Apoio à cultura, “selo não-racista para racistas”, casamento LGBT na Costa Rica, ataques à imprensa e muito mais #13

Jeferson Batista
Vozes Pela Diversidade
2 min readMay 28, 2020
Primeiro casamento lésbico da Costa Rica Imagem: Reprodução

Estamos no WhatsApp

Olá! Quer receber nosso conteúdo pelo WhatsApp? Clique aqui, mande um Oi pra gente e salve nosso contato no seu celular. Se preferir, copie o número: 19 98442–4461. Siga a gente no Twitter e Instagram pela @newsvpd.

Apoio à cultura, “selo não-racista para racistas”, casamento LGBT na Costa Rica e ataques à imprensa

Apoio ao segmento cultural. Na terça-feira (26), a Câmara dos Deputados aprovou a Lei de Emergência Cultural, que prevê uma renda emergencial de R$600,00 por três meses aos trabalhadores da cultura. O texto também contempla o apoio a empresas e espaços culturais impactados pela pandemia. Agora, a matéria segue para o Senado, antes da sanção ou veto do presidente Jair Bolsonaro. (Folha)

Desvio de função na Fundação Cultural Palmares. O Ministério Público Federal vai apurar suposto “desvio de finalidade” na criação de um “selo não-racista”, que foi anunciada pelo presidente da Fundação Cultural Palmares, Sérgio Camargo, no início da semana. Nas redes sociais, Camargo afirmou que o selo teria por objetivo “restaurar a reputação de pessoas que injusta e criminosamente foram tachadas de racistas em campanhas de difamação e de execração pública promovidas especialmente pela esquerda.” (R7)

Casamento LGBT. A Costa Rica se tornou, esta semana, o primeiro país da América Central a legalizar o casamento entre pessoas do mesmo sexo. As celebrações planejadas para comemorar a data foram canceladas devido à pandemia de coronavírus, mas programas especiais sobre a história da luta pelos direitos LGBT foram exibidos na televisão pública e na internet. (Carta Capital)

Casamento LGBT. Mesmo diante da pandemia do novo coronavírus e com uma celebração bem diferente daquela que imaginaram, diversos casais do país se casaram horas depois da lei ser regularizada. (HuffPost Brasil)

Ataques à imprensa. Insultos e ameaças de militantes de extrema direita levam veículos de comunicação a suspender cobertura no Palácio da Alvorada. Para a Abraji, comportamento de Bolsonaro incentiva hostilidades. (DW)

Ataques à imprensa. Após a repercussão do caso, o Gabinete de Segurança Institucional afirmou que “criou as melhores condições possíveis para o trabalho dos profissionais de imprensa” no Palácio da Alvorada, residência oficial da Presidência, onde apoiadores do presidente Jair Bolsonaro costumam hostilizar jornalistas. (Poder 360)

Dicas da Curadoria

Por que feministas negras e brancas nem sempre pensam da mesma maneira? pergunta a reportagem publicada no Universa. Leia neste link.

Vozes Pela Ciência

Observatório do CEMI — COVID 19: acompanhe relatos que mostram os impactos da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Leia os textos no site do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp.

“O Brasil poderá ser conhecido como o país que enraizou o negacionismo científico”, diz o neurocientista Miguel Nicolelis em entrevista à Agência Pública.

--

--