Projeto Ninjutsu

jady.js
Voltz Motors
Published in
4 min readJun 13, 2022

Um projeto de aculturamento como você nunca viu

O que é esse projeto?

Ninjutsu — conjunto de atividades e habilidades que só um ninja consegue executar.

Você já sabe que todo mundo que entra aqui na Voltz é promovido a ninja, certo? Então pensando nisso foi criado o projeto ninjutsu que é direcionado para criar um ambiente onde todos possam viver a cultura da Voltz. Criado pela equipe CX e People juntas, queremos evangelizar e garantir que a cultura seja a mesma de cima para baixo e de um lado ao outro. Serão muitas iniciativas focadas nisso, não só para meios profissionais, mas também pra mudança de mindset. Porque se a gente muda, o mundo muda.

Antes de lançarmos o projeto pra um escopo de empresa toda, pensamos em trazer a mentalidade de produto para essa iniciativa e criar primeiro um MVP para um escopo menor. A primeira iniciativa foi criada para fazer com que as pessoas da tecnologia entendam e vivam nossa cultura está sendo chamada de “colocar-se no lugar do outro”, que consistiu em viver quatro dias como pessoa da equipe comercial (pós-vendas, vendas e assistência técnica).

Os ninjas foram selecionados pelos seus líderes, saíram de regiões/estados diferentes e ficaram muito animados com a ideia toda do projeto. Então, partiu Recife pra conhecer o que acontece na primeira loja da Voltz, né? Bora!

Equipe do projeto reunida no horário de almoço

Tivemos um primeiro dia de percepções e os quatro ninjas de tecnologia selecionados pra essa experiência compartilharam o que esperavam desses dias:

Lucas: Acho que só disso acontecer é algo muito grande, gosto de estar na linha de frente, adoro ver resultado e impacto, minha expectativa pra todo o projeto ninjutsu é absorver o máximo de informações do que está acontecendo e do que meu trabalho gera impacto e se gera retorno positivo pros usuários, espero que role depois um brainstorm bacana. Meu maior foco é aprender o máximo! O futuro da equipe de tecnologia é brilhante, entusiasmado e otimista.

Jonathan: Eu fiquei confuso porque não entendi primeiro qual o papel do meu time nisso tudo, sabe? Eu fiquei pensando no que essa experiência iria agregar, o que eu espero é entender um pouco melhor de cada área, levantar problemas e criar soluções com tecnologia, se eu não tiver resolvendo problemas, não tem graça. Segunda que vem vou falar “olha, aconteceu tudo isso aqui, tem esses problemas, isso aqui é responsabilidade do commerce, bora resolver”.

Gabriela: Eu tenho três expectativas bem definidas. A primeira é empatia, eu to aqui porque eu quero sentir a dor desses usuários na pele, sentir como é, estar aberta pra entender o problema e gravidade das situações como um todo. O segundo é que, no começo, tudo ficou concentrado em apenas uma pessoa e essa pessoa é referência pra gente perguntar as coisas, acho que a gente estando aqui, vira uma informação de todos. E o terceiro, é criar soluções, entender como podemos ajudar e distribuir essas soluções para todas as áreas. Eu gosto de aproximar tech de outras áreas, temos uma maneira de resolver problemas que pode ajudar a impactar e gerar valor rápido.

Matheus: Eu acho que é muito bom sairmos da bolha, porque trabalhando remoto, a gente fica muito isolado. Acho que é um momento de expandir a visão, ver a empresa como um todo, sair apenas da realidade da bolha do meu time e ver o que tá rolando por ai.

Após essa semana de imersão na loja de Recife acompanhando times comerciais, no último dia de projeto, eles puderam visitar o centro de distribuição para entender como funciona toda a operação logística da Voltz. A organização também pediu que criassem uma apresentação para contar o que acharam: pontos de atenção e melhorias e, melhor, melhorias que seu times poderiam implementar e adicionar a sprint.

Equipe do projeto reunida no Centro de Distribuição

Tivemos apresentações incríveis não apenas para soluções técnicas e cabíveis ao time de tecnologia, mas eles mapearam e documentaram também ideias e sugestões para outras áreas ficarem atentos e estudarem mais sobre. Foi um envolvimento do time de People, Comercial, Tecnologia e CX, todos reunidos no mesmo local vivendo e propagando a cultura da Voltz, entendendo no que seu time pode ajudar a melhorar a vida não apenas do cliente externo, mas também do cliente interno, Volterz e Ninjas.

Sobre os próximos passos, pensamos em uma v2 do projeto e outras iniciativas na mesma linha já que essa trouxe vários insights para todos os participantes (até pra organização!). O projeto aconteceu na penultima semana de Maio e ainda está repercutindo no time de tecnologia, de maneira extraordinária. Gostaria de agradecer todos que participaram, desde a idealização até o pós realização.

Bora mudar o mundo! Se a gente muda, o mundo muda!

--

--

jady.js
Voltz Motors

javascripito developer, broguera & gamer 🖤|| Tech Community Manager at @voltzmotors💻|| telegram: judejacques