Sobre a plataforma Daydream, até agora

O VR móvel da Google

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution
3 min readSep 27, 2016

--

Daydream é o nome da plataforma baseada em Android da Google para aplicações de VR em alta qualidade móveis e serviços. A plataforma irá suportar aplicações de realidade virtual vendidos na GooglePlay Store e vídeos 360 no YouTube. O anúncio da plataforma é um movimento da Google para dominar o mercado VR mundial. Daydream será uma plataforma open-source.

Daydream Headset & Controlador

A Google não só foca no desenvolvimento de um mercado para aplicações de VR, mas também está construindo a sua própria linha de Headsets VR e controladores de movimento. No entanto, este hardware não se destina a ser vendido diretamente pelo Google. A empresa está projetando um Headset Daydream e um controlador de movimento como uma referência para definir as normas e incentivar o desenvolvedores e fabricantes terceiros a construir em sua plataforma VR. A Google certificará que telefones Daydream que atendam certas qualificações em torno de resolução de tela, capacidade de rastreamento de cabeça e a quantidade de atraso no rastreamento de movimentos de cabeça.

O controlador de movimento é um grande avanço em termos de elaboração mecânica de jogo de alta qualidade para VR em um dispositivo móvel. O controle remoto opera de forma semelhante a um Wii Remote e permite aos jogadores mover-se para todos os lados. É também é um dispositivo único que faz a plataforma Daydream VR se destacar do Samsung Gear VR — o mais forte rival do Google VR.

Por que Realidade Virtual Mobile?

A resposta é simples. Democratização VR

Em 2016, há 2 bilhões de usuários de smartphones em todo o mundo — o dobro do número de pessoas que têm acesso a PCs. De acordo com statista Inc., em 2019 está prevista para este número aumente para 2,6 bilhões. Smartphones pode ser uma ferramenta poderosa para tornar o conteúdo e os serviços VR acessível a milhares de milhões de pessoas em todo o mundo.

Parceiros de Plataforma Daydream

Aplicativos Daydream será executado apenas em novos telefones que foram certificados pela Google. A fim de transformar a plataforma Daydream em um padrão da indústria Google e fazer uma parceria com grupos de marcas importantes.
Samsung, HTC, LG, Huawei, Alcatel, ZTE, Xiaomi e Asus vai produzir telefones Daydream. Netflix, Hulu, HBO, Imax, MLB, NBA, CNN, The New York Times The Wall Street Journal, Ubisoft e Electronic Arts vai criar aplicativos e serviços para Daydream. O primeiro telefone “VR ready” será o Nexus 6P.

Google lançou o site Daydream, a fim de ajudar os desenvolvedores de realidade virtual a começarem antes mesmo dos smartphones Daydream ready comecem a rolar mundo a fora. O site oferece SDKs Google VR que incluem tudo o que é necessário para desenvolver para a plataforma, incluindo bibliotecas, documentação de API, amostras de desenvolvimento, e as diretrizes de design.

Os desenvolvedores selecionados para o Programa de Acesso Daydream DAP podem começarem a desenvolver para a plataforma agora. Dessa forma, eles não terão que esperar até o início de 2017 para apresentar pedidos para o Google ao lado de outros desenvolvedores. Quanto aos smartphones que serão capazes de rodar o aplicativos Daydream será anunciado dia 4 de outubro.
Solicitação para entrar no Programa de Acesso Daydream (DAP)https://goo.gl/7GHAUY

haptical — Thiago Toshio Ogusko

--

--

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution

Produtor XR trabalhando na interseção de tecnologia|narrativa, arte|educação. Combinando audiovisual e desenvolvimento de experiência imersiva XR. @the.toshio