#Dia 9 (30 Outubro)

Volta ao Mundo 🌏
VoltaAoMundo
Published in
4 min readNov 12, 2016

Despedidas no comboio e chegada a Irkutsk. A Yana e a Ksenia estavam já à nossa espera.

Mais um Dia no comboio. Este custou menos, sabíamos que já íamos dormir numa cama e que ao fim de 5 dias íamos poder finalmente tomar um banho! Os vizinhos eram os mesmos… Comemos umas sandochas e bebemos um café. O grupo lá se foi juntando e a festa foi começando. O Ancas voltou ao andar de cima e dormiu.

Vi pela 1ª vez o sorriso da senhora que controlava o nosso vagão quando agarra numa guitarra e começa a cantar e a tocar, nem cantava mal… Entretanto a guitarra foi andando de mãos em mãos e ouvi alguns sons russos.

O ancas acordou e almoçamos uns noodles que tínhamos comprado.

Durante a tarde foi altura de despedidas, os nossos amigos tropas foram saindo e como já não iam a casa há um ano, tinham sempre muita gente à sua espera. Nós saíamos para as fotos como se fossemos amigos de longa data “éramos apenas a novidade”. Eles tinham a tradição de atirar a pessoa que ia sair 3 vezes ao ar como se fosse o treinador que ganhou a liga dos campeões e nós ajudávamos e participávamos nas comemorações a pedido deles, até que chegamos a Irkutsk. Quando íamos a sair ainda apareceram duas velhotas que nos pediram fotos. Não sei muito bem de onde vieram mas até ao nosso colo se sentaram!

Finalmente à chegada a Irkutsk, despedimo-nos dos nossos amigos dos últimos 4 dias, com os quais já tínhamos uma relação de quase irmãos. Quatro dias no mesmo metro quadrado faz disto 😂 . Despedi-me efusivamente da minha amiga Humida do Cazaquistão :b

Na estação de Irkutsk já tínhamos a Yana e a Ksenia a nossa espera :) Mal as vi espatei-lhes logo dois beijos e uma abraço como verdadeiro tuga, o que é considerado super abusador. Mas vim a saber que elas gostaram bastante, pois são umas moças super open mind xD e expliquei lhes que em Portugal á assim 😝 Passamos num supermercado comprar umas cenas para fazer o jantar e umas cervejas e vodka :).

A viagem até casa delas foi um choque (já fui correr para o meio de pinhais com melhores estradas). Tivemos aquela sensação de é-agora-que-vamos-acordar-numa-banheira-cheia-de-gelo. Lá chegamos a casa delas e comecei a preparar o jantar :D. Cerveja puxa cerveja, shot de vodka puxa shot, conversa para aqui e para acolá e antes de jantar já estávamos todos acesos 😂. Lá jantamos o arroz com carne feito para despachar e continuamos na comedia, entre tong twister e historias de viagens, já estávamos numa sessão de riso com a Yana a fazer um espetáculo de puppets xD. Acabada a cerveja e a vodka, eram 5 da manha até que alguém se lembra: temos que acordar ás 7, é melhor ir dormir. Foi a minha primeira experiência erótica nesta viagem, dormi na mesma cama que o Bártolo.

Hugo Seabra — with Bártolo Ferreira at Trans-Siberian Railway.

✔ transiberian railway to Irkutsk
✔ 86 hours in a train on 3rd class
✔ drink vodka with russians
✔ make a lot of friends
✔ siberia landscape

Finally we are in Paris (Paris of Siberia) called Irkutsk 🙂. What a great experience, so friendly helpful and welcoming people. Please, never say again about the dislike of russians 😉. A “spaciba” or “dobrie utra” will be more than enough to get a huge smile from them 🙂

#day6 #day7 #day8 #day9 #rtw #deancasparaomundo

--

--