que é momento profissional. E saiba que elas esperam das marcas um apoio na busca por este equilíbrio.

Outra questão importante de rotina que mudou de forma expressiva foram os hábitos de deslocamento. Hoje as pessoas buscam por alternativas para se locomover sem precisar utilizar transporte coletivo e tentam encontrar opções mais individuais e ao ar livre, por exemplo. Essa é uma tendência que deve permanecer e que traz diversas necessidade atreladas a ela.

Produtos como calçados, acessórios como mochilas e outros itens de vestimenta que sejam mais adequados e melhorem a experiência de deslocamento de bicicleta ou outro meio de transporte alternativo já devem ser levados em conta. Além dos tipos de produto, é importante pensar em materiais e modelos que melhor atendam esse novo tipo de consumidor em rotina de deslocamento.

4. Reconstruir e Readaptar a Sociedade

Muito vinculado ao ponto do parágrafo anterior, no qual tratamos da busca por qualidade e por uma vida mais equilibrada, os consumidores também esperam cada vez mais marcas que atuem em prol da sustentabilidade ou de outros propósitos que se consideram nobres e de preocupação necessária.

Saúde social e saúde ambiental é um tema que ganha a cada dia mais atenção e relevância e que deve impactar diversos segmentos. Desde a marca de produtos esportivos, até os restaurantes ou indústrias de alimentos. Fique atento ao propósito que a sua marca defende e exponha com clareza as causas que o seu negócio pode ajudar ou já está ajudando.

5. O mundo phygital

Por fim mas não menos importante, ressaltamos aquilo que já se pode perceber hoje no comportamento dos consumidores e naquilo que eles desejam, não há mais espaço para tratar o físico e o digital de forma separada.

O físico não vai acabar, mas deve ser adaptado às experiências que geram valor. Por sua vez, o digital deve conversar de forma linear e padronizada com aquilo que acontece nos PDVs. O que isso significa? Significa que os consumidores ficarão frustrados ao se relacionarem com a sua marca em diferentes canais e não vivenciarem experiências interconectadas e que sigam uma mesma linha da expectativa gerada em contatos por outros canais.

--

--

Vnda
Vnda Growth

Acompanhe o varejo de hoje e prepare-se para o varejo de amanhã.