Toda força vem da repetição

Isabela Silva
wabi-sabi
Published in
4 min readFeb 11, 2018

Por Darius Foroux

O maior erro que você pode cometer é ignorar o básico na sua profissão. Não importa o que você faz, onde vive, ou quem é.

Quando ignoramos a estrutura do que nos faz uma boa pessoa, atleta, amigo, empreendedor, estudante, e etc., você nunca vai ser consistente.

Essa é a maior lição que aprendi ao estudar os atletas. Pessoas que jogam esportes profissionalmente e estão sob pressão constante para performar.

Observe Daniel Cormier, o atual campeão UFC dos pesos pesados e ex-lutador olímpico. O campeão de 38 anos tem uma carreira impressionante até hoje. Ele ganhou inúmeras medalhas de ouro como lutador, no MMA ganhou 20 das suas 22 lutas. É considerado um dos melhores.

Além de tudo, ele também é analista de esportes de combate e co-apresentador do UFC Tonight na Fox Sports. Esse homem é super ativo. E qual o segredo para o sucesso, segundo ele? Focar no básico. Ele disse:

“Você não chega nos níveis mais altos do esporte sem ter o básico em ordem.”

Isso não vale só para os esportes; é uma verdade para todo o resto na vida. Escrever, falar, vender, liderar, você pode escolher. Sem ter o básico em ordem, você nunca vai atingir todo o seu pleno potencial.

Repita o básico

E existe apenas um jeito de melhorar o básico, pela repetição. Você ganha força levantando pesos, repetição após repetição. Constrói resistência fazendo exercícios anaeróbicos. Todos sabemos isso.

Mas e sua mente? Como se tornar mentalmente forte? E porque isso importa? A resposta é simples: Tudo começa com a mente.

Steven Pressfield, autor de The War of Art (A Guerra da Arte), disse melhor:

“A longo prazo, precisamos começar a construir nossa força interna. Não é como um upgrade num computador. É do jeito antigo, baseado na auto-confiança, auto-motivação, auto-disciplina e auto-controle.”

Mas o meu desafio sempre foi: Como fazer isso? Sei como ficar psicologicamente forte. Mas nunca soube como ficar mentalmente forte.

E quando as pessoas me diziam “Tem tudo haver com a sua experiência na vida” sempre pensei que tinha que existir um jeito melhor. Vamos ser honestos, quem quer esperar até ter 70 anos para ser mentalmente forte?

Algumas coisas podem ser feitas com maior rapidez, principalmente se você mantém a repetição do básico. Porque é nisso que erramos na maior parte do tempo. Pensamos que sabemos de tudo.

Continue um principiante

Quão frequentemente você se pega pensando, “Será que realmente sei isso?”

Se você é como a maioria, muito frequentemente. Mas temos que lembrar: as pessoas que pensam saber tudo, na realidade são as maiores perdedoras da vida.

Conheci pessoas que acreditavam que sabiam de tudo, o tempo todo. E nem estou falando das pessoas na internet. Muitos dos que comentam nas minhas publicações querem mostrar o quão inteligentes eles são e que isso é “muito óbvio”.

Bem, não é desse jeito que as pessoas mais maravilhosas do mundo falam delas mesmas. Muhammad Ali disse um vez:

“É a repetição de afirmações que leva à crença. E quando aquela crença vem de uma convicção profunda, tudo começa a acontecer.”

Quando você repete o básico, não se torna apenas ótimo, permanece ótimo. É o desafio que todas pessoas de alto desempenho enfrentam.

Repito o básico em muitos aspectos da minha vida: saúde física, filosofia, gentileza, negócios, escrita. Por exemplo, eu re-releio meus livros favoritos de estoicismo todo mês para exercitar minha mente.

Regularmente revejo o “The Elements Of Style” para repetir os fundamentos básico da escrita simples e efetiva.

Se eu não repetir isso, vou esquecer sobre minha filosofia de vida ou de como escrever bons artigos. É assim que nosso cérebro funciona. Sem repetição, esquecemos as coisas facilmente.

Sempre me vi como um principiante. É uma das primeiras (e mais importantes) lições que aprendi com meu mentor. Ele está nos seus setentas e ainda se considera um aprendiz da vida.

Tenho a mesma abordagem para os negócios. Volto pra pergunta, “qual o propósito desse negócio?” E posso te dizer que se a resposta for, “para fazer dinheiro” você precisa repetir o básico.

É muito simples: descubra qual o básico no seu campo de aplicação. E repita. Mantenha simples. Não existe maior desperdício de tempo do que repetir coisas ruins, erradas ou negativas.

Isso é a única coisa que você deveria manter em mente. Não aceite conselhos de pessoas que não obtiveram sucesso nas próprias empreitadas.

Seja ótimo. Permaneça ótimo

Olhe, você pode ser muito inteligente, determinado, humilde e etc. Mas se você não permanecer desse jeito — valeu tudo a pena?

Quão frequentemente você vê pessoas bem sucedidas jogar tudo fora? Quantas pessoas de sucesso repentino você já viu?

Exatamente. Apenas os grandes vêm para ficar.

E se você também quer permanecer, jamais deve subestimar o poder da repetição. Nunca pense que já fez o suficiente ou que é inteligente demais. Porque a sua mentalidade é o que te mantém ótimo.

Publicação da minha série “Kaizen”, que refere-se à prática da melhoria contínua. Nessa série pretendo agrupar minhas traduções de artigos e textos considerados importantes para a construção da minha mentalidade atual, além de tornar esses conteúdos acessíveis para quem não domina a língua inglesa.

Você consegue encontrar o texto original aqui.

--

--

Isabela Silva
wabi-sabi

Escrevo (e falo) sobre Recursos Humanos, Amor próprio, autoestima e algumas coisinhas mais 🤷🏻‍♀️