Tecnologia de estabilização para Vídeo 360º Spherica

Rig estabilizado da Spherica faz o movimento da câmera VR mais prático usando três-motores para manter o horizonte do espectador estável.

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution
2 min readSep 20, 2016

--

Quando se trata de vídeo 360º você vai descobrir que muito do que consiste em imagens capturadas a partir de um ponto de vista tem que ser estático. Isso porque, quando as filmagens para VR movimenta a câmera pode levar ao desconforto visual. Uma das principais razões para o desconforto pode ser simplesmente que o horizonte da cena oscila quando a câmera é movida.

Ao visualizar 360 graus vídeo dentro de um Headset VR, o horizonte da câmara normalmente tem de ser completamente plana. Sem um horizonte liso para a câmera, o espectador terá uma sensação de inclinação. Isto é desconfortável quando a câmera agita; Para o espectador parece que todo o mundo ao seu redor está mexendo. O mesmo conteúdo que consideramos estável quando visualizado em um celular pode não ser estável o suficiente para VR, a sensibilidade às mudanças no horizonte é muito maior quando a visualização em VR.

Com o Spherica 360 a plataforma de câmeras é estabilizada por hardware no entanto a movimento de horizonte pode ser quase eliminada.

Essa estabilização eficaz pode significar um grande salto e mais mobilidade para diretores de cinema VR que tiveram que se adaptar às colocações de câmera totalmente estáticas.

A HBO estreou uma experiência de VR para a sua nova série Westworld no TechCrunch Disrupt, e eles usaram tecnologia de estabilização de câmera do Spherica.

--

--

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution

Produtor XR trabalhando na interseção de tecnologia|narrativa, arte|educação. Combinando audiovisual e desenvolvimento de experiência imersiva XR. @the.toshio