João Pedro é morto pela polícia, #AdiaEnem é vitorioso, Fundação Palmares ataca Palmares, orgulho agênero, celebração de Maria por mulheres LGBT #12

Jeferson Batista
Vozes Pela Diversidade
3 min readMay 21, 2020

Estamos no WhatsApp

Olá! Quer receber nosso conteúdo pelo WhatsApp? Clique aqui, mande um Oi pra gente e salve nosso contato no seu celular. Se preferir, copie o número: 19 98442–4461. Siga a gente no Twitter e Instagram pela @newsvpd.

Imagem: EBC

Frase da Semana

“Necropolitica se alimenta da normalização de mortes, e da irresponsabilidade de instituições em não controlar quem aperta o gatilho contra uma criança de 14 anos. Não é natural”

Thiago Amparo, advogado e professor da FGV, sobre o assassinato de João Pedro

João Pedro é morto pela polícia, Movimento #AdiaEnem é vitorioso, Fundação Cultural Palmares ataca memória de Zumbi dos Palmares, orgulho agênero, celebração de Maria por mulheres LGBT

João Pedro, presente! O adolescente João Pedro Matos Pinto, 14 anos, foi morto com um tiro na barriga após uma operação da Polícia Federal e da Polícia Civil no Complexo do Salgueiro, no Rio de Janeiro.

João Pedro, presente! Resgatado por um helicóptero do Corpo de Bombeiros, o jovem desapareceu por horas e foi encontrado apenas na manhã de terça-feira (19/5), pela família, no Instituto Médico Legal de Tribobó, na mesma cidade. (Ponte Jornalismo)

João Pedro, presente! João Pedro é mais uma vítima do estado brasileiro, que mata jovens, negros e pobres. Personalidades reagiram ao crime cometido pela política. (Catraca Livre):

Enem é adiado. O Ministério da Educação (MEC) decidiu adiar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2020 em função dos impactos da pandemia do novo coronavírus. “As datas serão adiadas de 30 a 60 dias em relação ao que foi previsto nos editais “, diz nota conjunta do MEC e do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). (Agência Brasil)

Enem é adiado. O cronograma inicial previa a aplicação do Enem 2020 impresso nos dias 1º e 8 de novembro. Já os participantes da versão digital fariam a prova nos dias 11 e 18 de outubro. Até agora, mais de 3,5 milhões de candidatos se inscreveram para o exame. As inscrições vão até amanhã (22/05).

Enem é adiado. Movimentos sociais, organizações estudantis e de educadores, além de políticos e secretários estaduais queriam uma nova data para o exame que dá acesso a inúmeras universidades. Os estudantes criaram a campanha #AdiaEnem para pressionar o governo e os parlamentares. Estava semana o Senado aprovou o adiamento do Enem e antes da questão ir para a Câmara, o MEC decidiu alterar o calendário do exame.

Enem é adiado. Entre os principais argumentos para o adiamento da prova estavam: as dificuldades financeiras de estudantes pobres durante a pandemia e o acesso limitado ao ensino à distância vivenciada por boa parte dos estudantes. As desigualdades na educação brasileira, sempre presentes, foram agravadas pelo novo coronavírus. O movimento #AdiaEnem, portanto, saiu vitorioso.

Enem é adiado. Uma propaganda do MEC afirmando em que adolescentes representando estudantes dizem que a “vida não pode parar” e que era possível estudar de qualquer lugar recebeu muitas críticas dos estudantes. Até ontem à noite (20/05), a peça publicitária ainda estava sendo exibidas pelas tevês.

Fundação Palmares ataca memória de Palmares. Militantes do movimento negro e historiadores afirmam que houve “sequestro” ideológico da Fundação Cultural Palmares (FCP). A fundação publicou dois textos atacando a memória de Zumbi, classificando-o como “herói da esquerda racialista”. (UOL).

Dicas da Curadoria

Dia do Orgulho Agênero, no dia 19 de maio, quarta-feira desta semana, foi celebrado o Dia do Orgulho Agênero. A Todxs preparou um guia básico para entender essa identidade. Clique aqui para ler.

Celebração mariana, no catolicismo, o mês de maio é voltado para a figura de Maria. A Rede Nacional de Grupos Católicos LGBT inicia hoje um evento online “Marias de todos os dias: uma celebração de Maria com todas as mulheres” para marcar a data a partir de uma perspectiva feminista e LGBT. Leia mais aqui.

Vozes Pela Ciência

Observatório do CEMI — COVID 19: acompanhe relatos que mostram os impactos da pandemia do novo coronavírus pelo mundo. Leia os textos no site do Centro de Estudos de Migrações Internacionais da Unicamp.

Ciência Fora do Armário é um canal no Youtube que trata da ciência a partir de uma perspectiva LGBT.

--

--