Produtos que as pessoas amam.

Martina Scherrer
vírgula mas
Published in
4 min readJun 1, 2017

Definindo amor.

Solucionar um problema, todo produto/serviço soluciona. Ou deveria. Mas tem produtos que as pessoas amam, também. Simples assim.

Me peguei refletindo sobre alguns fatores que me fazem querer muito comprar um produto, me fazendo muitas vezes até abrir a mão de vaca holandesa (ou mão holandesa de vaca — hahah) sem pensar muito. Divido com vocês:

Design

Você pensa direto em computador, celular e móveis? Digo pra vocês que, pra mim, abrir a geladeira e ver uma garrafa de leite bonita (alôu, Leitíssimo) ou uma caixa de suco bonita (ha-ham, sucos Do Bem) muda meu dia. É a velha história do aluno que fica mais motivado com um material escolar bonito. Eu gosto de fazer tudo através de coisas bonitas. Eu quero coisas bonitas perto de mim. Só para exemplificar como a mesma coisa pode ser lindona ou nem tanto, com vocês, as manteigas de amendoim/amêndoa da minha geladeira:

Sem ofensas.

Voz

Por que explicar o produto de um jeito padrão e, muitas vezes, tão “enfeitado” que deixa difícil de entender o que está sendo dito, se é possível ser simplesmente autêntico? Fala comigo como se você fosse uma pessoa, por favor. Eu sei que você é! Deixo o rótulo do Justin’s (novamente) pra demonstrar.

Alguma dúvida de que eu amo esse produto?

(Lembrando que é pra ser verdadeiro, não apenas criativo. O suco Do Bem, que fica bonito na minha geladeira, se embananou — desculpa, não resisti ao jogo de palavras — ao criar uma historinha que levantou dúvidas.)

E, apenas um exemplo hipotético, mas bem similar a muito do que se vê por aí: “desenvolvemos soluções criativas e inovadoras para resolver problemas reais gerando mais resultados”. O que, na vida, uma empresa assim faz? Ninguém sabe.

Não tem ruim

Percebi que a Martina consumidora é uma criança. Eu não lido bem com “nãos”. Empresas que flexibilizam os processos e os padrões para g̶a̶n̶h̶a̶r̶ ̶o̶ ̶m̶e̶u̶ ̶d̶i̶n̶h̶e̶i̶r̶o me ver feliz têm o meu coração.

Pode pôr abacaxi nessa pizza aqui? Pode.

Pode levar cachorro? Pode.

Vocês podem transmitir uma aula do curso por vídeo se eu não puder ir naquele dia? Podemos.

Sob demanda

Não sei se fico mais fascinada pela quantidade de empresas que já notaram que vivemos em uma época que não permite desperdícios ou pela quantidade de empresas que não notaram isso ainda.

E por desperdício eu não apenas me refiro ao mais óbvio, recursos naturais. Falo de conhecimento, esforços. Eu acredito que nada precisa/deve existir (e ser cobrado) se não vai ser utilizado.

Dois exemplos que ilustram bem esse ponto são meus amados Blendle e eGo CarShare (ou qualquer outro serviço de carro compartilhado). O primeiro reúne e me permite comprar notícias avulsas, por poucos centavos cada, ou seja, não é necessário uma assinatura mensal completa de um jornal online que eu só vou ler algumas matérias. O segundo não preciso nem comentar. Reflita sobre o seu carro fritando lá no sol parado e sem utilidade durante cerca de 8 horas todos os dias enquanto você trabalha e você entenderá como a cultura do car share faz sentido!

Ter algo único

O produto não precisa ser único, ou resolver um problema que ninguém mais resolve. Se tiver alguma coisa nele que só se acha lá, já era.

Tem inúmeras formas de se publicar um texto na web, mas lindão assim, só no Medium. #puxasaca #issoémuitometa

E um exemplo mais regional. Não vou entrar na polêmica de qual é o melhor hambúrguer do mundo, mas uma coisa é fato: se quiser comer aquela batata com aquele molhinho, vai ter que ir no Le Grand Burger.

Bom, mas como os pontos acima representam apenas a minha humilde opinião, pensei que seria legal incentivar outras pessoas a fazerem o mesmo exercício. Sem os rigores científicos de uma pesquisa, joguei a pergunta pra minha rede (obrigada a todos que colaboraram).

O que um produto tem que ter para causar o efeito “shut up and take my money” em você?

Abaixo os achados em ordem de densidade (dos fatores mais citados aos menos citados).

Mudar a forma como o usuário faz algo em sua rotina ou resolve um problema (para uma forma melhor, mais fácil/simples, rápida e que corte burocracias).

Alma/filosofia/causa/valores/propósito.

Design.

Comunicação clara e autêntica/verdade.

Que propicie experiência/sensações novas e/ou únicas.

Útil/funcional.

Qualidade.

Bom custo/benefício.

Original/único/inovador.

Interfaces fáceis de usar/amigáveis.

Produto que eleva a autoestima.

Que ensine algo/propicie um novo aprendizado.

Fanatismo por um personagem ou história.

Simplicidade.

Capacidade de se renovar e antecipar necessidades.

Design da embalagem.

Validação de outros usuários.

Ser acessível (preço).

Times de produto, tá tudo aí. Podem fazer! :)

Observação: não sou influencer e este não é um post patrocinado. Todas as marcas e produtos citados, é tudo amor mesmo. ❤

--

--

Martina Scherrer
vírgula mas

São 7,6 bilhões de opiniões no mundo. Essa é só a minha.