Conheci o Vale do Silício

Quanta energia boa para um lugar só!

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício
5 min readMar 31, 2015

--

São Francisco é um lugar incrível, mas o que eu realmente queria conhecer quando vim pra Califórnia era o Vale do Silício! A maioria dos lugares você não pode entrar e normalmente só pode tirar foto na frente ou na placa da empresa na rua, até porque são empresas e as pessoas estão lá para trabalhar, mas mesmo assim é incrível!

A melhor sensação de todas é a de poder fazer alguma coisa diferente no mundo também. Sério, é incrível imaginar que uma empresa foi criada de dentro de uma garagem, quando você realmente vê a garagem!

Tecnicamente eu já tinha conhecido uma parte do vale pois visitei o prédio da Oracle, Nitendo e Eletronic Arts que ficam mais perto da universidade. Andamos quase 4 horas, mas conseguimos olhar tudo e inclusive entrar no prédio da Eletronic Arts! Quem não viu, pode me ver zumbizando no prédio da EA Games com os adesivos na parede do Plants vs Zombies no instagram.

O roteiro que criei era basicamente para fazer as coisas de bicicleta e duraria alguns dias, mas achamos um lugar para alugar o carro com a professora da escola que saiu muito mais barato, então fizemos tudo de carro e em um dia só de visitas.

Não foi exatamente esse o caminho que fiz, mas dá para ter uma idéia de distância
Evernote

O passeio começou por Stanford, mas antes disso dirigi pela 101 (rodovia que vem de San Francisco e atravessa todo o vale) e vi os prédios do Evernote e do navegador Opera.

Em Stanford você pode visitar a maioria dos prédios por fora e alguns estão abertos ao público, mas se tiver realmente a oportunidade procure assistir um jogo de basketball! Me disseram que é um verdadeiro show. Visitei a universidade passando pelos prédios e jardins, entrei em uma exposição bem interessante também e depois na loja de Stanford, onde você pode comprar souveniers e um monte de coisas a mais.

Stanford University
MongoDB

Depois de andar bastante por Stanford fomos conhecer a IDEO, que só tem um vidro praticamente separando as mesas de trabalho da rua. Além disso o que deu para ver é que o espaço é totalmente focado em inovação sem nenhuma separação de baias e com um monte de espaço pra fazer reuniões de trabalho. Aproveitei também para tirar foto da mongoDB que fica na esquina da mesma rua!

Continuando a viagem fomos conhecer a HP que tem um prédio bem bonito por fora e por dentro (deu pra ver pelo vidro que tem até um jardim lá dentro) e HP Garage, onde o Vale do Silício começou.

HP / HP Garage

E então chegou a vez do Facebook!!! Fui até lá basicamente para tirar foto com o Like mais famoso do mundo! Tentei dar mais uma volta pelo quarteirão, mas o carro da empresa de segurança ficou me seguindo até eu pegar o caminho da saída. Infelizmente, o Facebook é mais uma empresa só para tirar foto com a placa do endereço. ☹ Mas um fato curioso é que o nome da rua chama Hacker Way!

Facebook (o Rex é de um amigo daqui que o leva sempre que vai viajar)

Próxima parada foi no Google! Pensa em um lugar gigantesco!!! O Google tem diversos prédios em um campus que se chama Googleplex, mas um pouco diferente do Facebook ele tem um parte aberta para turistas, onde ficam as estátuas dos Android. Tenho a impressão de que as estátuas não estavam no mesmo lugar de sempre, mas deu para aproveitar e tirar bastante foto (entenda: uma com cada e uma geral) das estátuas. Tem também um carro do Google Maps com as câmeras que fazem o Street View! Uma regra importante para turistas é que não é permitido usar as bicicletas do Google, apenas os funcionários podem, então se você tentar usar uma das que estão estacionadas um guarda irá te parar ou se você pegar uma que esteja estacionada em alguma parte do campus, provavelmente você está pegando a bike de alguém que deve estar longe de sua origem.

Googleplex / Google Bikes / Estátuas Android

Logo depois do Google, fui conhecer o LinkedIn que era no quarteirão do lado e no final da rua. Primeiro parei em um prédio menor com a marca da empresa, mas depois que continuei até o final da rua vi um prédio que parecia aquelas mansões gigantescas! Muito bonito a vista do prédio.

LinkedIn

Finalmente cheguei na Apple e na famosa garagem do Steve Jobs!!! A Apple fica numa rua que chama Infinite Loop, porque se você quiser (não tão permitido assim) pode ficar dando voltas na empresa como se fosse um loop. O prédio da Apple tem uma loja dentro para comprar souveniers também e logo na entrada 3 bandeiras: EUA, Califórnia e Apple. Depois disso fui na garagem do Steve Jobs que ficou famosa por ter sido lá o nascimento da Apple. Atualmente uma pessoa mora lá e tem pelo menos duas placas pedindo para as pessoas tirarem fotos apenas da rua e não entrar na garagem ou ficar na calçada.

Apple
Garagem do Steve Jobs

É isso então! Deixem comentários se quiserem! ☺

--

--

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício

I'm curious and love to learn new things. Also passionate about travel, technology, entrepreneurship, startups and innovation!