Empresas que investem em multibiometria garantem conveniência e segurança para usuários

Saiba como funciona a multibiometria e os principais benefícios da tecnologia para a experiência do cliente na era da conectividade.

Vsoft
Vsoft
Feb 3, 2020 · 4 min read

A multidão está ao redor. Nas ruas, um suspeito está foragido e a única vítima que viu o seu rosto está pronta para fazer um retrato falado. Ela descreve o corte e a cor do cabelo, assim como o formato de rosto, nariz e boca. Na tela, estão sendo projetadas as diversas feições e, aquelas que coincidem com as descrições, começam a formar o resultado. No fim, com uma base de dados mundial, a imagem do suspeito surge e ele é identificado e localizado.

Este é o uso prático do reconhecimento facial, que já contribui para investigações policiais e controle de acessos em todo o mundo, mas se você acha que esta é uma novidade recente, está enganado. Em 1959, Ian Fleming já trazia a tecnologia no aparelho “Identicast” para caçar Goldfinger nas histórias de James Bond.

Hoje, os sistemas de identificação já são múltiplos e concretizam o que a ficção anunciava no século passado. A multibiometria utiliza recursos tecnológicos de ponta para o reconhecimento de características das pessoas, como íris, impressão digital e face. Na prática, a combinação dos sistemas biométricos geram mais conveniência e segurança em serviços, assim como otimização de custos para empresas privadas e instituições públicas de diversos setores.

O match perfeito

Os filmes de Missão Impossível até podem mostrar que dá para burlar os sistemas de reconhecimento biométrico, mas a verdade é que isso não é tão simples. Seja para uso comercial, governamental ou de vigilância, o processo é bastante complexo e cada etapa é minuciosa para a verificação da identidade dos usuários.

Tudo começa na captação dos dados, em que o usuário permite que sensores e leitores capturem suas características biométricas. Depois, a partir da extração, é realizada uma representação computacional de todas as características coletadas e o registro do perfil biométrico do usuário é cadastrado em um sistema. Apenas com o perfil pronto é que vemos a biometria na prática: a comparação, ou matching, verifica se, de fato, você é a pessoa que está utilizando um serviço na hora de autenticar o acesso.

Já são inúmeros usuários que abrem contas em bancos digitais e verificam sua identidade a partir de uma selfie, ou que cadastram suas impressões digitais para realizar saques sem a necessidade de senhas, ou que acessam aplicativos e realizam pagamentos digitais no smartphone com o reconhecimento facial e de digitais. Quando isso acontece, existem alguns fatores que aproximam cada vez mais os usuários da solução multibiométrica.

Detectando melhorias na experiência do cliente

Imagine ter que esperar horas em uma fila para abrir uma conta. Ou você perdeu seu cartão do plano de saúde e ainda assim precisa do seu atendimento em uma clínica. A facilidade para os usuários, principalmente nos setores financeiros e de saúde, já estão transformando hábitos e permitindo que usuários estejam cada vez mais conectados.

Com velocidade e qualidade de precisão, a multibiometria combina diferentes sistemas em um só, como a coleta de assinatura, da face e de impressões digitais. Quando estão juntos, a empresa coloca como prioridade a presença do próprio indivíduo naquela ação e garante sua segurança durante todo o processo de autenticação e checagem.

A diminuição nos riscos de fraudes fica por conta da tecnologia. Com a multibiometria, o cruzamento de dados durante a comparação do perfil biométrico dos usuários revela o alto desempenho do recurso para oferecer proteção aos dados.

Por que a multibiometria é a solução mais completa?

A biometria se refere a qualquer característica física ou até mesmo comportamental de uma pessoa, mas nem todo mundo pode ser identificado da mesma maneira, como é o caso das pessoas que não têm impressões digitais. Além disso, um sistema biométrico sozinho, apesar do seu alto índice de acuracidade, pode não ser 100% confiável, por isso a combinação entre os sistemas amplia esta segurança e abrangência para as particularidades da população.

Embora seja uma tecnologia robusta e em constante evolução, o desenvolvimento de softwares de identificação biométrica no Brasil vêm proporcionando a transformação digital de empresas a partir de um custo menor e com a máxima qualidade e eficiência da inovação.

Se Ian Fleming, em 1959, já previa o reconhecimento facial, hoje, os recursos já são uma realidade, com soluções múltiplas através da multibiometria e atualizados cotidianamente com soluções mais seguras e personalizadas para combater novas tentativas de fraudes e melhorar a implantação dos serviços para clientes em qualquer parte do mundo.

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e…

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.

Vsoft

Written by

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.

Vsoft

Empresa especializada em Identificação de Pessoas e Certificação de Processos com atuação em todo o Brasil.