De onde vem o aquecimento global? A Nasa responde
Por Volt Data Lab
Siga o Volt no Twitter e no Facebook, assine nossa Newsletter e não se esqueça de recomendar este artigo!Esse projeto também está no site do Volt, para ver clique aqui.
Já é comprovado que as temperaturas na Terra vem aumentando há várias décadas.
Segundo dados da Nasa, agência espacial norte-americana, a temperatura no planeta aumentou 0,8 ºC de 1880 a 2013. Subiu também em 2014.
A Organização das Nações Unidas (ONU) tem defendido ações e compromissos por parte de todos os países a fim de limitar o aumento nas temperaturas em até 2 ºC, para o bem do planeta — uma meta ambiciosa.
Apesar de haver um amplo consenso de que o aquecimento global vem sendo motivado por humanos, ainda há quem questione isso — culpando, principalmente, causas naturais como mudanças na órbita da Terra, vulcões e energia solar.
De fato algumas ações humanas, embora nocivas, tiveram até o efeito adverso, esfriando o planeta — como o desmatamento de algumas áreas. Desmatar predatoriamente é ruim, claro, no entanto a obliteração de matas escuras resulta em mais espaço na terra para refletir luz, e isso ajuda a reduzir a temperatura, de acordo com a Nasa.
Mas a emissão de CO2, principalmente por gases-estufa de meios de transportes e indústrias, é o que mais tem contribuído para aumentar as temperaturas na terra.
Você ainda acredita que o homem tem pouca contribuição para o aquecimento global?
Este projeto é baseado em dados do NASA’s Goddard Institute for Space Studies (GISS) e em um interessante projeto interativo da agência de notícias Bloomberg, publicado em junho de 2015.
Fontes de dados da Nasa você encontra aqui e aqui. Da Bloomberg, aqui e aqui. Ou você pode acessar as tabelas formatadas pelo Volt aqui e aqui.
Se você gostou, não se esqueça de recomendar esse artigo, logo no coraçãozinho lá embaixo na tela, para que mais pessoas tenham acesso a ele e a outras publicações do Volt Data Lab