A vida é uma foto, mas você vive em um pixel.

Isabela Silva
wabi-sabi
Published in
7 min readMar 2, 2018

Por Tim Urban

Este é Jack:

E isso é o dia de hoje:

Jack e hoje estão ficando.

O relacionamento está indo bem e Jack está razoavelmente feliz, mas apenas por enquanto, Jack sabe que Hoje não é a pessoa. Claro, ele e Hoje se divertiram algumas vezes, mas frequentemente Jack sente como se estivesse saindo com uma quarta-feira qualquer, e esse, certamente, não é o tipo de Hoje que ele planeja ficar no longo prazo.

Porque ele sabe que o relacionamento é apenas temporário, Jack não investe a si mesmo naquilo, desperdiçando muita energia pensando em outra coisa — O Amanhã. O Amanhã é o tipo de dia com que ele adoraria sair — gratificante, apaixonado, cheio de significado e estimulante. Ele sabe que é apenas questão de tempo encontrar um Hoje desse jeitinho, o tipo de Hoje que acontecerá quando ele encontrar o amor da sua vida, sua carreira decolar e quando viver na cidade dos sonhos. Ele já até consegue vê-lo:

Esse dia vai chegar, mas Jack tem um outro plano enquanto isso — ele vai ganhar um aumento na próxima semana, e vai terminar com o atual Hoje assim que começar a sair com alguém novo — O Hoje Quando Receber Meu Aumento. É claro, ele também não é o tipo de Hoje “para casar” considerando o tipo de cara que Jack é, mas ele é muito mais divertido e animado do que o atual e comum Hoje.

Essa manhã depois de receber seu aumento, Jack acorda saltitando. Ele é um novo homem com um novo Hoje, e já está feliz com ele:

Naquela noite, ele vai em um restaurante que não poderia bancar no dia anterior, e no dia seguinte ele compra um novo kit de tacos de golfe.

Duas semanas depois, Jack volta para aquele restaurante fino, mas algo parece diferente. A comida ainda é ótima, mas não é tão empolgante dessa vez.

E um mês depois disso, quando ele está jogando golf pela quarta vez com seus novos tacos, o seu humor não é mais afetado — parece apenas mais um dia normal de golfe.

Até que um dia, as paredes estão exatamente iguais a antes do seu aumento.

Jack está confuso. Ele deixou seu ex-Hoje para trás, então porque parece que ele esta saindo com ele de novo? Era para ter acabado essa parte de sua vida.

É desapontador, mas Jack dá de ombros — esse aumento era um peixe pequeno, e o real futuro está por vir. Não é um grande problema, não estar tão feliz.

Alguns anos depois, Jack tem um grande mês. Primeiramente, depois de anos solteiro finalmente encontra um garota incrível que fisga seu coração. Ela é exatamente quem ele esteve esperando, e agora é sua namorada. Na mesma época, o novo negócio de avaliação de restaurantes de Jack, criado um ano atrás, aparece em um grande jornal e do nada o negócio decola. Ele sabia que isso era uma ótima ideia, e agora isso é aprova. Para Jack, tudo está finalmente acontecendo.

E esse novo Hoje, Hoje Quando Meu Negócio Descolar E Eu Encontrar Uma Namorada, é tudo o que ele esperou e sonhou nos últimos anos.

Essa é a vida que Jack sempre soube que viveria em alguns anos — ele é esse tipo de cara. E a sua quarta-feira nunca mais será mundana de novo.

Mas algo começa a acontecer. Depois de alguns meses, mesmo que as coisas estejam dando certo com sua namorada e o seu negócio apenas cresceu, Jack se encontra apreciando o dia de Hoje um pouco menos do que costumava ser, o que torna tudo um pouco menos animado. Ele está mais ocupado do que nunca, trabalhando quase o tempo todo, e mesmo que ele ainda esteja feliz com o seu novo Hoje, de modo geral o seu humor não é mais tão bom.

Um ano depois de tudo isso, mesmo que a vida de Jack esteja mais rica e com mais significado do que no passado, ele se acostumou completamente com tudo isso. Ele também viu a carreia de alguns amigos decolarem mais do que a dele, o que parece que seus amigos estão tendo mais diversão com suas namoradas, do que Jack — deve ser incrível, ele pensa.

E um dia, Jack acorda e se encontra aqui:

Ele não pode acreditar. O que inferno esse Hoje esta fazendo aqui??

Ele considera colocar uma ordem de restrição para o seu ex-Hoje que não lhe deixa sozinho, mas simplesmente ele o deixa ir. Afinal, não é como se ele fosse se casar com o “Hoje de Quando Meu Negócio Descolar E Eu Encontrar Uma Namorada” que eles estava esperando, mas sim o Hoje Quando Vender Meu Negócio e Casar Com Minha Namorada, e esse é o hoje que vai deixar Jack verdadeiramente feliz.

O problema de Jack não é incomum — é algo que a maioria de nós ja passamos de uma maneira ou outra. No seu incrível TED Talk, o professor de Harvard Dan Gilbert descreve o que ele chama de Viés de confirmação — nossa “tendência de overestimar o impacto hedônico de eventos futuros.” Humanos tem a habilidade de simular situações futuras na nossa cabeça para prever como será experiencia-lás, mas esse simulador nem sempre funciona bem e tende a “fazer você acreditar que algumas situações são mais diferentes do que elas realmente são.”

Gilbert diz que “do campo de estudos de laboratório, vemos que perder ou ganhar uma eleição, ganhar ou perder um parceiro romântico, ganhar ou não uma promoção, passar ou não na prova do colégio, e mais e mais, tem muito menos impacto, menos intensidade, e duram muito menos do que as pessoas esperam.” Isso se aplica até para os eventos terríveis da vida. De acordo do Gilbert, “um estudo recente que mostrou como grandes traumas afetam na vida de pessoas, sugere que se isto aconteceu mais de três meses atrás, com apenas pequenas exceções, não tem impacto na sua felicidade” Jack é claramente uma vítima do Viés de confirmação.

A dificuldade de Jack também é relacionada a Teoria do Pixel, Jack vê a vida como um rica foto, que conta uma épica história e assume que a chave para felicidade vive nos componentes mais amplos da imagem.

Mas isso é um erro, porque Jack não vive nos componentes amplos da imagem, ele vive o tempo todo em um único pixel da imagem — um único Hoje.

Então enquanto milhares de Hojes do Jack vão ser, de um olhar bem distante, começar a parecer como a foto completa, Jack usa cada momento da sua atual realidade em um banal pixel de Hoje, ou outro. O erro de Jack é varrer sua quarta-feira mundana e focar apenas na foto completa, quando de fato a mundana quarta é a experiência da vida real.

E essa suposição que o futuro “Hoje” vai ser tão vibrante e rico como a imagem completa da vida é confundir a mundana natureza do pixel, ou seja do dia de Hoje, não importando como é a vida quando vista de longe. Essa suposição leva Jack a sentir que seu Hoje deve ser um relacionamento temporário e insatisfatório, quando na realidade é um inevitável e permanente casamento que devemos aceitar e aproveitar para que possamos ser felizes.

O que ele não percebeu é que, as coisas que realmente fazem Jack feliz vivem na sua mundana quarta-feira. Como passar um tempo com as pessoas que você gosta, dormir bem e se exercitar, fazer coisas nas quais você é bom, e ser gentil com as pessoas.

Mas apesar de tudo, a primeira coisa que Jack precisa aprender é a ser mais grato, um estudo científico provou que no cerébro, o caminho para felicidade e a área que Jack menos utiliza (da gratidão) são muito proxímas. Jack gasta a maior parte de seu tempo olhando para as coisas boas que estão por vir e planejando sua felicidade futura e não gasta nem um pouquinho olhando para o que ele já tem e pensando o quanto ele já desejou ter o que tem hoje.

Você consegue encontrar o texto original aqui.

--

--

Isabela Silva
wabi-sabi

Escrevo (e falo) sobre Recursos Humanos, Amor próprio, autoestima e algumas coisinhas mais 🤷🏻‍♀️