Meu estágio de verão na VTEX

O que aprendi no meu verão no Summer Academy

Hello people, meu nome é Matheus Costa e fui um dos quatro selecionados no Summer Academy de 2016. Venho aqui contar um pouco da minha experiência durante todo o processo.

Processo seletivo

Para a seleção de quem irá ingressar no Summer Academy, a VTEX escolheu uma forma um pouco diferente das entrevistas convencionais: aqui você nunca será avaliado por alguém do RH, mas sim por profissionais de sua área.

A VTEX faz essa abordagem para conseguir uma visão clara do espírito e características dos candidatos e também transmitir a visão de seus funcionários e a forma de trabalho da empresa.

Eu fiquei sabendo do Summer Academy alguns dias antes do fechamento das inscrições e fui incentivado por amigos para aplicar pelo ambiente de trabalho da VTEX. Nesse ponto eu não imaginava que a empresa existia e fiquei meio receoso, mas mesmo assim aceitei aplicar. Fui chamado para a entrevista presencial depois de 3 dias e informado que deveria elaborar 5 questões para meus entrevistados e deveria me preparar para um code challenge.

A entrevista foi conduzida por dois integrantes da equipe de desenvolvimento e seguiu um roteiro básico, mas com uma conversa descontraída. O desafio proposto foi bem simples: as respostas dadas pelos entrevistadores as minhas perguntas me deram uma grande clareza do ambiente de trabalho e uma certeza que eu queria continuar naquele processo.

Primeiros passos

Como todo primeiro dia em um novo trabalho, cheguei muito nervoso, mas logo passou quando tive uma breve introdução aos outros summers e toda a equipe da VTEX.

Todos dentro da empresa conhecem o processo e sabem as dificuldades dos summers — o pessoal muitas vezes ajuda só para acalmar nosso nervosismo mesmo. A equipe do Academy tem um responsável direto e outros indiretos para auxiliar no que for necessário. São eles que terão o dever de organizar atividades diárias para todos os ingressantes, incluindo cursos, workshops e reuniões, principalmente na primeira semana.

A primeira semana foi separada para nos mostrar a estrutura da empresa, o ambiente de trabalho, como são e como interagem os módulos da VTEX e onde ficam as equipes. Sinceramente, é só uma visão geral da empresa, pois a complexidade envolvida em todos os processos é grande e leva algum tempo para ter uma ideia concreta de tudo.

Depois das apresentações começaram os trabalhos: o Summer Academy propõe que seus integrantes façam um produto relevante e entregável em dois meses. Foi a escolha desse projeto que fez meu amor pela empresa crescer mais ainda, pois o ambiente de liberdade que a empresa propõe veio à tona, já que o projeto não é pré-selecionado, e sim escolhido pelos próprios integrantes.

Algo super interessante nesta fase foi que o próprio CEO pediu para dar prioridade para um projeto, que não foi escolhido, assim mostrando a capacidade de livre escolha dentro do ambiente de trabalho.

O desenvolvimento

Diferente de vários estágios em empresas no mercado, os estagiários do Summer Academy não precisam se virar para aprender as coisas que necessitam, sempre terá alguém te auxiliando no desenvolver de todas as fases do projeto e todo mundo da empresa está disponível para tirar dúvidas e ajudar em seu projeto.

O projeto escolhido foi uma aplicação web para review e comentários de produtos dentro de um site de e-commerce. Com o projeto definido, o passo seguinte foi definir um MVP (Minimum Viable Product), listando em uma planilha todas as funções que gostaríamos que a aplicação tivesse, e selecionando aquelas que consideramos indispensáveis.

A empresa dá certa liberdade de escolha das tecnologias usadas, assim tivemos que escolher as tecnologias que queríamos dentro do projeto. Foi requerido pelo grupo alguma tecnologia mais atual e eficaz; nossa escolha foi o React (biblioteca JS de desenvolvimento de interfaces) para o front-end e NodeJS (desenvolvimento server-side em JS) para o backend. Com os conceitos do projeto mais definidos, partimos então para a aprendizagem e desenvolvimento.

O projeto foi desenvolvido por completo, o que quer dizer que cumprimos todas as entregas desejadas dentro do cronograma. Claro que nem tudo é um mar de rosas: dois meses é um curto período de tempo para muito trabalho, então preparem-se para muito trabalho, mas um trabalho bem divertido pois estará fazendo algo que gosta e escolheu fazer.

O ambiente

Pode ter certeza que você terá um choque de como o ambiente da VTEX é descontraído e confortável. Na minha entrevista, por exemplo, fui com uma roupa totalmente formal e tive um choque quando vi meus entrevistadores de bermuda e chinelo (!). Esta é a umas das vantagens da VTEX.

A conclusão

Ao final do projeto, apresentamos o produto finalizado para todos da empresa e tivemos uma reunião onde foram dados os feedbacks.

Hoje continuo estagiando na VTEX e cada vez mais acho incrível o ambiente de trabalho e tudo que tenho aprendido todos os dias. O Summer Academy foi, para mim, uma oportunidade maravilhosa para crescer como pessoa e como profissional.