VR foi promovido e agora está chegando nas mãos dos consumidores

A VR está se preparando para um mini-renascimento

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution
4 min readOct 3, 2016

--

Depois de mais de dois anos do hyping pesado em torno da VR, desde 2014 a aquisição do Facebook da Oculus por US $ 2 bilhões, a realidade virtual está chegando a um ponto de virada importante. VR foi promovido e agora está chegando nas mãos dos consumidores mesmo depois de uma cobertura da mídia de tecnologia colocando a tecnologia como muito caro é inacessível, mas a plataforma está se preparando para um mini-renascimento.

As próximas duas semanas viveremos um grande momento para a VR em sua história com o consumidor. Um monte de hardware louco será lançado, novas plataformas serão definidas e todos esperam obter um melhor entendimento do local onde este trem desgovernado futurista está se dirigindo.

Os Cabeças

Há muita coisa acontecendo.

Sony será a primeira fabricante do console a liberar um headset de realidade virtual que se integra perfeitamente com um sistema de jogo (13 de outubro), Oculus irá anunciar detalhes sobre o lançamento de seus controladores de toque rastreado e outros planos para o futuro (06 de outubro ), e talvez o mais importante, o Google vai mostrar mais alguns detalhes relacionados a sua plataforma Daydream e (provavelmente) o seu próprio fone de ouvido original (Out 4.).

Todos estes eventos continuarão na meta mais ampla de fazer VR um pouco mais acessível ao mesmo tempo, a expansão do nível de conteúdo de qualidade para os consumidores regulares, e além disso disponível para Google Cardboard.

A fim de de fato levar VR ao mainstream, desenvolvedores e fabricantes de hardware precisam construir um sistemas que se aproxime dos consumidores e onde eles já estão. Para atingir a massa isso só é possível no celular. Mais ainda assim existe uma outra fatia… Os jogadores casuais que estão nos consoles.

A Sony vendeu mais de 43 milhões de PS4s aos varejistas desde que o sistema foi lançado no final de 2013. Quando PSVR for lançado em 13 de outubro, os usuários de qualquer uma das iterações do console será capaz de obter um acesso a tecnologia VR.

Proliferação de smartphones VR

Sonhar Acordado

Google Daydream é um dos mais importantes lançamentos de plataforma para VR até agora. A plataforma oferece aos usuários de smartphones a chance de sua primeira experiência “real VR” para além de Google Cardboard, dando aos fabricantes de telefones Android um caminho mais claro para o sucesso de entrada no espaço VR, sem ter que pensar completamente na roda virtual. Daydream também dá aos desenvolvedores acesso a uma base muito mais ampla de potenciais utilizadores através do Play Store.

Fora do google Cardboard, a Samsung tem sido a única outra empresa grande a fazer um grande esforço no espaço VR móvel. Eles fizeram através de sua parceria com a Oculus para criar o fone de ouvido GearVR. Embora seja certamente a melhor experiência de VR móvel até à data, a Samsung reconhece que o Daydream é uma plataforma que não deve ser ignorado. A empresa foi listada como um das parceiros iniciais para Daydream e provavelmente vai lançar o seu próprio headset projetado para uma plataforma high-end em breve.

Para empresas do universo da realidade virtual, este vai ser o mês em que as coisas podem se tornar muito mais clara ou não… em termos de como o seu arranque pode ocorrer.

VR está começando a se afastar de se concentrar apenas nos early adopters e passa a olhar um pouco mais para os consumidores vivos reais. VR móvel e consoles VR vai o momento de reunir este interesse.

O ciclo do hypeVR pode cair no vale da desilusão mas com tantos anúncios de indicando o seu potências o final de 2016 tem a chance de viver o Hype esperado!

techcrunch Thiago Toshio Ogusko

--

--

Thiago Toshio Ogusko
VRevolution

Produtor XR trabalhando na interseção de tecnologia|narrativa, arte|educação. Combinando audiovisual e desenvolvimento de experiência imersiva XR. @the.toshio