Néstor Perlongher: ativista gay, antropólogo e poeta

Jeferson Batista
Vozes Pela Diversidade
2 min readJun 4, 2020
Imagem: Reprodução. Arte: Vozes Pela Diversidade

Néstor Perlongher (1949–1992) foi militante estudantil, pesquisador e ativista homossexual em um período conturbado na América Latina. Na década de 1970, aderiu à Frente de Liberación Homosexual de la Argentina (FLH), quando participou ativamente de manifestações estudantis e articulou, ao lado de feministas, grupos que questionaram a estrutura machista da época, inclusive dentro de ambientes progressistas.

Após o golpe militar na Argentina, em 1976, que derrubou a presidente Isabel Perón, Perlongher foi preso. Em 1981, fora da prisão, imigrou para o Brasil. Poeta e escritor, entrou no mestrado em Antropologia Social na Universidade Estadual de Campinas. Sua pesquisa de campo desse período resultou em um trabalho pioneiro na antropologia brasileira: “O negócio do michê, prostituição viril em São Paulo” (Brasiliense, 1987), ainda referência nos estudos de gênero, sexualidade, cidades e prostituição. Deixou ainda uma vasta produção em prosa e em poesia. Faleceu devido a complicações decorrentes do vírus HIV, em 26 de novembro de 1992.

Fonte: Carlos Eduardo Figari, em texto publicado na Enciclopédia Latinoamericana

Gostou deste conteúdo? Tem muito mais na nossa newsletter semanal. Clique aqui, mande um Oi em nosso Whatsapp esalve o contato no seu celular. Se preferir, copie o número: 19 98442–4461. E não se esqueça: siga @newsvpd no Twitter e no Instagram.

--

--