Saúde não apenas sobre aparência, mas sim sobre o relacionamento que você tem com seu corpo

Isabela Silva
wabi-sabi
Published in
6 min readJun 20, 2018
“A woman in a sports bra stretching on a dock at Sanctuary Cove” by Christopher Campbell on Unsplash

O Relacionamento Não Saudável com Nosso Corpo

“Existem muitas pessoas no mundo que passam muito tempo se preocupando com sua saúde que não tem tempo de aproveitá-la” — Josh Billings

Saúde não é sobre como você parece no lado externo do seu ser.

Muitas pessoas são obcecadas com seus corpos, atingir a perfeição física é o objetivo mesmo que ele coloque em detrimento a sua saúde.

Elas examinam sua aparência física com tanta seriedade, que você poderia pensar que estão esculpindo o Davi, de Michelangelo.

Contudo, isso pode ser prejudicial no longo prazo.

O neurocientista Americano Candace Pert, que descobriu o receptor opioide no cérebro diz: “O corpo é a mente subconsciente. Seu corpo tem uma inteligência inata, evidenciada pelos milhares de processos químicos e elétricos que funcionam sem a sua consciência.”

Suas emoções podem literalmente transformar seu corpo — e criar sua saúde. Se não acredita em mim, tente estar em depressão por uma semana e note a mudança na sua fisiologia.

Seu corpo ouve e responde aos seus pensamentos, consequentemente uma preocupação constante na aparência física gera estresse, por que você está preso a o que está errado.

Tenho certeza que essa não é sua intenção e você pode argumentar que se preocupar com aparência física, é saúde.

Sim, logicamente, mas sua mente não percebe desse jeito. É por isso que distúrbios alimentares estão abundantes, por causa do relacionamento não saudável que desenvolvemos com nossos corpos.

Quando existe uma atenção fixada repetidamente em sua aparência, sua mente percebe isso como um pequeno estresse.

“Um distúrbio alimentar é uma compulsão, não um vício, e isso não é uma doença. É um padrão culturalmente aprendido para te distrair do amor próprio” diz o neuropsicologista clínico Mario Martinez.

Pessoas de todas as idades postam imagens delas mesmas nas redes sociais, a fim de inspirar os outros. Isso é um movimento que também foi motivado pelo uso dos Smartphones, contudo esse objetivo é fracassado. Pois essa ação não agrega à aqueles que realmente estão na busca de inspiração.

Pois saúde não surge de terceiros publicando o quão sua forma física é atrativa, ainda mais considerando que ela é inatingível para a maioria.

E a razão desse “fat-shaming” (vergonha de ser gordo, em tradução livre) ter florescido é que as pessoas ficam esgotadas de perseguir essas imagens inatingíveis, exibindo pessoas com níveis de gordura corporal ínfimos.

Se você não se encaixa nessa imagem, é considerado acima do peso.

Sério? Quem diz isso?

Photo by Yukie Emiko on Unsplash

Saúde no Longo Prazo

“Só porque você não está doente, que você está saudável.” — Autor Desconhecido

Saúde começa de dentro para fora.

Não é um esforço externo.

Claro, você pode ter uma imagem de um corpo saudável que afeta positivamente sua autoestima. Existem pessoas com uma imagem física ótima que não possuem muito amor próprio pois atribuem seu valor apenas à sua imagem.

Do mesmo modo, aqueles com uma aparência normal e tem uma autoestima alta.

Incontáveis são os casos de pessoas que sofrem para atingir a beleza física, enquanto muitos são os que estão emocionalmente doentes.

É como passar pela porta da frente de uma casa maravilhosa, com uma arquitetura incrível no exterior. Assim que você passa da porta cai em um buraco gigante, porque não tem uma fundação estável para suportá-la.

O ponto que quero enfatizar é que: Você deve se nutrir de dentro para fora.

“E então eu descobri o ponto que mudou todo o curso da minha saúde e da minha vida: a crença que todo pensamente está criando nosso futuro. Essa pequena ideia mudou a direção da minha vida. Descobri que se eu pudesse criar paz, saúde e harmonia na minha mente, poderia criar o mesmo no meu corpo e no meu mundo” Dizem os autores Louise Hay, Ahlea Khadro and Heather Dane em: Loving Yourself to Great Health.

Por exemplo, muita informação disponível online nos dias atuais é escrita por pessoas sem qualificação nesse respectivo campo.

Eles te atraem para comprar seus produtos ou serviços para melhorar a sua imagem, as custas da sua saúde e do seu dinheiro.

Existe um grande acordo de desinformação nos sites populares, que empregam escritores fantasmas sem experiência no ramo da saúde, apenas para manter sua presença online.

Portanto, seja consciente sobre a informação que consume.

Não é só por que a priori faz sentido, que é certo para você.

Isso também se aplica para o que você lê aqui. Não acredite no que estou dizendo, investigue tudo com a devida atenção e aplique onde julgar necessário.

Para verificar se a informação serve para você, teste por três meses e perceba as diferenças.

Os princípios já são bons para você começar. Evite dietas restritivas ou planejamentos alimentares que são prejudiciais para a sua saúde no logo prazo.

Eu indicaria para você um livro esclarecedor da Catherine Shanahan, chamado: “Deep Nutrition: Why Your Genes Need Traditional Food.”

Ela diz: “A razão pela qual muitos de nós temos problemas de saúde hoje é que não estamos mais nos alimentando de acordo com nenhuma tradição culinária. No pior dos casos de doenças recorrentes e doenças crônicas que vejo, atualmente mais frequentemente, os pais e avós não possuem os mesmos problemas.”

Se você focar na sua aparência externa, você precisa abrir mão de algo para manter isso. E vale repetir, sua aparência é apenas uma parte da sua saúde.

Conheço muitos atletas bem sucedidos que identificavam seu valor com suas qualidades físcias e sua performance . Quando machucados, eles caem em depressão porque essa imagem não está mais lá para reforçar seu valor próprio.

Evite ceder à padrões irreais perpetuados pela mídia padrão. Na maioria dos casos, eles contratam modelos e não fazem questão de representar a maior parte da população.

Você deve estar satisfeito com a sua imagem, porque isso afeta em como você performa.

“A muscular man tying his shoe while he kneels on a sidewalk in Seestadt” by Alexander Redl on Unsplash

Se sentir bem sobre nós mesmos

“Se pudessemos dar para cada indivíduo a medida correta de exercícios e nutrientes, não pouco e não muito, teriamos encontrado o caminho mais seguro para saúde.” — Hippocrates

A conexão entre corpo e mente é poderosa. Se enfatizamos um tipo físico ideal, distorcemos o real significado de sáude.

Mario Martinez já disse mais de uma vez: “Eu acredito que abundância não é sustentável sem um alto sendo de valor próprio. Por que não? Porque manter saúde, atingir riquezas, e encontrar amor demandam a capacidade de aceitar que você é merecedor de tais coisas.”

Evite examinar sua aparência física por que isso apenas irá te levar a culpar seu próprio corpo. Não estou incentivando que você não se importe com a maneira como parece, mas considere que isso é apenas uma parte do seu ser.

Para aproveitar uma saúde duradoura, nutra outros aspectos da sua vida como: sua saúde emocional, mental e espiritual.

Qual o sentido de dar atenção para: a comida que você come, as roupas que veste, ou a rotina ideal de exercícios, quando sua saúde mental e emocional demanda sua atenção?

Gostou muito da mensagem de autores como Louise Hay, Ahlea Khadro e Heather Dane: “Se você passa por uma dificuldade com a saúde, é a vida te convidando para se amar. Em outras palavras, não importa qual o seu problema, existe uma única resposta: amar à si mesmo.”

Tenho certeza que encontrará o que procura. Se você mantem um foco apenas na sua aparência, isso se torna sua referência. Mas, se você foca em outros aspectos da sua saúde, você identifica a completude da sua existência.

Nessa época obcecada por selfies, buscamos validação de outros para confirmar o nosso valor próprio.

Temos um desejo inato de nos sentirmos bem com nós mesmos. Entretanto se focamos na nossa forma física, ela sobrepõe os componentes mais importantes da nossa saúde.

Não estou propondo que você pare de postar fotos, ou pare de seguir os que fazem isso.

O poder está quando você se torna consciente dos verdadeiros propósitos.

Saúde não sobre como você parece, mas um chamado para nos amarmos ainda mais.

Afinal, tudo o que procuramos é amor e um relacionamento mais próximo com nós mesmos.

Você consegue encontrar o texto original aqui.

--

--

Isabela Silva
wabi-sabi

Escrevo (e falo) sobre Recursos Humanos, Amor próprio, autoestima e algumas coisinhas mais 🤷🏻‍♀️