Combate a fraudes e assédios no trânsito com a inteligência artificial

Vsoft
Vsoft
Mar 23, 2020 · 3 min read

Com um smartphone em mãos e um app de corridas instalado, você pode escolher sua rota para um destino em poucos toques na tela. O veículo chega e é hora de checar a placa do carro, modelo e identificar o motorista.

Este é o início de uma das inúmeras jornadas no trânsito brasileiro que são fruto da transformação digital. Por trás de cada facilidade, são aplicadas medidas de segurança com o uso de inteligência artificial para o combate a fraudes e assédios.

Seja em corridas de aplicativos, aulas teóricas ou práticas de direção em autoescolas, o uso de IA já é uma necessidade para oferecer mais segurança aos passageiros e motoristas. São tecnologias que também auxiliam no combate ao assédio contra mulheres, já que 97% delas afirmam já terem sido vítimas em transportes públicos ou privados no Brasil.

Inteligência artificial aplicada à segurança nas vias

Ao utilizar sistemas de aprendizagem de máquinas, empresas de transporte, órgãos públicos de trânsito e autoescolas dão um novo passo para reduzir fraudes referentes à identidade dos motoristas e processos legais de obtenção da CNH.

A segurança também é uma preocupação constante, estabelecendo normas de conduta que são um dever de condutores e passageiros no trânsito. Mas como garantir que cada pessoa está seguindo as boas práticas de convivência? É neste ponto que a inteligência artificial entra em ação como uma ferramenta, com algoritmos que permitem:

  • verificar situações em que o motorista está em condições de conduzir o veículo;
  • observar sinais de perigo ou ameaça que podem envolver motoristas e passageiros;
  • analisar objetos e situações para entender se o carro está com o funcionamento adequado.

A partir de técnicas e aplicações de IA, é possível realizar o processamento em tempo real para a análise de imagens e vídeos, com verificação quadro a quadro.

Tecnologia brasileira para o combate a fraudes e comportamentos inadequados no trânsito

No segmento das autoescolas, soluções baseadas em inteligência artificial já permitem observar o comportamento de motoristas ao volante, analisando se ele está nas condições ideais para a condução do veículo.

Sistemas de Inteligência Artificial, como os desenvolvidos pela empresa paraibana IARIS, utilizam algoritmos para análises de vídeos e imagens captadas em aulas teóricas e práticas do processo de emissão da Carteira Nacional de Habilitação. Entre milhares de dados processados e milhões de dados biométricos validados mensalmente, um time especializado atua no desenvolvimento e na verificação dos algoritmos para ajudar a tornar o trânsito mais seguro.

No caso do transporte via carros de aplicativo, sistemas de identificação e acompanhamento de padrões permitem, no longo prazo, reduzir o número de problemas enfrentados por mulheres que sofrem assédio. A identificação facial, por exemplo, auxilia a inibir casos em que motoristas emprestam seus cadastros e veículos para outros motoristas banidos ou não cadastrados.

A segurança além dos algoritmos

Desenvolver algoritmos de inteligência artificial são essenciais para criar sistemas que contribuem para a segurança de todos no trânsito brasileiro. Contar com uma diversidade de desenvolvedores é essencial para que novas aplicações sejam utilizadas para uma constante evolução na prevenção não só de fraudes, mas também de assédios. Tecnologia de ponta ajudando a diminuir as estatísticas de assédio, insegurança e violência no trânsito.

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e…

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.

Vsoft

Written by

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.