Dicas de aplicativos para o planejamento da Viagem

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício
4 min readJan 27, 2015

Como não poderia deixar de ser, para o meu planejamento eu contei com a ajuda de alguns aplicativos de diversos tipos possíveis, cada um com o seu propósito, porque não gosto muito de ter vários aplicativos com a mesma função. São eles:

  • uPackingList: O app dá um help para preparar as malas para sua viagem com base em listas prontas de itens. Então se você não tem idéia de por onde começar, com esse app é uma boa. Ele não é muito bonito, é um pouco bagunçado e é em inglês. Mas pra quem precisa desse help, nada que um Google Translate não ajude.
  • Google Translate: Não precisa falar muito né? Traduz praticamente de tudo para tudo, com alguns diferenciais, como por exemplo, tradução simultânea, que ajuda na hora da conversação realtime, e tradução de imagens, que você pode usar para traduzir placas e outras coisas que encontrar na sua frente.
  • Tripomatic: Esse app é um planejador de viagens! Você consegue programar suas viagens e os passeios que pretende fazer, além de conhecer algumas atrações e pontos turisticos dos locais de destino para adicionar no seu plano. Um ponto interessante é que ele informa o tempo de visita que os passeios selecionados e dessa forma você já consegue saber se conseguirá, por exemplo, ficar 10 horas turistando nos lugares escolhidos.
  • Caltrain: Vou criar um post específico para o transporte em São Francisco, mas o app Caltrain é o aplicativo que informa os usuários do trem os horários de cada trem nas estações e possíveis atrasos. No app dá para conferir os preços das passagens e o mapa completo da linha com a divisão das zonas. Dá até para ouvir o rádio de comunicação dos trens para saber o que se passa.
  • Google Maps (Off-line): Sem dúvida um dos aplicativos mais importantes para o celular! Mas o destaque que dou aqui é para o modo off-line, pois é permitido que o usuário pesquise uma região do mapa do local que irá visitar (aqui tem que ser online) e solicitar que o seu app grave o mapa localmente para uso de forma off-line.
  • Skype: Para entrar em contato com a família, namorada, periquito e a cachorrada, o Skype está aí para você! Há outras alternativas como o Hangout do Google, mas acho que a mais comum é o Skype mesmo e é provavelmente esse que eu utilizarei.
  • Hangouts Dialer: É o discador do Google, que permite você fazer ligações para os EUA e Canadá sem custo nenhum, através do VOIP, portanto, precisa de internet para ligar! Achei importante incluir na lista, já que se precisar de algum serviço ou alguma informação mais rápida do que o e-mail, não vou precisar gastar nada para conseguir.
  • Meetup: Parte do plano do intercâmbio é participar dos eventos que ocorrem no Vale do Silício e o Meetup ajuda bastante com isso. O Meetup é uma startup que auxilia as pessoas a organizarem encontros de pessoas em torno de um assunto em comum; Tem evento no mundo todo, inclusive aqui no Brasil, e o legal é que facilita muito a descoberta desses eventos, principalmente para quem vai chegar de bicão;
  • Cotações UOL: EUA usa dólar e em alguns momentos é importante saber como andam as coisas se faltar dinheiro ou se pretende utilizar o cartão de crédito para umas comprinhas. O app tem uma defasagem com relação à cotação real de mercado, porém é bom mesmo para ver o histórico que mostra como fechou o dólar nos últimos dias (para tentar prever algum problema/sorte que você terá).
  • Viajantes: Viajou, comprou tudo, mas esqueceu como funcionam as regras de importação? Pois o aplicativo Viajantes, da Receita Federal, tem todas as informações detalhadas do que é preciso declarar e os limites de importação de produtos comprados fora do Brasil.
  • Deezer: Troquei do Rdio para o Deezer há pouco tempo e não me arrependo em nada. O Deezer possui um catalogo gigantesco de músicas e permite que você sincronize as músicas através de playlists no celular, para você escutar mesmo sem internet. Outra funcionalidade legal, pelo menos para mim, é que várias músicas possuem a letra disponível para tocar junto com a música, como se fosse um modo karaokê.
  • Youtube: Não precisa de descrição, mas precisa de explicação! Incluí ele na lista apenas para falar que como vou morar sozinho por um tempo, qualquer coisa de casa que eu não saiba fazer, eu sei e quero que você também saiba que: “TEM NO YOUTUBE!”.

Bom esses são os aplicativos que eu separei para a viagem. Se quiserem adicionar algum, comenta aqui no [+] do lado de cada parágrafo que se for legal eu adiciono aqui também caso use na minha viagem. Para finalizar, os aplicativos padrões que não estão na lista são Facebook e Instagram, por motivos óbvios já que não são específicos para a viagem.

--

--

Wallace Barbosa
Wallace no Vale do Silício

I'm curious and love to learn new things. Also passionate about travel, technology, entrepreneurship, startups and innovation!