Presentes Digitais: lições aprendidas em 2020

Ecommerce da Olist
Refresh
Published in
3 min readApr 29, 2021

A temporada de compras de fim de ano passado foi diferente de qualquer outra. Os padrões de presentes digitais relacionados à pandemia começaram a surgir no início do segundo semestre e se aceleraram durante as datas de fim de ano. Além disso, as circunstâncias incomuns em que os consumidores se encontram levaram a novos comportamentos e necessidades que, sem dúvida, influenciarão a forma como os varejistas abordarão as datas comerciais de 2021. Vimos os padrões de presentes dos varejistas mudarem nos negócios de toda a indústria.

Apesar dos desafios de tráfego de pedestres enfrentados pela maioria dos varejistas tradicionais, a National Retail Federation descobriu que as vendas no varejo de fim de ano cresceram surpreendentes 8,3% nos EUA em comparação com o ano anterior, enquanto as vendas online e fora da loja cresceram quase 24%. Não importa os obstáculos colocados à frente deles, muitos varejistas e consumidores estão tentando criar experiências de presentes digitais que permitam às pessoas criar conexões fortes.

Varejistas: ações do período de primavera americana pagas durante feriados de fim de ano

Muitos varejistas tomaram a iniciativa de melhorar seus presentes online na época de primavera da américa do norte, quando os estados impuseram medidas rígidas para ajudar a conter a disseminação do COVID-19, forçando as lojas a fechar ou reduzir o horário ou o número de clientes permitidos. Consumidores que queriam comprar presentes ou criar uma experiência de presentear para seus entes queridos ou amigos tiveram que encontrar alternativas.

Os varejistas que estavam cientes dessa lacuna na experiência de presentear aumentaram seu foco em habilitar presentes digitais. Eles ajustaram suas operações de comércio eletrônico e estratégias de presentes de várias maneiras, de mensagens a centros de presentes e sugestões de mercadorias. Este investimento valeu a pena.

Um ótimo exemplo é o maior varejista equestre omnicanal do país, a Dover Saddlery. Ela ajustou sua estratégia e operações de presentes on-line antes do Dia das Mães e viu um aumento de 10% nas vendas e um aumento de 47% em presentes on-line em comparação com 2019. O foco e o investimento contínuos de Dover em seus presentes on-line também foram recompensados ​​durante as festas de fim de ano e depois seguiram apresentando resultados de vendas online impressionantes.

Permitindo que os consumidores permaneçam conectados

Se os consumidores não conseguem obter uma resposta positiva por meio de atos tradicionais de presentear, eles querem contar com a tecnologia para fazer isso por eles, especialmente na época das datas comemorativas. Varejistas astutos perceberam que as famílias estavam suspendendo os planos de viagem para essas datas de fim de ano, por exemplo.

Para resolver isso, os varejistas podem oferecer aos clientes ferramentas digitais para tornar a compra de presentes online uma experiência sem estresse. Isso é indicativo da importância de garantir que os clientes recebam experiências únicas de presentes ou criem-nas para outras pessoas durante todo o ano, ajudando a melhorar os resultados financeiros dos negócios do varejo. Os presentes digitais não devem ser um botão liga / desliga para maximizar as oportunidades de compras nas festas de fim de ano, mas uma parte da estratégia geral de comércio eletrônico das marcas.

O compromisso de tornar a jornada de presentes mais fácil

O último período de fim de ano, “holidays” para os americanos, também ajudaram a provar por que é importante criar uma jornada de compras exclusiva para cada pessoa que busca presentes, seja para si ou para outras pessoas. Isso requer descomplicar um ecossistema complexo de presentes. Uma jornada de presentear bem-sucedida requer mensagens dedicadas que ajudem na jornada do comprador de presentes. Os varejistas podem ter sucesso aplicando novas estratégias de mensagens em torno de uma gama maior de temas e objetivos de presentes para atender às necessidades dos consumidores.

Ainda temos que determinar qual será o “novo normal”. No entanto, o grau de transformação que vimos no varejo por meio de novas estratégias e aplicações de presentes digitais nos últimos 12 meses é comparável ao que poderíamos ver ao longo de muitos anos. Os varejistas que estão posicionados para vencer o jogo de presentes digitais e encantar seus clientes podem aproveitar essa tendência crescente agora e nos próximos anos.

--

--

Ecommerce da Olist
Refresh
Editor for

Acompanhe o varejo de hoje e prepare-se para o varejo de amanhã.