Massa, recheio e cobertura, com sabor de celebração.

Equilibrar sabores e camadas não é uma tarefa fácil.

FPG
Vox.POP!
3 min readMar 23, 2023

--

Separei farinha, ovos, açúcar, leite e uma pitadinha de fermento. Ingredientes que isolados podem nem significar muito, mas que misturados formam uma sobremesa para compartilhar, celebrar e festejar bons momentos.

Gosto de misturar os ingredientes à mão, para sentir a textura mudar aos pouco, até formar uma massa homogênea. Um preparo que exige trabalho, atenção nas quantidades corretas e seguir os processos. Como em outros trabalhos, envolve atenção, aprendizado e experiência. Fica mais fácil a cada vez que preparamos, mas exige atenção para não desandar.

Hora do forno. Não adianta ter os melhores ingredientes se não houver tempo. Não dá para pular etapas e finalizar o bolo em poucos minutos, por mais que você esteja com pressa ou vontade de comê-lo. O tempo é determinante para o bom resultado.

Se em outras atividades podemos ignorar esse fator ou só apressar os resultados, na cozinha é o tempo e o calor que determinam o bom resultado. Não o contrário.

No recheio há diferentes possibilidades. Um bolo já é um bolo com a massa bem assada, mas com o recheio certo ele ganha novas texturas, sabores, combinações… A massa já pode ser suficiente para alguns, mas quando o recheio é bem escolhido, a magia acontece.

O recheio seria como bons relacionamentos, os amigos, familiares e pessoas queridas que nos inspiram e energizam. É possível realizar as atividades sem eles, mas quando há uma boa combinação, se torna ainda mais memorável.

Os confeitos, cobertura e decorações não são essenciais para a estrutura de um bolo, mas deixam o conjunto com personalidade e beleza. São eles que tornam um bolo o ápice de uma festa e não apenas um amontoado de camadas sem graça, uma sobremesa rotineira.

Confeitos e cobertura têm a beleza dos nossos hobbies, coleções, passeios, cursos, leituras, viagens… Não são essenciais para sobreviver, mas dão molho e mais encanto na rotina, rendem boas lembranças e enchem de estilo um calendário vazio.

Mesmo que você já esteja com todas as camadas bem preparadas, a montagem exige equilíbrio, já que muita massa deixa o bolo seco, o excesso de recheio torna a fatia enjoativa e muitos confeitos prejudicam saborear as combinações. É preciso que a massa esteja firme, o recheio bem distribuído e que os confeitos sejam bem selecionados.

Camadas de sabores bem combinados. Como o trabalho, social e o lazer bem distribuídos: cada um com sua importância, dando suporte para a próxima camada, sem prejudicar o sabor do conjunto.

Com o bolo pronto é momento de celebrar mais um ciclo de vida. A chama da vela lembra a vitalidade, enquanto as palmas dão o ritmo da festividade. Cortamos o primeiro pedaço, com planos e sonhos de um futuro e uma homenagem às boas lembranças.

Na primeira garfada já sentimos se o bolo está digno de repetir outra fatia ou se será discretamente descartado. Equilibrar sabores não é fácil, mas pode dar motivos para aguardar a próxima celebração.

--

--

FPG
Vox.POP!

Tentando ser FASHION, aficionado pelas novidades POP e apaixonado pelo universo GEEK. “Cher acima de tudo, Madonna acima de todos.” 🏳️‍🌈🕶️